Edição online semanal
 
Terça-feira 28 de Janeiro de 2020  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS

Os verdadeiros acontecimentos económicos e financeiros que mudaram as vidas das pessoas nos últimos tempos, relatados e analisados por especialistas.

 
A VERDADE SOBRE A ECONOMIA DE TRUMP

24-01-2020 Autor: Joseph E. Stiglitz

À medida que as elites empresariais do mundo viajam para Davos para a sua reunião anual, as pessoas deveriam fazer uma pergunta simples: será que superaram a sua paixão pelo presidente dos EUA, Donald Trump?
Fazendo do capitalismo uma das partes interessadas na realidade

17-01-2020 Autor: Laura Tyson, Lenny Mendonca

O recente impulso das grandes empresas em favor de um modelo de governança corporativa mais social e ambientalmente consciente não é apenas uma retórica vazia. Com o público perdendo a confiança nos negócios e nos mercados, agora é do interesse de todos reformar o sistema para que ele proporcione prosperidade a muitos, e não a poucos.
UM PONTO DE VIRAGEM PARA A AJUDA AO DESENVOLVIMENTO

10-01-2020 Autor: Justin Yifu Lin, Yan Wang

Desde a década de 1960, mais de 4,6 biliões de dólares (em dólares constantes de 2007) em valor bruto de assistência oficial ao desenvolvimento (AOD) bilateral e multilateral foram transferidos para países de baixo rendimento. No entanto, a pobreza extrema e o crescimento estagnado permanecem generalizados.
Será a tecnologia uma nova fronteira para a sustentabilidade?

03-01-2020 Autor: Bertrand Badré, Philippe Heim

As discussões sobre “sustentabilidade” geralmente concentram-se nos compromissos ambientais e sociais de uma empresa, e por razões compreensíveis. Mas o sector financeiro, em particular, deveria considerar duas outras dimensões, menos óbvias, da sustentabilidade. A sustentabilidade regulatória é essencial para enfrentar o risco sistémico que o sector financeiro representa para as nossas sociedades. Além disso, a nova fronteira emergente da sustentabilidade
ESTARÁ O CRESCIMENTO PASSÉ?

20-12-2019 Autor: Joseph E. Stiglitz

É inequívoco: estamos a viver acima dos limites do nosso planeta. A menos que mudemos alguma coisa, as consequências serão desastrosas. Será que essa coisa é o nosso foco no crescimento económico? As alterações climáticas representam o risco mais relevante que nós enfrentamos e já estamos a ter um vislumbre dos custos. E quando digo “nós”, também me refiro aos americanos.
A FRONTEIRA DA IA NA TEORIA ECONÓMICA

13-12-2019 Autor: Thomas J. Sargent

Até recentemente, dois grandes obstáculos limitavam o que os economistas de investigação podiam aprender sobre o mundo com os métodos eficazes que os matemáticos e especialistas em estatística, a partir do início do século XIX, desenvolveram para reconhecer e interpretar padrões em dados com ruído: os conjuntos de dados eram pequenos e dispendiosos, e os computadores eram lentos e caros.
Que tipo de capitalismo queremos?

06-12-2019 Autor: Klaus Schwab

Que tipo de capitalismo queremos? Esta poderá ser a questão essencial da nossa era. Se queremos preservar o nosso sistema económico para as gerações futuras, temos de responder-lhe de forma correcta. Em traços gerais, temos três modelos por onde escolher. O primeiro é o do “capitalismo de accionistas”, adoptado pela maioria das corporações ocidentais, que sustenta que o objectivo principal de uma corporação deve ser a maximização do seu lucro.
Segundo a contagem mais recente, o Washington Post, o New York Times, e o Wall Street Journal publicam um total conjunto de 1000 notícias todos os dias. Embora o relatório não refira quantas pessoas leram todas, pode supor-se que ninguém o conseguiu fazer.
O INVERNO ECONÓMICO ESTÁ A CHEGAR?

22-11-2019 Autor: Raghuram G. Rajan

O que poderá desencadear uma recessão nos Estados Unidos? No passado, um mercado de trabalho em retracção depois de um período de expansão seria um sinal de alerta precoce. Os trabalhadores tornar-se-iam mais difíceis de encontrar, os salários começariam a subir, as margens de lucro das empresas tenderiam a encolher, e as firmas começariam a subir os preços.
O FIM DO NEOLIBERALISMO E O RENASCIMENTO DA HISTÓRIA

15-11-2019 Autor: Joseph E. Stiglitz

No final da Guerra Fria, o cientista político Francis Fukuyama escreveu um famoso ensaio chamado “The End of History?”. Ele argumentou que a queda do comunismo eliminaria o último obstáculo que separava o mundo inteiro do seu destino de democracia liberal e economia de mercado. Muita gente concordou.
Next Last

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome