Edição online quinzenal
 
Terça-feira 19 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS

Os verdadeiros acontecimentos económicos e financeiros que mudaram as vidas das pessoas nos últimos tempos, relatados e analisados por especialistas.

 
A ECONOMIA É IRREMEDIAVEL-MENTE SEXISTA

15-03-2024 Autor: Yanis Varoufakis

Uma das razões pelas quais as mulheres evitam o campo da economia é o porco machista que se encontra no seu centro, disfarçado de modelo de racionalidade. Nenhuma mulher sensata se reconhece no Homo economicus, que sempre consegue o que gosta e gosta do que consegue.
A decisão dos líderes trabalhistas de abandonar o seu altamente divulgado Plano de Prosperidade Verde sublinha o contínuo fracasso do partido em articular uma resposta coerente às críticas conservadoras. Em vez de se concentrarem no reforço das suas credenciais fiscais, os líderes trabalhistas deveriam restabelecer a ligação com as raízes keynesianas do partido.
LIÇÕES DOS PRIMEIROS 25 ANOS DO EURO

16-02-2024 Autor: Marco Buti e Giancarlo Corsetti

Antes da introdução da moeda única europeia em Janeiro de 1999, os seus arquitectos previram um futuro de estabilidade macroeconómica e crescimento acelerado. Embora o euro tenha cumprido algumas destas promessas, não conseguiu facilitar a integração económica e política do continente.
O BCE DEVERIA MUDAR TRÊS MAUS HÁBITOS

02-02-2024 Autor: Willem H. Buiter e Ebrahim Rahbari

Existem três razões principais para a excessiva inércia do Banco Central Europeu face às alterações das circunstâncias económicas, e todas estão relacionadas com o seu processo de tomada de decisão interno. Felizmente, isso significa que o problema que o tem atormentado nos últimos anos pode ser resolvido internamente.
ONDE CHEGARÁ A ECONOMIA GLOBAL EM 2024?

19-01-2024 Autor: Nouriel Roubini

A caminho de 2024, a maioria dos economistas e analistas de mercado adoptaram um cenário de base em que a maioria das grandes economias evitam tanto uma recessão como uma inflação renovada – a tão desejada “aterragem suave”. Mas o actual consenso encorajador poderá ainda ser prejudicado por uma série de factores, nomeadamente a geopolítica.
PARA SALVAR A DEMOCRACIA, COMBATER A DESIGUALDADE

05-01-2024 Autor: Kaushik Basu

O aumento da desigualdade transformou os nossos sistemas políticos e económicos, alimentando a agitação sociopolítica em todo o mundo. As gerações futuras ficarão chocadas por termos tolerado níveis tão extremos de injustiça social, tal como ficamos horrorizados com a aceitação de práticas como a escravatura por parte dos nossos antepassados.
O GRANDE ENIGMA DA DÍVIDA

22-09-2023 Autor: Anne O. Krueger

Quando os níveis de dívida são elevados e aumentam, como acontece hoje em todo o mundo em desenvolvimento, as crises podem surgir subitamente e agravar-se rapidamente. Para evitar uma catástrofe global, a comunidade internacional deve estabelecer mecanismos que garantam uma partilha oportuna e justa dos encargos entre os credores soberanos,
A taxa de desemprego permanece estável em 6,4%, o mínimo histórico. A inflação da zona euro manteve-se estável em 5,3 por cento em Agosto, desafiando as expectativas de um declínio e levantando preocupações de que poderão ser necessários novos aumentos
A VANTAGEM POPULISTA

25-08-2023 Autor: Raghuram G. Rajan

Desde que a crise financeira global de 2008 desacreditou a velha ortodoxia liberal, a porta se abriu para políticas simplistas, em parte porque a maioria das pessoas tende a se concentrar apenas nos efeitos de primeira ordem de uma política.
As propostas de orçamento pós-COVID dividiram os países da UE em dois campos. Se a Espanha não conseguir chegar a um acordo, regras obsoletas voltarão a vigorar sem esperança de cumprimento.
Next Last

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome