Edição online semanal
 
Quarta-feira 1 de Abril de 2020  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo


PALOPS
Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa

 

O (BEM-VINDO) REGRESSO DOS CUBANOS A ANGOLA

27-03-2020 - Folha 8 com El País

Angola vai contar com médicos cubanos de várias especialidades para “mitigar o impacto da epidemia” da Covid-19, anunciou a ministra angolana da Saúde, Sílvia Lutucuta, referindo que Luanda tem estado a desenvolver contactos diplomáticos com vários países afectados pela pandemia.

 

VERA DAVES E O DESEMPREGO: UM EQUÍVOCO A DESFAZER

20-03-2020 - Rui Verde

Vera Daves, a ministra das Finanças de Angola, representa uma frescura e um arrojo praticamente desconhecidos na política angolana. Fala com à-vontade e não usa um discurso elíptico e pomposo do governante engravatado. Os seus périplos pelo estrangeiro, designadamente por Londres, têm sido razoavelmente bem-sucedidos e contribuído para começar a mudar a imagem de Angola nos mercados financeiros internacionais.

 

TURBULÊNCIA NA JUSTIÇA E A NECESSÁRIA REFORMA DO SISTEMA

13-03-2020 - Paulo Zua

Ao canalizar o combate à corrupção para os órgãos judiciais, João Lourenço colocou este sector debaixo de um intenso foco de luz, e o que se tem visto é uma confusão. São várias as histórias de maus procedimentos no sector da Justiça. Vamos falar sobre duas que demonstram que algo vai muito mal no reino das becas e togas pretas.

 

SUPERAR A TORMENTA: UM NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO PARA ANGOLA

06-03-2020 - Rui Verde

Angola, de acordo com números divulgados recentemente, deixou de ser a terceira maior economia da África subsaariana para passar a quinta, tendo sido ultrapassada pelo Quénia e a

 

Desconcentração do Poder, Combate à Corrupção e Desenvolvimento*

28-02-2020 - Rafael Marques de Morais

Honra-me bastante o convite do governador Muangala, bem como a calorosa recepção, para dialogar com V. Ex.as, membros do governo provincial e altos funcionários públicos da Lunda-Norte, sobre a corrupção e alguns dos desafios que o nosso país e esta província em particular enfrentam.

 

COMBATE À CORRUPÇÃO: A PROPOSTA DE MOCO

21-02-2020 - Paulo Zua

Marcolino Moco é uma figura da história de Angola e as suas opiniões devem ser ouvidas com atenção. Por isso, é com o coração pesado e humildade acrescida que um mero escrevinhador de textos mais ou menos jurídicos se atreve a discordar dele no que diz respeito ao combate à corrupção.

 

DOSSIER EDELTRUDES: PRAGMATISMO ANTICORRUPÇÃO

14-02-2020 - Rafael Marques de Morais

As recentes revelações do jornal português Expresso sobre Edeltrudes Costa, o chefe de gabinete do presidente João Lourenço, expõem o maior dilema da luta contra a corrupção em Angola. Como pode ser transformado um regime que se

 

A IMPOSSIBILIDADE DOS ACORDOS COM ISABEL DOS SANTOS

07-02-2020 - Rui Verde

O frenesim continua, desta vez com um putativo anúncio de negociações que estariam a correr entre a Procuradoria-Geral da República de Angola (PGR) e advogados representando Isabel dos Santos, com vista a um acordo global por meio do qual esta devolveria o suposto dinheiro desviado do Tesouro

 

Os Hospitais de Papel e a Tristeza de Higino Carneiro -Parte 2

31-01-2020 - Rafael Marques de Morais

No município sede da província, a NNN comprometeu-se a construir o hospital Sanatório de Menongue, na comuna de Missombo. Situado a 16 quilómetros da cidade de Menongue, a empresa apenas levantou as paredes do hospital, após o que abandonou a obra.

 

Os Hospitais de Papel e a Tristeza de Higino Carneiro (Parte 1)

24-01-2020 - Rafael Marques de Morais

Em Angola, a maioria dos cidadãos continua a não ter consciência dos efeitos mortíferos da má governação. Uma empresa recebeu fundos destinados à construção de quatros hospitais, em quatro municípios diferentes. Passados mais de seis

 

Adriano Pascoal Neto: A Corrupção da Velha Guarda

17-01-2020 - Rafael Marques de Morais

O delegado provincial das Finanças do Kuando-Kubango, Adriano Pascoal Neto, no cargo desde 2005, continua a viver os tempos áureos da corrupção institucionalizada como se nada fosse. Três empresas privadas pertencentes a altos funcionários da Delegação Provincial das Finanças receberam desta instituição pagamentos no valor total de 175 milhões de kwanzas.

 

O CONGO E ISABEL DOS SANTOS

10-01-2020 - Moiani Matondo

Deixemos, por uns minutos, o frenesim mediático à volta de Isabel dos Santos, e debrucemo-nos sobre outros acontecimentos interessantes em curso em Angola. Mais uma vez, o presidente João Lourenço esteve reunido com Félix Tshisekedi, presidente da República Democrática do Congo, desta feita em Benguela.


Seguinte Ùltima

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome