Edição online semanal
 
Sexta-feira 24 de Janeiro de 2020  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo


PALOPS
Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa

 

Os Hospitais de Papel e a Tristeza de Higino Carneiro (Parte 1)

24-01-2020 - Rafael Marques de Morais

Em Angola, a maioria dos cidadãos continua a não ter consciência dos efeitos mortíferos da má governação. Uma empresa recebeu fundos destinados à construção de quatros hospitais, em quatro municípios diferentes. Passados mais de seis

 

Adriano Pascoal Neto: A Corrupção da Velha Guarda

17-01-2020 - Rafael Marques de Morais

O delegado provincial das Finanças do Kuando-Kubango, Adriano Pascoal Neto, no cargo desde 2005, continua a viver os tempos áureos da corrupção institucionalizada como se nada fosse. Três empresas privadas pertencentes a altos funcionários da Delegação Provincial das Finanças receberam desta instituição pagamentos no valor total de 175 milhões de kwanzas.

 

O CONGO E ISABEL DOS SANTOS

10-01-2020 - Moiani Matondo

Deixemos, por uns minutos, o frenesim mediático à volta de Isabel dos Santos, e debrucemo-nos sobre outros acontecimentos interessantes em curso em Angola. Mais uma vez, o presidente João Lourenço esteve reunido com Félix Tshisekedi, presidente da República Democrática do Congo, desta feita em Benguela.

 

SABOTAGEM: O CASO DE MÁRIO LEITE SILVA NO BFA

03-01-2020 - Moiani Matondo

O gestor da fortuna de Isabel dos Santos, o discreto cidadão português Mário Leite Silva, surgiu recentemente nas notícias a propósito do julgamento em Sintra, Portugal, que opõe a sua patroa a Ana Gomes, a antiga eurodeputada portuguesa. Mário Silva afirmou que as declarações de Ana Gomes acerca de Isabel se afiguravam “de uma gravidade extrema”, haviam tido “um impacto profundamente negativo”, e que desde então se notava “maior nervosismo e ansiedade dos parceiros de negócios.

 

O caso dos $500 milhões: palavra de José Eduardo dos Santos não é lei

20-12-2019 - Rui Verde

Valter Filipe e de vários outros acusados no caso que ficou conhecido como a “transferência dos 500 milhões de dólares”. José Filomeno dos Santos é filho do antigo presidente da República José Eduardo dos Santos (JES), e Valter Flipe é o antigo governador do Banco Nacional de Angola (BNA).

 

ANGOLA E PORTUGAL: A CORRUPÇÃO QUE CORRÓI A DEMOCRACIA

13-12-2019 - Rafael Marques de Morais

Ainda há poucos anos, quando recebia algum convite para falar sobre a corrupção em Angola, era para me dirigir à Investigação Criminal ou ao tribunal, com a forte possibilidade de, em seguida, ser encaminhado para a prisão mais próxima. É bom que o tipo de convite tenha mudado e que seja agora possível falar em detalhe sobre a corrupção.

 

DA BIOCOM SÓ MÁS NOTÍCIAS

29-11-2019 - Moiani Matondo

A Biocom é uma empresa que foi em criada em Angola, na província de Malanje, para desenvolver um projecto de produção de açúcar, etanol e energia eléctrica a partir da combustão de resíduos. No papel era uma ideia fantástica, e representava o espelho do que podia ser a aposta industrial angolana para um crescimento

 

OS EQUÍVOCOS SOBRE O PAPEL DOS JUÍZES NO COMBATE À CORRUPÇÃO

22-11-2019 - Rui Verde

Em várias tomadas de posse de juízes ocorridas nos últimos tempos, os dignos magistrados, nos seus discursos, têm-se empenhado em afirmar-se como combatentes de primeira linha contra a corrupção. Ora, os juízes não têm de combater a corrupção, têm é de não ser corruptos, e isto impõe uma diferença muito grande.

 

O comunicado oco de Isabel dos Santos sobre Ana Gomes

15-11-2019 - Rui Verde

Quem lida há algum tempo com Isabel dos Santos já sabe que ela, quando se sente particularmente afectada por algum comentário ou opinião, emite longos comunicados. Regra geral, esses comunicados não passam de relambórios confusos e vagos de supostos factos que não resistem a uma análise cuidadosa.

 

Lima Massano cúmplice na Pilhagem do Besa (e noutras)

08-11-2019 - Maka Angola

O actual governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, tem sido o principal pivô de algumas das mais nefárias operações bancárias no país. Entre 2010 e 2015, já tinha sido governador do Banco Nacional de Angola, e desde 2006 até 2010 fora presidente da Comissão Executiva do Banco Angolano de Investimentos (BAI), cargo a que voltou em 2015.

 

Moçambique: Filipe Nyusi reeleito Presidente com 73% dos votos, oposição alega fraude

01-11-2019 - DW

O Presidente moçambicano foi reeleito à primeira volta para um segundo mandato com 73% dos votos, anunciou hoje a Comissão Nacional de Eleições, ao revelar os resultados oficiais da votação de 15 de Outubro.

 

BANCO KWANZA, A CRUZ DE KRUSE E O BNA

25-10-2019 - Paulo Zua

Recentemente, circulou a notícia segundo a qual o vigarista suíço-angolano Jean-Claude Bastos de Morais estaria a vender a sua participação de 80,2 por cento no Banco Kwanza Invest. Como se sabe, este banco praticamente serviu apenas para uso exclusivo das negociatas


Seguinte Ùltima

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome