Edição online semanal
 
Quarta-feira 29 de Setembro de 2021  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo


PALOPS
Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa

 

LIBERDADE DE IMPRENSA: Questão de direito e bom senso

24-09-2021 - Rui Verde

Há polémicas políticas que têm sentido e outras que não, há disputas que se resolvem pelo direito e outras que não. O diferendo estabelecido a propósito do impedimento que terá acontecido na elaboração de reportagens de televisão durante a manifestação da UNITA no sábado, dia 11 de Setembro, em Luanda,

 

MITOS E REALIDADES SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

17-09-2021 - Rui Verde

Há uns dias, o presidente da República afirmou, por ocasião da tomada de posse de novos membros do Conselho da República, o seguinte: “Todos nós reconhecemos que não temos um ensino de qualidade, precisamos de trabalhar, dar este passo, passar da quantidade, dos números de alunos matriculados, começarmos a prestar atenção para a qualidade do nosso ensino.

 

UNITA calada sobre destino de 22 milhões de kwanzas de alegada tentativa de suborno

10-09-2021 - Coque Mukuta

Activista diz que silêncio ante acusação feita ao MPLA desacredita alegação do partido do "galo negro" A UNITA, principal partido da oposição em Angola, mantém o silêncio sobre o destino dado a 22 milhões de kwanzas que alegadamente confiscou após uma tentativa de aliciamento de militantes seus pelo MPLA.

 

O TEMPO DOS JUÍZES: LAURINDA CARDOSO E JOEL LEONARDO

03-09-2021 - Rui Verde

Há vinte anos, as dissensões políticas em Angola resolviam-se pela força das armas, resultando em mortes, violência e destruição. Depois de 2002, instalou-se uma espécie de anestesia geral provocada pelo efeito soporífero do dinheiro espalhado a eito; qualquer confronto político era apaziguado por automóveis de luxo e outras mordomias.

 

OS LABIRINTOS BRUMOSOS DO BILIONÁRIO SÃO VICENTE

27-08-2021 - Moiani Matondo

Foi no Verão de 2020 que rebentou o caso que envolvia Carlos São Vicente, genro póstumo de Agostinho Neto. O processo começou de forma algo bizarra, com a Procuradoria-Geral da República angolana (PGR) a negar inicialmente qualquer transgressão de São Vicente, para rapidamente mudar de postura.

 

27 DE MAIO: A VERDADE COMO SEDE DE JUSTIÇA

20-08-2021 - Rafael Marques de Morais

Realizou-se hoje o “Termómetro: Encontro de Recepção de Opiniões da Sociedade Angolana”, uma iniciativa do MPLA dedicada a debater a dimensão do perdão na consolidação de uma Angola de paz, reconciliação e desenvolvimento. Convidado para o evento, Rafael Marques

 

PREFERENCIALMENTE… AS ELEIÇÕES

13-08-2021 - Paulo Zua

A redacção proposta para o novo artigo 112.º n.º 2 da Constituição (CRA) dispõe o seguinte: “Sem prejuízo do disposto no n.º 2 do artigo 128.º e no n.º 3 do artigo 132.º, as eleições gerais realizam-se, preferencialmente, durante a segunda quinzena do mês de Agosto do ano em que terminam os mandatos do Presidente da República e dos Deputados à Assembleia Nacional,

 

Advogado de Isabel dos Santos garante que ela nunca será presa em Angola

06-08-2021 - VOA Português

Sérgio Raimundo diz que "ninguém na posse das suas faculdades, se vai meter na jaula do tigre". A empresária angolana Isabel dos Santos nunca será presa em Angola porque ninguém na posse das suas faculdades mentais “se vai meter na jaula do tigre".

 

POLÍTICA ECONÓMICA ANGOLANA: O CÃO EM BUSCA DA PRÓPRIA CAUDA

09-07-2021 - Rui Verde

O “puxão de orelhas” do Fundo Monetário Internacional (FMI) ao Banco Nacional de Angola (BNA) que descrevemos recentemente, aliado à cada vez maior pressão inflacionista, surtiu efeito, e o Comité de Política Monetária do BNA viu-se obrigado a antecipar a sua reunião marcada para 29 de Julho para 2 de Julho.

 

Moçambique: país pobre, família (presidencial) rica

02-07-2021 - Ricardo Santos

Interesses, carros, festas ostentosas: mulher e filhos do chefe de Estado agora são "empresários" de sucesso.
No início de junho, o casamento de Jacinto, filho de Filipe Nyusi, Presidente da República de Moçambique, deu que falar. Decorreu no Dubai, foi adjetivado de ostentoso e dividiu-se em duas partes: a primeira no Consulado de Moçambique e a segunda num hotel de luxo dos Emirados Árabes Unidos

 

O PERIGO DO EXCESSO DE NORMATIVISMO NO COMBATE À CORRUPÇÃO

25-06-2021 - Rafael Marques de Morais

No Seminário “Ensaio para um Plano Estratégico de Prevenção e Repressão à Corrupção em Angola”, organizado pelo Projecto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito, Rafael Marques falou hoje de uma questão nevrálgica da corrupção em Angola: a sua presença firme e enraizada na vida quotidiana e na Administração Pública, muito para além dos quadros criminais previstos na lei.

 

FMI AVALIA ANGOLA: ELOGIOS E PUXÕES DE ORELHAS

18-06-2021 - Rui Verde

No passado dia 9 de Junho, o Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional concluiu a quinta avaliação do acordo de financiamento estabelecido com Angola e aprovou o desembolso de US$772 milhões em adição ao programa em curso. Obviamente, esta é uma boa notícia para o governo e uma certificação por parte do FMI sobre as medidas de cariz financeiro que têm sido tomadas.


Seguinte Ùltima

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome