Edição online semanal
 
Sexta-feira 6 de Dezembro de 2019  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS

Os verdadeiros acontecimentos económicos e financeiros que mudaram as vidas das pessoas nos últimos tempos, relatados e analisados por especialistas.

 
Que tipo de capitalismo queremos?

06-12-2019 Autor: Klaus Schwab

Que tipo de capitalismo queremos? Esta poderá ser a questão essencial da nossa era. Se queremos preservar o nosso sistema económico para as gerações futuras, temos de responder-lhe de forma correcta. Em traços gerais, temos três modelos por onde escolher. O primeiro é o do “capitalismo de accionistas”, adoptado pela maioria das corporações ocidentais, que sustenta que o objectivo principal de uma corporação deve ser a maximização do seu lucro.
Segundo a contagem mais recente, o Washington Post, o New York Times, e o Wall Street Journal publicam um total conjunto de 1000 notícias todos os dias. Embora o relatório não refira quantas pessoas leram todas, pode supor-se que ninguém o conseguiu fazer.
O INVERNO ECONÓMICO ESTÁ A CHEGAR?

22-11-2019 Autor: Raghuram G. Rajan

O que poderá desencadear uma recessão nos Estados Unidos? No passado, um mercado de trabalho em retracção depois de um período de expansão seria um sinal de alerta precoce. Os trabalhadores tornar-se-iam mais difíceis de encontrar, os salários começariam a subir, as margens de lucro das empresas tenderiam a encolher, e as firmas começariam a subir os preços.
O FIM DO NEOLIBERALISMO E O RENASCIMENTO DA HISTÓRIA

15-11-2019 Autor: Joseph E. Stiglitz

No final da Guerra Fria, o cientista político Francis Fukuyama escreveu um famoso ensaio chamado “The End of History?”. Ele argumentou que a queda do comunismo eliminaria o último obstáculo que separava o mundo inteiro do seu destino de democracia liberal e economia de mercado. Muita gente concordou.
Quando, no mês passado, 183 directores executivos subscreveram uma declaração, onde afirmam o seu compromisso em ultrapassar o mantra de “accionistas em primeiro lugar”, para respeitar os interesses de todas as partes envolvidas, incluindo funcionários, clientes, fornecedores e comunidades – muitas pessoas reagiram com cepticismo.
Os 15 países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental concordaram em adoptar, a partir do próximo ano, uma nova moeda partilhada, o “ECO”. Mas, tal como a experiência da zona euro demonstrou, as uniões monetárias podem ser de difícil gestão.
A LIBRA SERÁ UM NADO-MORTO?

25-10-2019 Autor: Barry Eichengreen

Os planos para a “stablecoin” (NdT: “criptomoeda estável”, uma criptomoeda concebida de forma a minimizar a volatilidade do seu preço) proposta pelo Facebook, a Libra, parecem estar a desfazer-se com o afastamento da PayPal, Visa, Mastercard, Stripe, eBay, e Mercado Pago como potenciais patrocinadores.
Basta de meias-medidas nos impostos sobre as sociedades

18-10-2019 Autor: Joseph E. Stiglitz

A globalização tem tido uma má reputação nos últimos anos e muitas vezes por boas razões. Mas alguns críticos, inclusive o presidente dos EUA, Donald Trump, atribuem as culpas de forma errada, evocando uma imagem falsa na qual a Europa, a China e os países em desenvolvimento encurralaram os negociadores comerciais dos Estados Unidos em maus negócios,
A FIXAÇÃO DE 2% DA ZONA EURO

11-10-2019 Autor: Daniel Gros

A meta de inflação do Banco Central Europeu de "abaixo, mas próximo a 2%" atualmente domina a formulação de políticas econômicas na zona do euro. Além disso, a idéia de que essa meta substitua as regras fiscais do bloco parece estar ganhando terreno - com implicações potencialmente preocupantes para a estabilidade financeira.
COMO EVITAR A PRÓXIMA RECESSÃO

04-10-2019 Autor: Jean Pisani-Ferry

Uma década após a Grande Recessão, a economia da Europa ainda está se convalescendo e outro período de dificuldades prolongadas causaria danos económicos e políticos sérios e potencialmente perigosos. Como é improvável que a política monetária e fiscal forneça estímulos suficientes,
Next Last

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome