Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

SEITAS & COMPANHIA

03-01-2020 - Pedro Pereira

(1ª parte)
Desde os alvores da História da Humanidade que existem registos da atividade do Homem relativamente a ritos e práticas mágico/religiosas animistas.

Com a evolução das comunidades humanas - sobretudo com a sedentarização - ao longo dos tempos, a crença no transcendente como forma de os homens procurarem encontrar explicação para o inexplicável e arrimarem-se ao auxílio do inatingível para a labuta da sobrevivência

quotidiana, deu origem a concepções organizadas de rituais em torno de divindades por eles concebidas – elementos da natureza, animais e outros… - que paralelamente foram aproveitadas como forma de controlo das tribos por parte dos clãs dominantes.

Ao longo dos séculos, à medida que as sociedades se organizavam em nações e Estados, as seitas foram, na sua maior parte, dando lugar a religiões que as sorveram e adaptadas a gosto por estas, patamares mais evoluídos na organização política e económica exercida pelos sacerdotes/agentes do poder como tentativas – quase sempre bem sucedidas – de controlo das mentalidades dos seres humanos, seguras as castas dominantes de que é através do controlo das mentes que se «domesticam» os povos.

Desta forma, as seitas e as religiões desde os seus alvores constituíram um modo de domínio «político» exercido pelos poderosos relativamente aos seus súbditos, fórmula que chega até ao século XXI, expressa sobretudo em Estados islâmicos como o Irão, por exemplo, na certeza que a afirmação de Einstein de que «É mais fácil desintegrar um átomo do que uma mentalidade» se encontra consubstanciada na realidade que se vive atualmente em todo o mundo.

Nos tempos que correm o perigo para a sobrevivência da Humanidade não advém tanto das religiões, mas antes das seitas sinistras fundamentalistas que em crescendo tem vindo a ganhar peso junto das populações em quase todo o mundo, de que são exemplo as de cariz muçulmano, cristão e extraterrestre por exemplo.

Não obstante o alto nível de desenvolvimento tecnológico e civilizacional em geral alcançado pela Humanidade, o mundo encontra-se hoje – mais uma vez – à beira de uma ou mais catástrofes de resultados imprevisíveis por efeito da ação nefasta exercida pelas seitas, como a que sustenta o EI (estado islâmico) por exemplo.

Para melhor orientação do leitor sobre esta questão, segue uma listagem sumária de algumas das seitas que assolam o planeta.

Assim:

LISTA DE SEITAS E AFINS

A

ADVAITA VEDANTA. É um sistema de crença autointitulado filosófico que sustenta a não realidade ou ilusão de tudo aquilo que não seja a Consciência Suprema. Seita baseada na doutrina vedista e no prasthanatrayi (textos canónicos das doutrinas hinduístas).

-  ADEVENTISTAS CRISTÃOS. Entre 1841 e 1844, William Miller, um orador da crença Batista e capitão das forças armadas, lançou o “grande despertar do segundo advento” que eventualmente se espalhou pela maioria dos cristãos no mundo. Baseando a sua doutrina nos estudos que fez da profecia de Daniel 8.14, Miller calculou que Jesus retornaria a terra em algum dia entre 1843 e 1844. Falhou a previsão mas a seita continua viva e de boa saúde.

AHM ADDIYA. Seita formada por MirzaGhulan de Qadiam (1835-1908) na India, na região do Punjab. Defende que Jesus Cristo foi crucificado, mas que, no entanto, não morreu na cruz e que apareceu posteriormente em Cashemira, onde viveu até aos 120 anos, falecendo lá e tendo sido enterrado com o nome de YusAsaf. Afirma que Jesus era um profeta cuja personalidade se havia confundido com a de Mahoma, de tal forma que ao representá-lo como tal, não estava em contradição com a doutrina muçulmana.Mirza afirmou que o mero ensino formal dos ritos religiosos carece de valor, e rejeitou o dogma da «guerra santa» proibindo o uso do tabaco. Era considerado como um enviado de Deus.

Nos princípios dos anos vinte do século passado, produziu-se um cisma formando-se duas fações: a de Qadyam, que se instalou no Paquistão e considera Mirza como profeta muito embora reconheçam que algumas das suas profecias são uma simples interpretação subordinada à revelação recebida por Maomé; a outra é a de Lahore, muito menos numerosa e mais próxima do Islão Sunita.

Ambos os ramos editam numerosas publicações em diversos países e línguas, atuando como sociedades missionárias no Paquistão, Índia, Europa, África Oriental…

ALADURA. Seita nascida na Nigéria, após a 1ª Guerra Mundial com clara inspiração metodista e revivalista. Os seus adeptos procuram a santidade e a prosperidade através da pregação da palavra de Deus. Posteriormente, deriva desta, surgiram outras seitas similares como a Celestial ChurchofChrist, a ChristApostolicChurch, etc…

- ALAUITAS. Formam um grupo étnico-religioso do Médio Oriente.

Encontra-se presente, sobretudo na Síria, país onde constituem 10% da população, isto é, cerca de 3 milhões, onde os seus associados dominam as estruturas políticas.

AMIGOS DO HOMEM. Movimento sectário cujo nome oficial é o de Exército do Eterno ouIgreja do Reino de Deus. Foi esta seita fundada por AlexanderFreytang (1870-1947), um suíço membro dos Estudantes da Bíblia (posteriormente, Testemunhas de Jeová). Os Amigos do Homem mantem-se em França com caráter minoritário.

- AMISH. Grupo de comunidades cristãs anabatistas (batismo de adultos por imersão) que vivem nos Estados Unidos e no Canadá. São conhecidos pelas suas atitudes conservadoras fundamentadas numa leitura restrita das Escrituras. Tal como os Menonistas, os Amish são descendentes de comunidades suíças anabatistas que tiveram as suas origens nos ensinamentos de Félix Manz (1498-1527) e ConradGrebel (1498 - 1526). Este movimento começou com Jacob Amman (1656-1730), um líder suíço dos Menonistas. Os primeiros grupos Amish começaram a emigrar para os EUA no século XVIII, fugindo às perseguições e ao serviço militar obrigatório. São pacifistas consequentes, negando-se a cumprir o serviço militar. Ainda hoje não conduzem automóveis, não pagam Segurança Social nem impostos, não aceitam qualquer forma de assistência do Governo, e muitos evitam mesmo de fazer um seguro de vida. A maioria dos seus membros fala um antigo dialeto alemão/suíço conhecido como PensilvâniaDutch ou PennsylvaniaGerman.

AMIZADES ESPIRITUAIS. Sociedade mística fundada por Paul Sedir (Yvon de Loup) (1871-1926) destinada a pôr em prática a exortação evangélica a favor dos doentes, dos deserdados e dos desesperados. O seu sacramento essencial é a obscura pregação a Deus vivente, totalmente simples; a sua única máxima é ajudar os demais com todas as suas forças.

ANANDA MARGA. Movimento sincretista oriental contemporâneo que agrupa com especial importância as tradições da Índia. Fundado por ShriiAnandamurti, é considerado pelo governo da Índia como uma seita perigosa que possui características neofascistas. Pratica o assassinato como ritual. O próprio Anandamurti foi condenado a prisão perpétua por assassinato.

ASATRÚ. Neopaganismo fundamentado nas crenças dos antigos nórdicos e germânicos.Conhecido como de “lealdade aos Deuses”, é praticado em vários países para além da Escandinávia. O Asatrú também faz parte do chamado grupo das religiões neopagãs como o Druidismo, a Wicca, a Bruxaria Tradicional, a Stregheria, etc.

B

– BAHA’I. Organização fundada por Bahá’u’lláh (1817-1892), considerada pelos seus partidários como a prometida de todas as religiões. O seu ensino centra-se na unificação da humanidade. O bahaismo é de origem persa, cujos princípios doutrinais se baseiam na crença monoteísta, prega a unificação de todas as crenças, as quais se devem de dirigir a um único deus. Proclamam como valores obrigatórios para seus seguidores as orações diárias, a monogamia, a abstinência de drogas e álcool, além da prática do jejum durante 19 dias do ano. O calendário bahai convencionou a contagem de 19 meses para cada ano, sendo que cada mês possui 19 dias.

BAPTISTAS. Seita nascida no século XVII, a partir do protestantismo. Está particularmente implantada nos EUA.

BEKTASIYYA. Seita muçulmana nascida ma Anatólia entre os séculos XIII e XIV. Afirmam descender de um santo muçulmano lendário, HayyuBektas, mantém um culto amalgamado das doutrinas sunitas, chiitas e cristãs. Honram a Ali, que para eles forma uma espécie de trindade juntamente com Alá e Maomé. Atualmente subsiste um templo deste movimento no Cairo.

– BHGWAN SHREE RAJNEESH. Nasceu na India e o seu chefe denomina-se Osho, que diz ter sido «iluminado» ou «alumiado»? aos 21 anos.

C

- CALVINISTAS. Baseiam-se nos princípios concebidos por Calvino  (1509-1564), teólogo francês que teve grande influência na Reforma protestante. Atualmente agrupa numerosas igrejas protestantes da Austrália e dos EUA.

CARMELITAS DA SANTA FAZ. Esta seita, designada como “Ordem” foi fundada por Clemente Domínguez, um dos videntes do Palmar de Troia, e alguns dos seus adeptos nos alvores dos anos setenta. Domínguez foi ordenado bispo pelo arcebispo sul-vietnamita NgoDhinThuc. Excomungado e suspenso “a divinis” pelo Papa, em 1976 sofreu um acidente de viação que o deixou cego. A proclamação desta ordem resultou na rutura com a Igreja católica. Após a morte do Papa Paulo VI, autoproclamou-se seu sucessor com o nome de Gregório XVII.

– CIÊNCIA DA ALMA. Seita nascida na Índia. O seu guia é Thakar Singh.

– CONFERÊNCIA GERAL DE DEUS. Seita fundada em 1921.

CONFUNCIONISMO. Não é propriamente uma religião, é antes um sistema ético e moralfilosófico chinês criado por Confúcio, forma latina de Kung-Fu-Tzu, filósofo chinês do século VI a.C. Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política, a pedagogia e a religião.

-COPTAS. São cristãos egípcios cuja linguagem litúrgica provém do egípcio antigo, que se escreve com letras gregas maiúsculas. Defendem que a sua igreja foi fundada em Alexandria por S. Marcos. Pertencem a um ramo jacobita da Igreja ortodoxa e são monofisitas e monoteístas. À sua frente encontra-se o patriarca de Alexandria que reside no Cairo e o seu clero conta com bispos, arciprestes, sacerdotes e diáconos. Levam uma vida muito austera e observam os sete sacramentos. Não admitem imagens dos templos, mas antes, pinturas sobre temas religiosos. Devem de orar sete vezes ao dia e não podem alimentar-se de porco ou da carne de qualquer animal morto por estrangulamento.

- CRISTADELFIANOS. O seu nome significa: «Irmão de Cristo». Seita fundada em 1844. É de matriz evangélica da teologia unitarista, que se desenvolveu no Reino Unido e na América do Norte no século XIX. Existem adeptos em 120 países, num total estimado em cerca de 60 000 criaturas.

CRISTÃOS DE S. TOMÁS. Movimento de cristãos indianos da costa de Malabar, no sudoeste da Índia. Acreditam que o apóstolo São Tomás predicou o Evangelho na Índia e que foi martirizado em Mylapore por ordem de um príncipe indígena.

- CRISTO DE MONTFAVET. Seita conhecida como Igreja Cristã Universal, fundada em França em 1954 por George Roux. Defende a cura pelas mãos, tanto mais que o seu fundador se declarou como uma reencarnação de Cristo. Preconiza regras de higiene alimentar e denuncia cinco venenos mortais: o tabaco, o chá, o café, gorduras cozidas e conservas.

D

– DAVIVIANOS ou simplesmente «TheBranch». Nasceu de um cisma ocorrido em 1955 num grupo denominado Igreja Adventista Davidiana do Sétimo Dia, movimento reformista com início em 1930, dentro da Igreja Adventista do Sétimo Dia. 

DUODÉCIMOS. Ramificação da seita muçulmana xiita. Forma o maior grupo divergente desta e reconhece uma linha de 12 imãs sucessivos, o último dos quais estaria ainda vivo, não obstante se ter escondido no ano de 874.

E

– 7 SELOS (Igreja Adventista Davidiana do Sétimo Dia). Nasceu nos EUA, com o líder Davis Koresh.

– ENERGIA HUMANA E UNIVERSAL. Tem origem no Ceilão (atual Sri Lanka), de tradição orientalista, sendo seu chefe DasiraNarada.

EXÉRCITO DE SALVAÇÃO. (SalvationArmy). Seita metodista fundada por Guilhermo Booth na segunda metade do século XIX, cujo objetivo é a procura de que todo o indivíduo se submeta a Deus e que o Mundo receba a salvação por meio de Jesus Cristo como mestre supremo, obedecendo as seus preceitos e trabalhando com amor pera o bem do próximo a fim de que todos encontrem o favor divino e a eternidade. Rejeitam as igrejas constituídas, por serem incapazes de procurar o bem-estar espiritual e corporal dos seus fiéis, especialmente os pobres.

F

– FALULONG. Nasceu na China, de tradição orientalista. O seu líder atual é o Mestre Li.

FILHOS DE DEUS. Seita criada nos EUA por um ex-pastor de nome David Brandt Berg, que adotou o nome de Moisés David. Mantem a crença numa doutrina milenarista. Nega a doutrina da Trindade e apresenta – e representa – o Espírito Santo como uma mulher seminua. Defende que os pobres cada vez mais subjugados pelos ricos revoltam-se frequentemente sem êxito, porém, em breve os ricos se matarão uns aos outros numa guerra atómica que deixará os pobres em liberdade para reconstruírem uma sociedade perfeita, embora primitiva.

Trata-se de uma seita fortemente hierarquizada. Os seus membros chamam-se “cordeiros” e são dirigidos por pastores responsáveis de comunidade, pelos pastores do distrito, pelos bispos, arcebispos e ministros. No vértice da pirâmide está Jesus Cristo. Conhecidos comoFilhos de Deus, o movimento perdeu a sua base dogmática inicial, incorporando técnicas socialmente escandalosas como a prostituição dos seus associados a favor da seita e o tráfico de crianças filhos desta conduta, bem assim como a homossexualidade.

Mantém como livro base As Cartas de Moisés David aos Filhos de Deus. A seita encontra-se presentes em mais de cinquenta países.

G

GRANDE FRATERNIDADE BRANCA. É um coletivo de sábios que controlam o mundo desde o Tibet, segundo Madame Blavatsky, graças aos quais ela assimilava os seus ensinamentos. Atualmente apareceu outra mulher, Elizabeth ClareProphet, que se autodenomina Guru Ma, que fundou a Igreja Universal e Triunfante, afirmando manter contato com esses sábios.

– GRANDE FRATERNIDADE UNIVERSAL. De tradição ocultista, viu a luz na Venezuela, tendo por chefe o Doutor SergeRaynaud de la Ferriére.

H

HARBIYYA. Seita fanática fundamentalista muçulmana formada por partidários de Abu Hassim. São seguidores de AbdallaibnHarb que havia em tempos foi designado por Abu Hassim, ao qual havia passado o espírito deste último. Dentro de uma certa inspiração iraniana, reservam um lugar importante nos seus ensinamentos e na metempsicose.

– HARE KRISHNA. Foi fundada nos EUA em 1965 por BhaktivedantaSwamiPrabhupada, como o nome de Associação para a Consciência de Krshyna, baseando a sua doutrina teoricamente em BhagavadGita e outras obras hinduístas. Os associados desta seita devem submeter-se a uma disciplina férrea sustentada em práticas de despersonalização do indivíduo que podem, inclusivamente, chegar à realização de práticas delituosas a favor da mesma, uma vez que todo aquele que não pertence a ela é um “karmis” que só merece ser utilizado e aproveitado em benefício próprio. Esta seita foi acusada de manipulação mental, abuso sexual de jovens e tráfico de drogas.

HARRISMO. Seita africana fundada na zona meridional da Costa do Marfim por William WadeHarris (1865-1929), mais conhecido como Wouré. Membro da etnia grebo da Libéria foi predicador laico e professor encarregado da Igreja Metodista episcopal de Cabo Palmas, e mais tarde da de HalfGarraway. Em 1910 mudou-se para a Costa do Marfim onde predicou até ser expulso pelo governo francês. A sua doutrina baseia-se na Bíblia.

– HEAVEN’S GATE. Teve origem nos EUA, fundada por tendo por chefe Marshall HerffApplewhite. Protagonizou um suicídio coletivo por envenenamento de 39 indivíduos, incluindo o cabecilha da seita.

HOMENS PANTERAS. Sociedade secreta africana que perdura em alguns lugares como o Camarão, Congo e Nigéria. Praticam uma forte magia oculta. Os seus membros apresentam-se nos cultos cobertos de peles de panteras com garras deste tipo de felino nas mãos e nos pés. Entre os seus ritos destacam-se o de arrancar o coração das vítimas e comê-los crus. A fantasia popular atribui-lhes a faculdade de poderem transformar-se em verdadeiras panteras.

I

IDENTIDADE CRISTÃ. (Christian Identity). Seita patriótico-religiosa americana com forte base nacionalista e populista, fundada por Wesley Swift, um pregador evangélico dos anos 20 que amalgamou a teoria do anglo-israelitismo com a ideia da América como sendo a terra prometida dos nossos tempos e com uma reinterpretação das Escrituras. Desta forma os negros e outras minorias étnicas seriam descendentes de homens pré-adâmicos e os judeus viriam da união sexual de Eva «com a serpente do Jardim do Éden. Desta forma, esta seita apresenta uma base teológica que pode ser adotada sem grandes problemas por membros de organizações como o KuKluxKlan. Existem vários grupos que se identificam com oChristian Identity, sendo o mais importante deles as AryanNations. Esta associação tem obtido considerável apoio junto das massas populares desapontadas com o que consideram o declínio da sociedade americana.

–  IGREJA ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA. É de matriz cristã, denominada restauracionista, distinguindo-se pela observância do dia de sábado e pela fé na eminente vinda de Cristo à Terra. Esta organização foi formalmente criada em 1863. 

– IGREJA DA CIENTOLOGIA. Nasceu nos EUA da autoria do escritor de ficção científica, Lafayette Ronald Hubbard (1911), tendo sido considerada perigosa pelo Parlamento Europeu. De raiz pseudocientífica, a sua doutrina apresenta-se como a «ciência moderna da mente» capaz de curar através de leis até agora desconhecidas sobre o pensamento, embora seja, na realidade, uma amálgama de elementos sacados da ficção científica, do hinduísmo, taoismo e budismo. O seu método de tratamento da saúde mental (dianética) e de luta contra a droga carecem de qualquer base científica.

Esta seita considera como centro da sua moral a ideia de sobrevivência, o que se faz com que se permita a mentira e a violência. Por tal facto tem sido perseguida pelo FBI e em vários países. É uma das seitas mais perigosas e destrutivas conhecidas, também conhecida como «a religião dos artistas americanos».

– IGREJA DA UNIFICAÇÃO. Tem origem na Coreia em 1954 e o seu chefe é o reverendo SunMyungMoon, que se autointitula «o novo Messias». De inspiração pseudocristã, ultraconservadora, centra a sua ideologia na conceção de Moon, o qual defende que é o segundo messias destinado a reparar o fracasso de Jesus Cristo na sua missão. Defende uma terceira guerra mundial como plano de Deus para restaurar o mundo. Nega a divindade de Cristo, o carater expiatório da sua morte na cruz, a existência de um inferno eterno e outros elementos cristãos. Este indivíduo e o seu agrupamento apoiaram fortemente as ditaduras latino-americanas, que acumulam uma grande fortuna, graças ao tráfico de armas, entre outros negócios de duvidosa legalidade, é proprietária de diversos periódicos, emissoras de rádio e televisão. Está implantada em diversos países ocidentais. 

Pedro Pereira

Continua no próximo número a segunda parte e última deste artigo.

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome