Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

O Brasil perdeu mas o Mundo não acaba

11-07-2014 - Henrique Pratas

Gosto de ver bom futebol, mas não troco um encontro de amigos para assistir a um jogo de futebol, existem coisas mais importante na vida, uma conversa de amigos, com concordâncias e discordâncias para mim é muito mais agradável.

Em jeito de comentário, coisa para a qual não possuo grandes atributos oferece-me tecer as seguintes considerações.

O jogo que ontem alguns de nós viram ao vivo e a cores é sintomático do que é a objectividade e o “malabarismo”, o objectivo de um jogo de futebol é marcar golos, não é fazer fantasias com a bola e não concretizar.

Foi o que aconteceu ontem no jogo do Brasil com a Alemanha, o Brasil pôs em prática a sua maneira de jogar futebol, ou seja recrear-se com a mesma e depois tentar concretizar é o que designamos por futebol “espectáculo” ou “bonito” como queiram, entraram bem em campo demonstrando que iriam “cair” em cima dos alemães, mas concretizar nada.

Os alemães como é seu hábito entraram em campo para ganhar uma partida de futebol e conseguiram-no, porquê questionam vocês. A resposta é muito fácil mas difícil de executar não interessa fazer “bonitos” ou recrearem-se com a bola, o objectivo de uma partida de futebol como referi é marcar golos na baliza contrária, ou com quem se joga e não contra quem se joga.

Uma partida de futebol não é mais do que um jogo em que uma equipa tenta vencer a outra, por isso não utilizo a expressão a equipa A joga conta a equipa B, ninguém está contra ninguém, trata-se apenas de uma prática desportiva onde o objectivo é marcar golos na baliza com que se joga.

É certo que o futebol tendo sido e será um instrumento dos detentores do poder para alinear o povo e fazer com que este se esqueça das principais razões porque existe e pelas quais deve lutar, mas encontramos outros instrumentos que os políticos utilizam para desviar a atenção dos problemas reais, que afectam as pessoas e o País.

Eu por mim, não entro nessa, porque como referi um jogo de futebol é apenas um jogo de futebol, nada mais.

Mas voltando ao jogo de ontem os alemães, fizeram o que tinham a fazer marcaram golos em cerca de 20 minutos colocaram 4 bolas na baliza do Brasil, a isto chama-se objectividade. Poder-se-á dizer que o Brasil fez um jogo mais bonito, mais gostoso, como dizem os brasileiros, mas não marcaram golos e este é que é o objectivo do jogo.

Os alemães com o seu sentido prático e objectivo marcaram 4 golos em 20 minutos, o essencial era isso marcar golos na baliza contrária, foi o que fizeram.

Não é preciso grandes tácticas o que é preciso é marcar golos e isso os alemães fizeram-no muito bem, quer gostemos ou não deles, cumpriram com o objectivo que lhes foi proposto e com os jogadores que dispunham.

Questionaram vocês porque é que este tipo está aqui a escrever estas balelas todas, elas servem a penas para sintetizar o que já muitas vezes escrevi em diferentes textos, que foi que temos que ligar áquilo que é importante e deixar de fora o que não é. Quantas vezes muitos de nós andamos preocupados com coisas que não devemos? Quantos de nós estabelece objectivos e luta por eles sem se distrair com coisas que lhe são marginais?

A mensagem que pretendo deixar-lhes é que extremamente importante que fixemos os nossos objectivos, pessoais ou de sociedade e que nos foquemos na melhor forma de os alcançar e por de parte todo o ruído que possa ser gerado à volta, repito o que é importante é alcançar os objectivos a que nos propomos.

Foi isso que a Alemanha fez, o objectivo era ganhar ao Brasil e ganhou.

É este o raciocínio que temos que interiorizar temos que colocar os nossos valores e objectivos, pessoais ou sociais acima de tudo, sem passar por cima de ninguém, e lutar para que os mesmos se concretizem por maiores que sejam as dificuldades, costumo dizer o que se obtém facilmente não dá gozo o que é difícil dá um prazer enorme porque nos obriga a pensar a definir várias estratégias, planos, jogar xadrez em três dimensões como eu costumo dizer.

Os prazeres que dá nós alcançarmos os objectivos a que nos propomos e conseguirmos realizarmos os nossos planos que idealizámos mesmo que tenhamos que passar maus bocados, os bons vão compensar largamente o nosso esforço, por isso vos escrevo focalizem-se no que é importante e aprendam a distinguir o pão ralado e a serradura, como costumo dizer.

Existe um provérbio chinês que diz: “uns dias dá-se arroz noutro a salsa e assim sucessivamente”.

O que aconteceu ontem foi apenas um jogo de futebol nada mais, já passou e no Mundo continua a acontecer coisas que não deviam acontecer e outras que se concretizam, existem coisas boas e más, a vida continua.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome