Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

SEITAS & COMPANHIA
2ª parte

10-01-2020 - Pedro Pereira

– IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS (Mormons). Foi criada nos EUA por Joseph Smith que disse ter sido visitado por um anjo, o qual lhe revelou a verdade sobre Deus. De tradição pseudocristã, esta seita considera a raça negra com sendo inferior e é acusada de trabalhar para a CIA. São donos de quase todo o estado do Utah, em cujas montanhas rochosas albergam em túneis com centenas de quilómetros, microfilmes dos registos de nascimento, casamento, óbito, etc., da maior parte dos cidadãos em todo o mundo, quer dos vivos, quer dos seus ancestrais. Os seus seguidores pagam o dízimo e outros encargos pecuniários.

IGREJA DO ENTENDIMENTO BÍBLICO. Seita norte-americana fundada por StewartTraill na década dos anos setenta do século XX. A sua ideologia está imbuída de fundamentalismo anglo-saxónico. Até 1976 autodenominou-se Família para Sempre, porém, a partir desse ano adotou o nome de ChurchoftheBibleUnderstanding (Igreja do Entendimento Universal).

–  IGREJA MUNDIAL DE DEUS. Foi fundada em 1933.

IGREJA PROCESSO DO JUÍZO FINAL. Seita nascida em 1963 por obra de um indivíduo de nome Grimston, com uma ideologia mista de gnosticismo e luciferianismo. Umas das suas crenças mais originais é a afirmação de que Satanás e Cristo fizeram as pazes e colaboram com o fim do Mundo.

– IGREJA UNIFICADA DE CRISTO. Formada em 1957, agrupa as igrejas reformadas, evangélicas e congregacionais dos EUA.  

IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS (IURD) ou Comunidade Cristã do Espírito Santo. Seita brasileira com sede em S. Paulo, no Brasil de inspiração cristã, fundada em 9 de julho de 1977 por uma criatura de nome Edir Macedo que autoproclamou de “bispo”, juntamente com um seu cunhado, o senhorRomildo. Abomina imagens e renega santos. Cobram o dízimo e outros emolumentos, como os que se referem aos milagres que fazem em grande quantidade aos seus adeptos e visitantes, o que lhes garante rendimentos de muitos milhões de dólares por mês. Possui estações de rádio e de tv, para além de periódicos em várias partes do mundo (mais de 200 países), incluindo Portugal.

IGREJA UNIVERSAL E TRIUNFANTE. Movimento norte-americano nascido em 1958 pela batuta de Mark L. Propfhet, com uma mescla de espiritismo e ocultismo em torno de uma base supostamente cristã. Após a morte do seu fundador em 1973, a seita passou a ser controlada pela sua mulher, Elizabeth Wolf, que afirma ser a Marta evangélica reencarnada e a transmissora dos desejos da Grande Fraternidade Branca no mundo.

– IRMANDADE BRANCA. De tradição new age, o seu guru é SwamiSananda.

IRMANDADE DE ABRAÃO. Seita constituída em janeiro de 1967 e mencionada por Jacques Mantet no seu estudo sobre religiões, que relativamente a ele diz que se preocupa em por em prática os valores morais, espirituais e culturais que provem da tradição de Abraão entre os judeus, os cristãos e os muçulmanos, com o fim de intensificar a sua mútua compreensão e de promover a justiça social, a paz e a liberdade. Tem o seu centro em Paris onde se reúnem todos os meses para abordar um tema eleito para todo o ano. A regra de fraternidade consiste em que somente um judeu pode expor um ponto de vista judaico e um cristão de igual modo, tal como um muçulmano.

- IRMÃOS MUÇULMANOS. Seita fundada em Islailiya em 1927, pela mão do mestre Hasan al Banna (+1949) com a intenção de apoiar e difundir o Islão. Afirmam que o Corão concorda com os conhecimentos científicos. Quando se mudaram para a sua sede no Cairo, em 1933, ganharam notoriedade rapidamente. Expandiram as suas atividades para a Síria, Palestina, Jordânia, Iraque e Sudão, porém, a sua conexão com atividades políticas resultou numa estreita vigilância sobre eles por parte das autoridades. Em 1949 Banna foi assassinado e embora alguns dos seus discípulos continuassem a sua obra, a irmandade foi dissolvida no Egipto em 1954 e quatro anos mais tarde na Síria.

A partir da década dos anos sessenta a seita estabelece-se em força na Arábia, Jordânia e Kuwait. Um dos seus membros foi quem assassinou o presidente do Egipto, Anuar al Sadat, em 6 de outubro de 1981.

ISMAELITAS. Seita originária de divergências ideológicas da seita muçulmana xiita. Os ismaelitas creem que o último imã foi Ismael, desaparecido subitamente da vista dos seus adeptos, não obstante se revelar a alguns dos seus iniciados. Entre os ismaelitas desenvolveu-se uma corrente que reconhece apenas sete imãs sucessivos, sendo que o último se escondeu no século VIII, tendo a sua linha sido reiniciada dois séculos após este sucesso.

J

JACOBITAS. Seita de cristãos oriundos da Síria. As quase totalidades dos seus adeptos encontram-se no sul da India. O seu nome deriva de Jacob Baradeu, bispo de Edessa (séc. VI) que reavivou a heresia de Eutiques ou heresia Monofisita, segundo a qual a natureza humana de Jesus Cristo foi absorvida pela natureza divina. A sua língua litúrgica é, mesmo na Índia, o siríaco clássico.

– JAINISMO. Nasceu na India no século VI a.C. com Mahavira.

K

- KEMETISMO. Novo culto neopagão de negros americanos faz uso do termo nos EUA. Este culto é considerado de caráter destrutivo. Kemet significa «negro» predicando dessa forma diversos graus de supremacia negra.

L

- LOUCOS DE CRISTO. Seita nascida no século XX na Califórnia, que se intitula religiosa, dirigindo os seus esforços à recuperação dos marginais. Possui um reduzido bando de seguidores.

– LUTERANOS. De tradição cristã. Movimento criado na Alemanha por Martinho Lutero no século XVI.

M

– MAHAYANA. Movimento de reforma surgido no século I. Originalmente implantou-se na China, Japão e Sudeste asiático.

–  MAITREYA. De feição ocultista. Seita originária da Escócia. O seu líder é Benjamin Creme.

– MANDEÍSMO. Seita antiga, descendente do gnosticismo primitivo. Rende culto a João Batista. Conta com cerca de 40 000 seguidores no Iraque.  

– MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL. De base hinduísta. Originária dos EUA, o seu chefe é Maharishi MaheshYogi.

MELCHITES. Designação dada no século V aos cristãos do Patriarcado de Jerusalém, Alexandria. Os Melchites aderiram no Leste da Europa ao Cisma da Igreja de Roma, em 1054, porém, nos séculos seguintes grupos de Melchites deslocaram a sua fidelidade de novo para Roma. É uma das seitas cristãs do Rito Oriental.  Tem cerca de 270 000 adeptos. O seu patriarcado encontra-se em Damasco, Síria. Os seus sacerdotes estão autorizados a casar, os ofícios litúrgicos são realizados em árabe. 

METODISMO. Movimento surgido a partir do protestantismo na Grã-Bretanha, no século XVIII. Propagou-se aos EUA.

–  MOVIMENTO PELA RESTAURAÇÃO DOS DEZ MANDAMENTOS DE DEUS. De feição cristã milenarista, é originário do Uganda. Esta seita foi descoberta há pouco tempo. É responsável por ter assassinado 924 fiéis.  

– MENINOS DE DEUS. De matriz pseudocristã, tem por origem os EUA e o seu líder é David Berg. Esta seita tem sido acusada de assédio sexual de menores e de prostituição infantil.

MENONISTAS. São um grupo religioso protestante com origem no século XVI. O seu nome tem a ver com o seu fundador, de nome MennoSimons, um padre católico holandês convertido à fé Anabaptista. A maior parte dos seus membros encontra-se nos EUA.

- MOVIMENTO RESTAFARI. Ramo surgido da Igreja Copta que considera o falecido imperador (da Abissínia) HaileSelassie, um enviado de Deus para a libertação de África.

N

– NOVA ACRÓPOLE. É originária da Argentina. De base pseudofilosófica. Os seus líderes são AngelLivraga e Ada Albretcht.

O

O CAMINHO. (TheWay). Seita norte americana fundada por um pastor da Igreja Unida de Cristo, de nome Paul Wierwille, em 1957. A sua ideologia é uma mistura de elementos cristãos heterodoxos com outros pentecostais e esotéricos. Negam a divindade de Cristo, a Trindade e o valor expiatório da morte de Cristo na cruz. É benevolente relativamente ao consumo de álcool, drogas e prática de amor livre. Dado quer os seus adeptos nos EUA fazem treino militar, é considerada uma seita perigosa.

– OPUS DEI. Seita de matriz católica, foi fundada em 2 de outubro de 1928 em Madrid, por JosemaríaEscrivá de Balaguer (1902-1975), um obscuro sacerdote - filho de um comerciante aragonês arruinado – que encontrou poder e fama na carreira eclesiástica através do seu agrupamento.

– ORDEM DO TEMPLO SOLAR. De base ocultista. Originária da Suíça, os seus chefes têm os nomes de LucJouret e Joseph DiMambro. São acusados de provocarem suicídios coletivos através do método de cremação.

ORDEM RELIGIOSA DE BRUXARIA – Seita criada em Nova Orleans, EUA, em 1972 por Mary OenidaToups. Tem por finalidade restaurar a influência da bruxaria na sociedade contemporânea.

P

–  PENTECOSTALISMO. De raiz cristã, esta seita nasceu em 1901, nos EUA por iniciativa de Charles Fox Parham, pastor metodista.

PESSOAS UNIVERSAIS. Esta seita também é conhecida como, Pessoas Cósmicas com Poder da Luz. Seguem à risca as palavras do seu mestre Ivo A. Benda, que afirma ter contacto direto com AshtarSheran, líder do Comando galáctico de Ashtar, uma frota de alienígenas que se encontra em órbita eterna em torno da Terra. Segundo referem, em 1977 Ashtar tentou comunicar-se com a humanidade sabotando a transmissão de TV das cidades de Hampshire e Berkshire, nos EUA. Uma das profecias da seita refere que alguém vai implantar chips de identidade na população mundial, de forma a controlá-la.

POMBA DA UNIÃO. A fundadora desta seita com origem nos EUA, Shaini Goodwin, defende uma Reforma da Segurança Económica americana, um projeto para eliminar todos os impostos dos EUA e instaurar a paz mundial. Esta guru pede aos seus seguidores que lhe entreguem todas suas economias para esse propósito. Os adeptos acreditam em “espíritos canalizados”, “seres interdimensionais”, e acham que “uma raça de répteis ditadores do espaço” está a impedir o sucesso da organização.

Q

– QUAKER. Nome porque que se designam os vários grupúsculos deste movimento com origem no protestantismo britânico do século XVII. É contra a hierarquização do protestante e centra-se na «luz interior» a chispa divina que transporta cada ser humano.

Atualmente estimam-se em cerca de 400 000 os quakers em todo o mundo. A maior comunidade situa-se no Quénia. Esta organização nasceu em 1652 pela batuta de George Fox, pretendendo-se restauradora da fé cristã original. Os seus associados são apodados de “tremedores”. Rejeitam qualquer organização clerical, para viver no recolhimento, na pureza moral e na prática ativa do pacifismo, da solidariedade e da filantropia.

R

 RAELIANO. De inspiração extraterrestre (ovnis). Seita originária dos EUA, o seu líder chama-se Rael (um extraterrestre), ex-jornalista desportivo francês com o nome verdadeiro de Claude Vorilhon. Esta criatura afirma ter sido abduzida (ou sodomizada…) por um extraterrestre na década de 70 e, após a experiência, ter-se-ia transformado num messias. Os indivíduos, intitulados por ele de “Elohim”, seriam os criadores de todas as formas de vida existentes no planeta, tendo-lhe confiado a missão de construir uma “embaixada” na Terra para os receber. Por tal desígnio fundou uma “religião ateísta” com um conselho científico, sacerdotes e adeptos. O movimento raeliano afirma ter 55 mil membros espalhados em 84 países. A maioria está no Canadá, nos Estados Unidos, na Suíça e em França.

– ROSA CRUZ (Ordem). De tradição ocultista, os seus membros acreditam na reencarnação do ser humano, que se daria a cada 144 anos. Respeitam Jesus como um dos avatares, isto é, um dos mestres místicos. Há quem considere que esta organização teve origem na Confraria dos Iluminados existente na Alemanha a partir do século XVI, tendo-se difundido pelos países vizinhos no século seguinte.  

S

–  SAHAJA YOGA. De base sincrética. Nasceu na India e o seu chefe é Shri MatajiNirmala Devi.

- SAMARITANISMO. É um ramo dissidente do judaísmo, bastante antigo, tem sede em Samaria (Israel). É pré-talmúdica e de facto, não reconhece o Talmud. Os seus adeptos (samaritanos) são um pequeno grupo étnico-religioso que habita nas cidades de Holon e Nablus, situadas em Israel. Designam-se a si próprios como Shamerin “os observantes” (da Lei).

–  SATHYA SAI BABA ORGANIZAÇÃO. De tradição orientalista, nasceu na Índia. O seu fundador autoproclama-se um deus, salvador do mundo. Alguns dos seus «milagres» são contraditórios com outros aspetos da sua vida, como o atentado que sofreu em 1993 de que saiu com vida graças a um relógio-despertador. Também foi acusado de abuso sexual de menores.

SUNISMO (sunni ou sunitas). Diferentemente dos xiitas, os sunitas aceitam o califado de Abu Bakr (573-634). É o maior ramo do Islão. Os sunitas representam 84% do total dos muçulmanos. Aceitam a suna, guiados pelas leis do Alcorão. Enfatizam o poder de Deus e o determinismo do destino humano.

T

TABERNÁCULO DA FÉ. A designação desta seita tem origem no facto do seu criador William MarrionBranham (falecido em 1965) pregar em tendas e outras barracas e nelas operar muitos milagres e curas. 

TAOÍSMO. Conjunto de ensinamentos filosóficos e religiosos originados na China a partir de Lao-Tse (Laozi) no século VI a. C. Também é conhecido como daoismo e tauismo. Dizem-se tradição filosófica e religiosa com origem na China. Enfatizam a vida em harmonia com o Tao. Este termo designa a fonte, a dinâmica e a força motriz que sustenta tudo o que existe.

TEOSOFISMO. Seita fundada por M. Blavatky (1851-1891), no Oriente, que juntamente com outros parceiros fundaram em 1875 a Sociedade Teosófica em Nova Iorque. Este movimento afirma possuir uma inspiração especial do divino através do desenvolvimento espiritual.

– TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. (Sociedade da Torre de Vigia. De inspiração cristã, esta seita foi fundada por Carlos Russel, em Brooklyn, USA, em 1872. Os seus aficionados são conhecidos como «estudantes da Bíblia». Possuem cerca de 8 000 000 adeptos em 239 países. Cobram o dízimo e outras taxas para além da esmola aos seus membros, dinheiro que é canalizado para a sede em Nova Iorque. Fazem uma interpretação literal do Novo Testamento da Bíblia, consideram-se como o povo eleito de Deus e que, portanto, só eles se salvarão no Dia de Juízo Final, que estará para breve.

 THERAVADA. Ramo mais antigo do budismo, surgido quando da primeira compilação escrita do budismo. Encontra-se implantado principalmente na Índia e no Sudoeste asiático.  

– TRADIÇÃO, FAMÍLIA E PROPRIEDADE. De matriz católica, esta seita é originária da Argentina, o seu chefe chama-se Plínio Correa de Oliveira, é criticado pelos seus detratores por suspeição do desaparecimento de jovens.

U

 UMMO. De feição extraterrestre (ovnis). Seita com origem em Espanha. O seu líder chama-se Fernando LedesmaManzano.

UNITÁRIOS. Seita surgida a partir do pensamento desenvolvido por Miguel Servet e Fausto Socino no século XVI, nega a Santíssima Trindade e afirma o uso da razão na religião.

- UNIVERSALISTAS. Seita com origem no metodismo inglês, embora ligada aos EUA. Defende a salvação universal e a existência do inferno. 

V

– VASHRAIANA. Parte do Mahayana, definido pela sua influência do tantrismo hindú. Fixou-se originalmente na região dos Himalaias, Kalmukia, Japão e Mongólia.

– VERDADE SUPREMA. (AumShinrikyo). Nasceu no Japão, sendo seu líder ShokoAsahara. De base sincrética, esta seita foi acusada do atentado com gás sarin no metro de Tóquio em 1995.

VIDA UNIVERSAL. Seita fundada por GabrieleWittek, cuja interpretação abstrata de crenças religiosas atraiu 40.000 seguidores na Alemanha e mais 100 000 em todo o mundo. A sua fundadora reclama ter como melhor amigo um alienígena chamado Mairadi. Afirma já se ter encontrado com Jesus pessoalmente e receber frequentes visitas de fantasmas, incluindo o de sua falecida mãe. Os adeptos desta seita controlam um grupo de fazendas, administram escolas, clínicas e editoras, tudo para espalhar a sua doutrina.

VODU. Forma religiosa levada pelos escravos negros africanos da Costa de Ouro para a América, sobretudo o Brasil e o Haiti, muito embora também se tenham expandido pelo resto do Caribe e sul dos EUA. Defendem a existência de um só Deus criador do Universo e de tudo quanto nele existe. Trata-se de uma amálgama de magia negra: adoração de serpentes, rituais animistas…, que misturam a tradição tribal com a santaria cristã. O seu ritual é secreto, no decorrer do qual se agitam ao ritmo dos tambores em danças frenéticas, na crença no poder das divindades tanto benignas como malignas, que inclusivamente podem devolver à vida os mortos. Possui os seus próprios sacerdotes e sacerdotisas que são encarregues de dirigir as cerimónias.

O Vodu tem sido para as populações das ilhas caribenhas algo mais que um movimento religioso, uma vez que à sua sombra se produziram diversas revoltas.

Y

YAZIDISMO. Seita autóctone do Curdistão com influências islâmicas e zoroástrica seguida atualmente por 200 000 curdos. Os seus seguidores professam culto aos anjos e arcanjos das religiões abraâmicas, dando-lhes uma explicação própria.

W

- WACHTOWER. Sociedade multinacional que governa a seita das Testemunhas de Jeová, que se encarrega de recolher e de administrar a economia desta seita com o dinheiro obtido pelos seus aderentes.

- WICCA. Seita neopagã, que retoma as tradições de antigas religiões de bruxaria.

WIERWILLE. Seita fundada por Vitor Paul Wierwille (1917), antigo pastor da Igreja Unidade de Cristo, tendo abandonado a mesma em 1957 para fundar a seita TheWay (O Caminho). Afirmava que Deus lhe havia encomendado a missão de ensinar o Evangelho. A sua doutrina é uma mescla de elementos pentecostais.

XIITAS. São o segundo maior ramo do Islão, constituindo 16% do total dos muçulmanos. Os seus seguidores dizem ser Ali, o genro e primo do profeta Maomé, o seu legítimo sucessor, considerando ilegítimos os três califas sunitas que assumiram a liderança da comunidade muçulmana após a morte de Maomé. São seguidores de Ahl al-Bayt, a autoridade suprema da família de Muhammad e dos seus descendentes. A maioria dos grupos xiitas defendem que os imãs devem, obrigatoriamente, descender de Ali e sua esposa Fátima, a única filha de Maomé. Com o decorrer dos tempos, devido a divergências ideológicas relativamente à linhagem dos legítimos imãs, surgiram três concepções dentro do xiismo: os duodécimos, os ismaelitas (subdivididos em carmatas e fatimitas) e os zaiditas.

XINTOÍSMO. É a religião mais antiga do Japão. A sua origem é obscura e datada de, pelo menos, metade do primeiro milénio a.C.

Z

ZAIDITAS. Seita originária de divergências ideológicas da seita muçulmana xiita. Esta seita tem origem em Zaid Ibn Ali (740), fundador do movimento e descendente direto de Ali. Para esta gente, o verdadeiro xiita é todo o muçulmano piedoso que segue as regras dos descentes de Ali e Fátima e seja culto e ativo no meio político.

– ZEN MACROBIÓTICO. De tradição budista. Seita originária do Japão tem por líder George Ohsawa.

- ZOROASTRISMO. De origens incertas, aparece como uma religião por volta do século V a. C. Os seus ensinamentos baseiam-se no profeta e poeta Zoroastro do antigo Império persa.

Pedro Pereira

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome