Edição online semanal
 
Sábado 4 de Julho de 2020  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS

Os verdadeiros acontecimentos económicos e financeiros que mudaram as vidas das pessoas nos últimos tempos, relatados e analisados por especialistas.

 
A GUERRA DE CLASSES COVID

03-07-2020 Autor: Yanis Varoufakis

O fundo de recuperação proposto pela União Europeia para combater as consequências económicas da pandemia parece destinado a deixar a maioria de todos os estados membros em pior situação. As finanças serão novamente protegidas, e mal, enquanto os trabalhadores são deixados a pagar a conta através de novas medidas de austeridade.
ENCRUZILHADA ECONÓMICA DA CHINA

26-06-2020 Autor: Kevin Rudd, Daniel Rosen

Dado o fracasso da China em seguir as políticas de comercialização anunciadas há sete anos, é razoável suspeitar do último esforço de reforma do governo. Muito dependerá do que os líderes chineses temem mais: mudanças perturbadoras ou um mal-estar rasteiro que elas mesmas produzem. Em 2013, o governo chinês estabeleceu uma agenda política que prometia reformas reais a uma economia carregada de dívidas e distorcida pela
O QUE CARACTERIZA UMA RECESSÃO?

19-06-2020 Autor: Jeffrey Frankel

Após meses de queda na produção e no emprego, o Departamento Nacional de Pesquisa Económica determinou sua data oficial de início para a actual recessão nos Estados Unidos. Longe de chegar atrasado ao desastre, o NBER está adiantado para seus padrões usuais - e forneceu a decisão mais definitiva que se pode esperar.
MOMENTO DO NEW DEAL NA EUROPA

12-06-2020 Autor: Daniel Gros

As reformas do presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, na década de 1930, agora são aceitas como parte essencial da "constituição económica" dos Estados Unidos. O desafio a longo prazo para a União Europeia será implementar suas medidas de crise COVID-19 de tal maneira que elas também sejam vistas como ferramentas úteis de estabilização económica quando retornarem os tempos mais normais.
A PRÉ-HISTÓRIA DO MAIS RECENTE GOLPE DE MERKEL

05-06-2020 Autor: Harold James

A chanceler alemã Angela Merkel parece ver a escrita histórica na parede. Seu acordo com um fundo de recuperação europeu de 500 biliões de euros sugere que a pandemia do COVID-19 fez o que as recentes crises de dívida, refugiados e política externa não poderiam: inaugurar uma nova fase do projecto europeu.
Ao emitir títulos perpétuos - ou "consoles", como têm sido chamados historicamente - a UE pode abordar tanto a pandemia quanto as mudanças climáticas. Esses títulos representam uma alternativa credível ao aumento do orçamento da UE e forneceriam fundos de ajuda
A PANDEMIA ESTÁ ABALANDO A SUPREMACIA DO DÓLAR

22-05-2020 Autor: Benjamin J. Cohen

Depois de três anos em que o presidente dos EUA, Donald Trump, abusou da posição dominante da América no sistema financeiro e monetário global, a resposta desastrosa de seu governo à pandemia do COVID-19 corroeu ainda mais a fé no dólar. E se os dias do "privilégio exorbitante" da América chegarem ao fim, o mesmo acontecerá com muito mais.
LEVANDO A SÉRIO O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ALEMÃO

15-05-2020 Autor: Marcel Fratzscher

Dadas as muitas falhas na controversa decisão do Tribunal Constitucional Federal da Alemanha contra o Banco Central Europeu, é tentador rejeitar a decisão como mais um exemplo de obstrucionismo alemão. Mas, seja por persuasão ou reforma, as queixas de longa data da Alemanha terão que ser tratadas.
É HORA DE SEGMENTAR O PIB NOMINAL

08-05-2020 Autor: Jim O'neill

Após anos de inflação persistentemente baixa, crescimento morno e crescente desigualdade, os bancos centrais não podem mais justificar um regime de política monetária que visa a estabilidade de preços. Para fortalecer a recuperação pós-pandemia, eles precisam mudar de marcha, adoptando um objectivo político que realmente tenha alguma influência na economia real.
O Conselho Europeu realizará uma cimeira virtual no dia 23 de Abril para ponderar como é que a União Europeia deve lidar com as consequências económicas da pandemia do COVID-19. A proposta de Espanha é de longe a mais cuidadosamente ponderada e inovadora que será apresentada. Deveria ser o primeiro ponto da agenda da reunião.
Next Last

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome