Edição online semanal
 
Quinta-feira 27 de Junho de 2019  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS

Os verdadeiros acontecimentos económicos e financeiros que mudaram as vidas das pessoas nos últimos tempos, relatados e analisados por especialistas.

 
O Dinheiro dos Impostos pode fazer acabar com o euro

21-06-2019 Autor: Yanis Varoufakis

O sistema de pagamentos paralelos que o governo da Grécia propôs em 2015 teria reforçado a zona do euro. Por outro lado, as "mini Bonds do Tesouro" planeadas pelo governo italiano levariam ao fim da moeda única.
As taxas de juro de referência dos bancos centrais dos países avançados encalharam em níveis desconfortavelmente baixos. E não de forma momentânea: há cada vez mais provas
DEPOIS DO NEOLIBERALISMO

07-06-2019 Autor: Joseph E. Stiglitz

Que tipo de sistema económico é mais conducente ao bem-estar humano? Essa pergunta tende a definir a era atual, porque, depois de 40 anos de neoliberalismo nos Estados Unidos e noutras economias avançadas, sabemos o que não funciona.
ALÉM DO DESEMPREGO

31-05-2019 Autor: Michael Spence

Nas economias modernas, as pessoas podem ter empregos, mas ainda abrigam grandes preocupações em uma ampla gama de áreas, incluindo segurança, saúde e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, renda e distribuição, treinamento, mobilidade e oportunidades. Concentrando-se apenas na taxa de desemprego,
A austeridade tem sido vingada?

24-05-2019 Autor: Robert Skidelsky

Uma correlação entre a contenção fiscal e o crescimento econômico não nos diz nada sobre a relação subjacente entre os dois. Isso deve ser levado em conta à luz de novas pesquisas que sugerem que a austeridade pode ser a política certa em uma recessão.
UM CONCURSO DE MÚSICA NO BCE?

17-05-2019 Autor: Stefan Gerlach

Escolher o próximo presidente do Banco Central Europeu não deveria ser como escolher o vencedor do Festival Eurovisão da Canção. Em vez disso, a Europa deveria perguntar que critérios os candidatos devem satisfazer para ser um presidente efetivo do BCE, e depois procurar a pessoa que melhor os satisfaz.
Porque não se fala na enorme e crescente dívida pública?
A dívida pública, com a geringonça, entrou no esquecimento, apesar de nunca ter parado de aumentar, desde o início do século; e, a carga de juros desde 2012 anda em torno dos 800€ por habitante.
A expansão fiscal e monetária pode estar fora de moda entre os economistas tradicionais da China, que insistem que o ajuste estrutural deve ser a prioridade. Mas poderia ajudar muito a melhorar o desempenho econômico da China em 2019, sem impedir a reforma estrutural.
Mercados Bipolares no “Novo Medíocre”

25-04-2019 Autor: Nouriel Roubini

Após o fim do risco global no final de 2018, um recém-descoberto dovishnessª por parte dos banqueiros centrais tem combinado com outros desenvolvimentos positivos para reviver o espírito dos animais dos investidores.
RISCOS EMERGENTES PARA ECONOMIAS EMERGENTES

19-04-2019 Autor: Barry Eichengreen

De repente, parece que as economias emergentes tomaram fôlego. Os fluxos de capital para estas economias esgotaram no segundo semestre do ano passado, no momento em que a Reserva Federal dos EUA aumentou a sua política de juros por cinco trimestres consecutivos e reduziu o seu balanço.
Next Last

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome