Edição online semanal
 
Domingo 24 de Janeiro de 2021  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo


PALOPS
Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa

 

ANGOLANO/A É CERVEJA

22-01-2021 - Rafael Marques de Morais

Pela cidade de Luanda, uma grande campanha publicitária, com painéis gigantes afixados nas laterais de edifícios e em pontos de destaque, anuncia: “Somos angolanos, somos Cuca”. O sentido da imagem publicitária é inequívoco: ser angolano é ser Cuca.

 

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL DECLARA QUE PGR NÃO PODE ORDENAR ESCUTAS

15-01-2021 - Rui Verde

Desde 2017, têm surgido da penumbra em que os tribunais foram colocados uns raios de luz, sob a forma de decisões judiciais, que animam os espíritos mais pessimistas. Lembramo-nos da

 

A LUTA ENTRE JUÍZES

08-01-2021 - Rui Verde

Alguns juízes do Tribunal Supremo encontram-se em rebelião aberta contra o seu presidente, Joel Leonardo, enquanto a associação de juízes também o critica publicamente. Por sua vez, o presidente do Tribunal Supremo, ignorando as conveniências e a lei, designa de forma aparentemente ilegal a sua filha para frequentar uma formação profissional exclusiva em Portugal.

 

OS UNS E OS OUTROS, E AS TRAPALHADAS NA GESTÃO DA JUSTIÇA

18-12-2020 - Paulo Zua

Duas viaturas da marca Toyota Hiace são o enfeite em cima do suculento bolo que o presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Joel Leonardo, ofereceu aos

 

MÉDICOS RUSSOS EM ANGOLA SEM SALÁRIOS HÁ 18 MESES

27-11-2020 - Moiani Matondo

A Missão Médica Russa está desesperada com a falta de pagamento de salários a 180 médicos oriundos da ex-União Soviética e que trabalham nos hospitais públicos em Angola. A situação prolonga-se há um ano e meio.

 

É POSSÍVEL SAIR DISTO

20-11-2020 - Moiani Matondo

11 de Novembro de 2020. A manifestação de jovens pela melhoria das condições de vida é proibida, devido a um decreto presidencial, no contexto da pandemia, limita os ajuntamentos públicos a cinco pessoas. Porém, a juventude manifesta-se e as imagens divulgadas nas redes sociais são poderosas, insinuando um país à beira da ruptura.

 

45 ANOS DE INDEPENDÊNCIA: O CIDADÃO E O ESTADO

13-11-2020 - Rafael Marques de Morais

Ao longo de 45 anos de independência, celebrada a 11 de Novembro, Angola tem sido marcada pela extraordinária displicência com que se desperdiçam oportunidades para construir um país melhor. Como muitas vezes se diz, “o angolano não perde uma oportunidade para perder uma oportunidade”.

 

A Loucura do Julgamento dos 104

06-11-2020 - Paulo Zua

A detenção em suposto flagrante delito de 104 pessoas na manifestação de 24 de Outubro de 2020 ocorrida em Luanda está a levar a mais um daqueles exercícios de justiça deploráveis que expõem como o sistema não funciona.

 

CDD CONDENA VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA CIDADÃOS ANGOLANOS

30-10-2020 - Maka Angola

O Centro para Democracia e Desenvolvimento, uma instituição de referência da sociedade civil moçambicana, emitiu um comunicado de solidariedade para com os cidadãos angolanos, no contexto da repressão policial levada a cabo na manifestação decorrida em Luanda no sábado passado.

 

RECUPERAÇÃO DE ACTIVOS NO PAÍS DOS SOVIETES

23-10-2020 - Rui Verde

Os países não vivem num vácuo, a história tem um peso determinante na sua evolução e nas suas opções. Em Angola, isso é visível quer na relação torturada estabelecida com Portugal, quer na influência duradoura das práticas soviéticas importadas a partir do final da década de 1970

 

FUTURO DA NAÇÃO: O JOGO ARMADILHADO DE JOÃO LOURENÇO

16-10-2020 - Rui Verde

Este texto não é sobre os três anos de mandato de João Lourenço. Já foram escritas várias peças sobre o tema, (ver aqui e aqui) pelo que há informação e opiniões em quantidade, num registo plural e diversificado sobre o aniversário presidencial. Seria por isso estulto regressar à mesma abordagem.

 

CHEGOU A VEZ DOS GENERAIS DINO E KOPELIPA

09-10-2020 - Paulo Zua

No âmbito do processo-crime n.º 12/2020, da Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP), os generais Dino e Kopelipa foram constituídos arguidos na passada terça-feira, 29 de Setembro, depois de terem sido ouvidos pelo procurador Matos de Macedo Dias.


Seguinte Ùltima

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome