Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

A AGENDA 2030 COZINHADA QUE VAI SENDO IMPLEMENTADA PELA ONU COM O “BONDOSO” OBJECTIVO DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL GLOBAL

27-03-2020 - Pedro Pereira

Entre os dias 25 e 27 de Setembro de 2015, teve lugar em Nova Iorque (EUA), uma Cimeira com o nome de, “Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”, onde teve acento a maioria dos líderes mundiais.

Objectivo do encontro: - A adopção e uma agenda com vista à irradicação da pobreza e ao desenvolvimento económico, social e ambiental à escala global até 2030, conhecida como Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Segundo os promotores da Agenda, esta é «fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas e integra 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (…) que deverão ser implementados por todos os países e que abrangem áreas tão diversas, mas interligadas, como: o acesso equitativo à educação e a serviços de saúde de qualidade; a criação de emprego digno; a sustentabilidade energética e ambiental; a conservação e gestão dos oceanos; a promoção de instituições eficazes e de sociedades estáveis e o combate à desigualdade a todos os níveis».

O documento adotado na Cimeira, para vigorar até 2030, tem a designação de “Transformando o nosso Mundo: a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030”.

Existe, inclusivamente, um relatório nacional para a implementação da Agenda 2030 em Portugal.

A bondade desta iniciativa das Nações Unidas, de que responsáveis políticos portugueses são fervorosos adeptos, quando do lançamento oficial do novo plano de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 (em 2015), houve quem a aclamasse como “a nova Agenda 21 com esteroides”.

Dado que estes acordos internacionais supostamente não vinculantes, por vezes podem ser um pouco difíceis de decifrar, dado que são usadostermos de linguagem semântica, já foram “traduzidas” as 17 metas da Agenda 2030 por entendidos nestes “cozinhados” internacionais, conforme oferecem ao leitor para sua reflexão.

Assim:

  • Objectivo : erradicar a pobreza em todos os aspectos em todoo lado.

Tradução : banca centralizada, e FMI, Banco Mundial e FED, para

as finanças. Uma só moeda mundial digital numa sociedade sem dinheiro físico. 

  • Objectivo : Terminar com a fome, conseguir segurança alimentar e uma melhor nutrição e promover a agricultura sustentável.

TraduçãoOMG (Organização internacional de padronização para a indústria da tecnologia, responsável, dentre outras notações, pela Business Process Modeling Notation

(BPMN).

  • Objectivo : Assegurar uma vida sã e promover o bem-estar para todos em todas as idades.

Tradução : Vacinação em massa, Codex Alimentarius.

  • Objetivo : Garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem permanente para todos.

Tradução : a propaganda da ONU, lavagem ao cérebro através do ensino obrigatório desde o berço ao túmulo.

  • Objectivo : Alcançar a igualdade de género e dar mais poder às mulheres e jovens.

Tradução : controlo da população através de uma forçada “planificação familiar”.

Objectivo : Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Tradução : Privatizar todas a fontes de água, sem esquecer de adicionar fluoreto. 

  • Objectivo : Garantir o acesso a uma energia acessível, fiável, sustentável e moderna para todos.

Tradução : rede inteligente com contadores inteligentes para todos, justificando a subida de preços.

  • Objectivo : Fomentar o crescimento económico sustentável, inclusivo, pleno e produtivo emprego e trabalho decente para todos.

Tradução : Parceria Transpacífica (TPP) , zonas de livre comércio que favorecem os interesses das megacorporações.  

  • Objectivo : Construir infraestrutura flexível, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Tradução : Autoestradas com pedágio, impulsionar o transporte público, eliminar viagens gratuitas, restrições ambientais.

10. Objectivo: Reduzir as desigualdades dentro e entre países.

Tradução : Ainda mais burocracia dos governos regionais como um polvo mutante.

11.Objectivo: Tornar cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Tradução : estado de vigilânciados dados do Big Brother.

12. Objectivo: Garantir padrões de consumo e produção sustentáveis.

Tradução : Austeridade forçada.

13. Objectivo: Tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e os seus impactos. 

Tradução : Capitalismo e Comércio, imposto/crédito de carbono, modelo de imposto (também conhecido como Al Gore Night Issue).

14. Objectivo: Conservar e utilizar los oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável de forma sustentável.

Tradução : restrições ambientais, controlar todos os oceanos, incluindo direitos minerais dos fundos marinhos.

15. Objectivo:Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dosecossistemas terrestres, manutenção sustentável dos bosques, luta contra a desertificação, e deter e reverter a degradação da terra e deter a perda da biodiversidade.

 Tradução : Más restrições ambientais, mais controlo dos recursos e direitos mineiros.

  16. Objectivo: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o Desenvolvimento sustentável, facilitar oacessoà justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

 Tradução : missões de "manutenção de paz" da ONU, o Tribunal Internacional de Justiça (cega), obriga a juntar as pessoas através de falsas crises de refugiados e depois medeia com mais “manutenção de paz pelas Nações Unidas” quando houver tensão, para obter mais controle sobre uma região.

17. Objectivo: Fortalecer os meios de aplicação e revitalizar a aliança mundial para o desenvolvimento sustentável.

Tradução : Retirar a soberania nacional a todos os países do mundo. Promover a globalização através de “autoridade” e uma super burocracia orwelliana das Nações Unidas.

NOTA

Quem estiver interessado em consultar o Relatório Nacional sobre a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em Portugal, pode aceder ao mesmo em:

AGENDA 2030 »»»

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome