| Novo desenvolvimento da notícia do N.A. , “Grupo empresarial suspeito de descargas poluentes em Almeirim sem castigo
03-03-2023 - N.A.
A notícia referia-se à poluição em que u m grupo empresarial é suspeito de descargas poluentes em Almeirim. Autoridades do Ambiente recolheram provas, mas não actuaram e ICNF até lhes deu concessão de zona de caça turística. Ex-ministro do ambiente chegou a chamar "infractor militante" ao grupo suspeito.
António e Isabel Gameiro, assim como os filhos que são donos da fábrica de tratamento de óleos foram alvo de buscas domiciliárias. Esta operação desenvolvida pela Guarda Nacional Republicana (GNR), através da sua estrutura de investigação criminal e Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SPNA) está relacionada com crimes de poluição na Herdade do Salgueiral no concelho de Almeirim.
Retiradas amostras ao solo e líquidos suspeitos de contaminação
De acordo com a GNR durante a operação, foram recolhidas amostras de solo e de líquidos para análise e apreendido diverso material, nomeadamente: dois veículos pesados; três cisternas; 12 armas de fogo; 822 munições; dois carregadores; uma besta; 14 telemóveis; 16 discos externos; 19 computadores; duas mangueiras de descarga; um gravador de videovigilância. As várias amostras de solo e de líquidos suspeitos de contaminação foram recolhidas pela Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) e pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT) de Santarém, para serem submetidas a análise laboratorial.
“Nós consumimos esta água, os animais também. A ribeira serve de rega para os arrozais que existem aqui, portanto, estão a poluir o alimento que nos chega à mesa”, indigna-se a moradora Cláudia. Rui Marques lança o desafio: “Quero que as autoridades ponham fim nisto.”
Espera-se que as investigações tragam novos detalhes sobre este assunto, pois pensamos que com um crime desta gravidade terá de haver mais responsáveis, até porque já se sabia deste atentado ambiental há mais de dois anos, e não se entende o silencio das autoridades sobre um assunto tão grave.
Voltar |