Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Tráfico e o trabalho infantil em Moçambique

17-01-2020 - Rabim Saize Chiria

O trabalho infantil em Moçambique é uma das doenças crónicas que deve ser combatida com urgência antes de afectar 99% de camada infantil. A minha potência de agir apequena-se, sobretudo, quando vejo as crianças nas ruas a trabalharem como moleques para depois receberem um valor mísero, que não cobre as suas carências básicas. São crianças que são contratadas sem condições mínimas de sobrevivência, são obrigadas a abandonarem as suas famílias e ao mesmo tempo desprovidas de escolaridade. Jesus!

Nisto, a coisa mais grave é que alguns empregadores dessas crianças fazem isso com o conhecimento da lei, que inibe o tráfico de menores para esses fins macabros. Exemplo em Maputo, a situação é alarmante, pois as crianças são submetidas a trabalhos domésticos, vendedores informais nos mercados e nas ruas. E como consequência deste cenário são obrigadas a uma mendicidade forçada, visto que o salário que eles ganham é tão mísero, que não se compara a um grão de mostarda.

Este é o momento para os provadores da lei actuarem. E outro cenário é a violência sexual. Algumas crianças são forçadas a passarem pelos ritos de iniciação, onde são ensinadas a cuidar do lar, como amar o parceiro e são dados quase todos requisitos de convivência na sociedade. É nesse processo que são estupradas e comprometendo o futuro das mesma.

O rito de iniciação não capacita a ninguém para o lar, não ensina a ninguém a amar o próximo, não ensina a ninguém a ter uma boa conduta na sociedade. Amar o seu próximo é algo subjectivo, e não só pode apreender na Igreja ou em casa, a boa conduta a prende-se em casa com os seus encarregados ou mesmo na escola, cuidar do lar pode apreender em casa dos seus pais. Afinal qual é o papel da família? Qual é o papel das escolas? Qual é o papel da igreja? Se podem apreender nessas instituições para quem incitar as crianças, adolescentes e jovens a passarem pelos ritos de iniciação que s ã o feitas longe do convívio familiar?

Rabim Saize Chiria

Licenciado em Filosofia pela Universidade Eduardo Mondlane

 

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome