Edição online quinzenal
 
Sábado 28 de Maio de 2022  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo


PALOPS
Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa

 

PGR: O MINISTRO DOS TRANSPORTES E O EDIFÍCIO DO AMIGO

19-11-2021 - Rafael Marques de Morais

O negócio de compra e venda dos edifícios Welwitschia Business Center e Chicala, em Luanda, é uma grande nebulosa, envolvendo o ministro dos Transportes e um seu amigo de longa data. Foi hoje entregue à Procuradoria-Geral da República o pedido de investigação cabal dos contornos potencialmente ilegais de toda a operação.

 

URGENTE: UMA NOVA POLÍTICA CONTRA O DESEMPREGO

12-11-2021 - Rui Verde

No final de 2020, vimos a loucura que foram as filas de jovens desempregados nas instalações do grupo Boa Vida, depois de esta empresa ter anunciado a existência de 500 vagas em áreas ligadas à construção civil. Possivelmente, estes e outros jovens já tinham estado na Feira de Emprego em Belas em 2019,

 

PRODUÇÃO ALIMENTAR: UMA QUESTÃO DE SOBERANIA NACIONAL

05-11-2021 - António Faceira

Há países com poucos recursos naturais e que são desenvolvidos e ricos. Outros, pelo contrário, possuem inúmeros recursos naturais, como terras aráveis e clima apropriado, petróleo, diamantes, etc. e são subdesenvolvidos e pobres.

 

O CONGRESSO DA UNITA E O ACÓRDÃO DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL

22-10-2021 - Rui Verde

O acórdão n.º 700/2021 do Tribunal Constitucional decidiu sobre o processo n.º 887-A/2021, interposto por Manuel Diogo Pinto Seteco, Domingos Pedro, Cândido Moisés Uasmuene, Wilson Nuno Domingos Gomes, Dino Luís da Silva Chamucassa, Flávio da Costa Mucawa, Madilu Samuel Bandeca, Dombaxe Sebastião Mafuta Garcia, Santo Fonseca Gouveia Diniz e Feliciano Gabriel Castro Kututuma.

 

TUDO PASSA PELA JUSTIÇA: O CASO ZENÚ E VALTER FILIPE

15-10-2021 - Paulo Zua

A defesa de um sistema judicial eficiente e imparcial para Angola tem sido uma das principais bandeiras que temos defendido no Maka Angola. A credibilidade da justiça é condição fundamental para uma luta política funcional e não assente na desordem. A disfuncionalidade da justiça gera uma governação e políticas arbitrárias e perdidas nos labirintos do ruído excessivo.

 

SONANGOL: A GALINHA DOS OVOS DE BARRO

08-10-2021 - Rui Verde

Está ainda fresca na memória a afirmação colorida do presidente João Lourenço quando empossou os novos administradores da Sonangol após a exoneração de Isabel dos Santos, segundo a qual estes deveriam cuidar bem da petrolífera angolana, por ser a “galinha dos ovos de ouro” de Angola.

 

ALÉM DA ESPUMA: O PROGRAMA DA UNITA

01-10-2021 - Rui Verde

* Nota de correcção. Embora o programa Agenda 2030 tenha chegado à nossa posse na semana que passou, verifica-se que se trata do programa para as eleições de 2017. No entanto, todas as considerações expendidas no texto abaixo são actuais, pelo que se mantém o texto na íntegra. É preciso discutir ideias e avançar com visões de futuro.

 

LIBERDADE DE IMPRENSA: Questão de direito e bom senso

24-09-2021 - Rui Verde

Há polémicas políticas que têm sentido e outras que não, há disputas que se resolvem pelo direito e outras que não. O diferendo estabelecido a propósito do impedimento que terá acontecido na elaboração de reportagens de televisão durante a manifestação da UNITA no sábado, dia 11 de Setembro, em Luanda,

 

MITOS E REALIDADES SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

17-09-2021 - Rui Verde

Há uns dias, o presidente da República afirmou, por ocasião da tomada de posse de novos membros do Conselho da República, o seguinte: “Todos nós reconhecemos que não temos um ensino de qualidade, precisamos de trabalhar, dar este passo, passar da quantidade, dos números de alunos matriculados, começarmos a prestar atenção para a qualidade do nosso ensino.

 

UNITA calada sobre destino de 22 milhões de kwanzas de alegada tentativa de suborno

10-09-2021 - Coque Mukuta

Activista diz que silêncio ante acusação feita ao MPLA desacredita alegação do partido do "galo negro" A UNITA, principal partido da oposição em Angola, mantém o silêncio sobre o destino dado a 22 milhões de kwanzas que alegadamente confiscou após uma tentativa de aliciamento de militantes seus pelo MPLA.

 

O TEMPO DOS JUÍZES: LAURINDA CARDOSO E JOEL LEONARDO

03-09-2021 - Rui Verde

Há vinte anos, as dissensões políticas em Angola resolviam-se pela força das armas, resultando em mortes, violência e destruição. Depois de 2002, instalou-se uma espécie de anestesia geral provocada pelo efeito soporífero do dinheiro espalhado a eito; qualquer confronto político era apaziguado por automóveis de luxo e outras mordomias.

 

OS LABIRINTOS BRUMOSOS DO BILIONÁRIO SÃO VICENTE

27-08-2021 - Moiani Matondo

Foi no Verão de 2020 que rebentou o caso que envolvia Carlos São Vicente, genro póstumo de Agostinho Neto. O processo começou de forma algo bizarra, com a Procuradoria-Geral da República angolana (PGR) a negar inicialmente qualquer transgressão de São Vicente, para rapidamente mudar de postura.


Início Anterior Seguinte Ùltima

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome