Edição online quinzenal
 
Terça-feira 19 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS
AMBIENTE
 
OS CRÉDITOS DE CARBONO SÃO A SOLUÇÃO PARA O COMBATE À DESFLORESTAÇÃO
15-03-2024 Autor: Roselyn Fosuah Adjei

Nos últimos anos, o escrutínio apertado da comunicação social tem motivado um número crescente de empresas a optar por créditos de carbono de elevada qualidade. Com o objectivo de evitarem acusações de “lavagem verde”, muitas destas empresas já não se contentam com a simples compensação das suas emissões e têm

O CAPITAL CATALÍTICO É A CHAVE PARA A TRANSIÇÃO ECOLÓGICA DO SUDESTE ASIÁTICO
01-03-2024 Autor: Kitty Bu e Stefanie Fairholme

A Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas de 2023, realizada no Dubai (COP28), foi concluída com um acordo histórico para o abandono progressivo dos combustíveis fósseis e triplicar a capacidade mundial de energias renováveis. Embora este seja um passo na direcção certa, como

MEDIADORES PARA A TRANSIÇÃO VERDE
16-02-2024 Autor: Emma Fitzgerald

As promessas feitas na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28) do ano passado no Dubai reflectem a crescente vontade política de enfrentar as alterações climáticas de uma forma justa. Mas apesar de os governos estarem a tomar a iniciativa na aceleração da transição verde, não conseguem financiá-la sozinhos. Felizmente, a apetência pelo investimento sustentável nunca foi tão acentuada:

COMO FAZER CUMPRIR ACORDOS CLIMÁTICOS COM MEDIDAS COMERCIAIS
02-02-2024 Autor: Scott Barrett, Noah Kaufman, e Joseph E. Stiglitz

Em vez de se concentrarem tanto em conferências internacionais sobre o clima que exigem apoio unânime, dependem de compromissos voluntários vazios e, em última análise, têm pouco efeito sobre as emissões, os decisores políticos deveriam procurar acordos vinculativos mais restritos. Já sabemos que esta estratégia funciona e é escalável.

A TRANSFORMAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE PRECISA DE UMA NOVA NARRATIVA
19-01-2024 Autor: Imme Scholz

Em 2015, todos os 193 membros das Nações Unidas concordaram em atingir 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – uma agenda política abrangente que visa o fim da pobreza, a protecção do planeta e a promoção do bem-estar para todos – até 2030. Actualmente, passados oito anos, o Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável (RMDS) de 2023, produzido pela ONU, alerta que o mundo está longe de cumprir estas metas.

MAIS INUNDAÇÕES SIGNIFICAM SOLO PIOR
05-01-2024 Autor: Ester Ngumbi

As inundações podem danificar gravemente o mundo invisível da vida microscópica que sustenta a nossa agricultura, com implicações de longo alcance para a segurança alimentar à medida que a crise climática se agrava. Os investigadores devem, portanto, trabalhar para identificar intervenções que possam ajudar a prevenir a degradação do solo induzida pelas cheias.

REABASTECIMENTO TOTAL DO FUNDO VERDE PARA O CLIMA
22-09-2023 Autor: Vera Songwe e Mahmoud Mohieldin

Não é exagero dizer que a campanha de reabastecimento do GCF é um teste ao compromisso mundial no combate ao aquecimento global. Um resultado positivo não só ajudaria a colmatar o enorme défice de financiamento climático global, mas também permitiria aos países desenvolvidos reconstruir a confiança, mostrando que compreendem a urgência da crise.

Activistas climáticos da Europa enfrentam “onda de repressão”
08-09-2023 Autor: Zia Weise

Os vigilantes alertam para as violações de direitos à medida que os governos reprimem os protestos perturbadores. Antes de Wolfgang Metzeler-Kick responder a qualquer pergunta, ele desliga o telefone. “Por ordem judicial, eles podem aproveitá-lo”, diz ele.

CAPTURA E ATRASO DO CARBONO
25-08-2023 Autor: Gernot Wagner

Enquanto as centrais a carvão ainda estiverem operando, é uma boa ideia exigir que elas capturem suas emissões de dióxido de carbono. Mas aqueles que elaboram políticas para acelerar tais práticas devem agir com cuidado, para que não prolonguem inadvertidamente a vida útil de fontes de energia mais sujas.

CHINA DEVERIA SER PRESSIONADA POR QUESTÕES CLIMÁTICAS, DIZ JAKE SULLIVAN
21-07-2023 Autor: David Cohen

“Eles não devem se esconder atrás de qualquer tipo de alegação de que são uma nação em desenvolvimento”, disse ele. O conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan disse no domingo que a China deveria ser pressionada a “tomar medidas significativas e substanciais” na redução de emissões e no combate às mudanças climáticas.


Next Last

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome