A invasão da Rússia à Ucrânia pode ter repercussões negativas para a banca portuguesa devido às sanções impostas ao país de Vladimir Putin. O Novo Banco é o que está mais exposto por via das obrigações da petrolífera estatal russa Gazprom.
As sanções económicas aplicadas à Rússia levaram o rublo a atingir mínimos históricos. Isto poderá ter consequências irreversíveis na vida e economia do país.
Vladimir Putin ordenou que submarinos nucleares russos realizassem exercícios militares. Além disso, estão a ser feitos testes com mísseis balísticos intercontinentais.
A resolução de condenação às acções militares da Rússia contra a Ucrânia foi aprovada esta terça-feira com 637 votos a favor, 26 abstenções e apenas 13 votos contra, entre os quais dos dois eurodeputados da delegação do PCP.
A opção de não incluir o Sberbank e o Gazprom Bank tem que ver com a decisão de manter o comércio de petróleo e gás fora do pacote de sanções contra a Rússia.
A Rússia ameaçou hoje reagir, mesmo militarmente, em caso de rejeição pelos EUA das suas principais exigências de segurança, repetindo que deseja a retirada das forças norte-americanas
Os membros do Comité da Fed mostram-se a favor de um aumento das taxas de juro a um ritmo mais rápido do que o registado no último período de recuperação, revelam as atas da última reunião.
Novas medidas de alívio das restrições deverão ser hoje anunciadas pelo governo. A situação está "controlada" mas a pandemia ainda não passou a endemia.
A repetição das eleições no círculo da Europa, decretada pelo Tribunal Constitucional, atira a tomada de posse do Parlamento e do governo para abril, bastante depois do que estava previsto.