Edição online quinzenal
 
Terça-feira 25 de Janeiro de 2022  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS
AMBIENTE
 
COMBATE AO DESMATAMENTO NO TERRENO
21-01-2022 Autor: Pedro Frizo

A preservação da biodiversidade é uma parte fundamental da agenda climática global, mas as organizações que trabalham nesse domínio geralmente carecem de financiamento e apoio institucional. A mudança estrutural é necessária para fornecer a esses grupos a estabilidade e a

A TENTAÇÃO FAUSTIANA
07-01-2022 Autor: Robert Skidelsky

Enquanto os pensadores iluministas tinham fé no progresso linear da mente humana, atingir estados superiores de pensamento e comportamento pode, na verdade, depender em parte de eventos extremos. Mas isso está longe de dizer que devemos deliberadamente desejar o mal a fim de alcançar o bem. Em seu romance distópico de 2003, Oryx and Crake, Margaret Atwood descreve uma pílula chamada BlyssPluss que fará todos

O CONSENSO AMERICANO DO CLIMA
24-12-2021 Autor: Laura Tyson, Lenny Mendonça

Um experimento recente na deliberação dos cidadãos mostra que os americanos de todo o espectro político tendem a se alinhar nas questões básicas sobre as mudanças climáticas e o que fazer a respeito quando recebem o mesmo conjunto de factos. O que é necessário agora é que os formuladores de políticas reivindiquem esse terreno comum e o desenvolvam.

PLANEAR O PERCURSO PARA O ZERO LÍQUIDO
10-12-2021 Autor: Richard Mattison

Os detalhes das viagens do enorme número de líderes mundiais, de CEO de empresas e de investidores que se dirigiram a Glasgow para a última Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas podem parecer triviais. A importância da pegada de carbono produzida pelo meio de transporte escolhido (avião, automóvel ou comboio) ou da dimensão das suas comitivas empalidece quando comparada com a dos acordos que esperam alcançar.

MUDANÇA CLIMÁTICA VS. GUERRA FRIA SINO-AMERICANA
19-11-2021 Autor: Daron Acemoglu

Na ausência de políticas significativas da China e dos Estados Unidos, a cúpula sobre mudança climática deste ano, a COP26, nunca entregaria o que o mundo realmente precisa. Em última análise, colocar os dois países na mesma página e cooperar na questão exigirá pressão pública de seu próprio povo.

O ZERO LÍQUIDO NÃO É ZERO
12-11-2021 Autor: Maureen Santos, Linda Schneider

Poderá parecer que o mundo está finalmente a encarar com seriedade a crise climática, a julgar pelo número de compromissos para chegar às “emissões zero líquidas” (NdT: no original, net-zero emissions). Entre os principais emissores, tanto os Estados Unidos como a União Europeia prometeram alcançar esta meta até 2050, enquanto a China pretende ser neutra em termos de carbono antes de 2060.

ESTA COP SERÁ DIFERENTE?
05-11-2021 Autor: Kenneth Rogoff

Limitar o aquecimento global a 1,5º Celsius continua quase atingível, mas o caminho para esse alvo é formidável. A cimeira do clima das Nações Unidas, agora em andamento em Glasgow, indicará se os esforços políticos para atingir essa meta devem esquentar tão rápido quanto os cientistas nos dizem que o planeta está.

A UE TEM DE AVANÇAR EM GLASGOW
29-10-2021 Autor: Connie Hedegaard

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pode não agradar a todos – principalmente aos líderes da União Europeia afastados pelo Brexit. Mas o Reino Unido irá realizar a última ronda de negociações mundiais sobre o clima, a COP26, em Glasgow no mês que vem,

COMÉRCIO E O FUTURO DOS ALIMENTOS
22-10-2021 Autor: Ngozi Okonjo-Iweala

O Dia Mundial da Alimentação oferece uma oportunidade importante para lembrar como o comércio desempenha um papel vital na definição da produção, disponibilidade, preço e qualidade desses alimentos. Na verdade, nenhum esforço para criar um sistema alimentar mais equitativo e sustentável estará completo sem uma acção global concertada sobre o comércio.

OS BANCOS PÚBLICOS DE DESENVOLVIMENTO PODEM IMPULSIONAR FINANÇAS SUSTENTÁVEIS
15-10-2021 Autor: Manish Bapna, Frannie Leautier, Rémy Rioux

O financiamento público será fundamental para a construção de um futuro resiliente ao clima, mas seu potencial costuma ser esquecido. Uma próxima cúpula oferece uma oportunidade para os bancos públicos de desenvolvimento expandirem sua influência e aproveitarem os estímulos pós-COVID.


Next Last

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome