Edição online quinzenal
 
Terça-feira 25 de Janeiro de 2022  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo

Questões Oportunas

O QUE VALEM AS SONDAGENS
21-01-2022 - Francisco Garcia dos Santos
No passado dia 7 de Janeiro a RTP iniciou a divulgação de sondagens semanais efectuadas pela Universidade Católica, tendo a última, antes de escrever estas linhas, sido divulgada em 12 do corrente mês, precisamente 7,30 horas antes do longo debate entre António Costa e Rui Rio ocorrido nesse mesmo dia.

A vida de um submarino
07-01-2022 - Joana Amaral Dias
Gouveia e Melo não é quem parece ser. Ou não é quem aparenta e querem que pareça. Os seus últimos seis anos, o seu passado recente (pelo menos esse) revela um homem apostado em urdir intentonas contra colegas, em engendrar rasteiras que derrubem quem lhe faça frente ou apenas dele discorde.

Antonio Purroy reflete sobre o movimento animal em livro que acaba de publicar. O autor analisa a ascensão dessa corrente na sociedade, a força com que irrompe o veganismo e os ataques às touradas.
O consumo de carne, os direitos dos animais ou a proibição da tourada devido ao sofrimento a que os animais estão expostos são temas constantemente atuais.

Numa altura em que os casos de Covid apresentam um recrudescimento assinalável no Concelho de Almeirim segundo noticia um órgão da comunicação social local1, chegou ao conhecimento da nossa redação um caso deveras preocupante ocorrido na passada semana de 22 de Novembro de 2021 em Almeirim.

Em Setembro havia mais de um milhão de portugueses sem médico de família atribuído, mais de 70% concentrados na região de Lisboa e Vale do Tejo. Os últimos dados publicados pelo Ministério da Saúde mostram que em Setembro havia 728 354 utentes sem médico de família

Vice-almirante deu palestra esta quarta-feira numa cerimónia de celebração do Dia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e lamentou politização da vacinação.

Os líderes das 20 maiores economias do planeta anunciaram o compromisso de limitar o aquecimento global a 1,5°C e a encerrar os subsídios para a produção de carvão mineral. As conclusões constam do documento final da reunião da cimeira do G20, que terminou no passado dia 31 em Roma.

A TENDÊNCIA PREOCUPANTE DE POUCA TRANSPARÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO E AQUISIÇÃO DE VACINAS COVID-19
29-10-2021 - Natalie Rhodes, responsável política da Transparency International Health
Nossa análise revela que o desenvolvimento e a contratação do fornecimento de vacinas COVID-19 também têm sido acompanhados por uma preocupante falta de transparência. A urgência da pandemia COVID-19 exigiu desembolsos rápidos de fundos públicos, tomadas de decisão rápidas e intervenções de saúde pública sem precedentes.

ACABAR COM A FOME DE FORMA SUSTENTÁVEL
22-10-2021 - N.A. c/Maximo Torero
Num País onde há dois milhões de portugueses em risco de pobreza e exclusão social, talvez seja conveniente ler este artigo.
Salvar o planeta não precisa vir às custas de alimentar os pobres e vice-versa. Se os governos puderem implementar uma série de iniciativas de custo relativamente baixo com o apoio do sector privado, o mundo ainda poderá erradicar a fome global até 2030 sem comprometer a luta contra as mudanças climáticas.

A emergência sanitária causada pela Covid-19 pode afectar o comprometimento dos líderes globais no combate à crise climática. O alerta, feito a poucas semanas do começo da próxima conferência internacional do clima da ONU, a COP-26 em Glasgow, na Escócia, é de Ségolène Royal:

 

Próxima Última

 

 

Voltar 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome