Edição online semanal
 
Sábado 11 de Julho de 2020  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Descrevendo Moçambique

21-02-2020 - Rabim Saize Chiria

Existem dois Moçambiques ao menos, o primeiro é Moçambique que está nos jornais dos nossos dirigentes, eles conspiram, cavilham, articulam seduções, violam as leis, traem uns aos outros e os seus eleitores também, insultam-se, e todos com razão. Vivem pelo poder dos cargos e das verbas, portanto, este Moçambique é pobre, corrupto e carcomido.

Eles rastejam com o seu ventre no solo de poeira moçambicana, uma verdadeira maldição do livro de génese para todas as serpentes traiçoeiras. Este primeiro é Moçambique de Zumbis devoradores de trabalho, de impostos e exploradores de mão-de-obra. Mas existem outro Moçambique, no entanto, ele é jovem e dinâmico que enfrenta filas enormes para ouvir ideias no início do ano lectivo, debate um futuro mais transparente.

Ora, este segundo Moçambique me emociona muito, essas pessoas ouvem, pensam e respondem perguntas, aplaudem, criticam, reflectem, ensinam pelo silêncio, ensinam pelos olhos vivos, o engraçados é que todos são jovens, alguns com 70 anos outros com 16, sangue que faz bater o Coração da terra santa cruz.

O primeiro Moçambique tem poder, mas não é feliz, o segundo Moçambique não tem poder, não sabe ainda da extensão do seu poder, mas é alegre, na escuridão da crise que vivemos, cada um que eu ouço prantar é uma vela ardente, forte, decidida e luminosa. Obrigado a vocês do segundo Moçambique, o jovem escritor termina o dia emocionado por ter escrito esse pequeno texto e apreendido. Vós sois Moçambique do futuro.

Rabim Saize Chiria

Licenciado em Filosofia pela Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome