Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Condecorações, Comendas e Encomendas

20-12-2019 - Francisco Pereira

Li um artigo num destes dias chuvosos, onde o seu autor discorria sobre as condecorações, as medalhas, as comendas e todas essas traquitanas que muita da rapaziada adora. Ora sendo eu um tipo atento e insuspeito, não tenho comenda nem condecoração, lanço então uma proposta para a criação de várias novas ordens honoríficas, para a atribuição de condecorações, comendas e medalhas, premiando os méritos que tantas vezes permanecem obscuros.

Se for aceite, esta minha proposta, dará um colorido novo às cerimónias “condecoratórias” que Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica promove tão prodigamente juntando às antigas condecorações umas novas, agraciando assim personalidades em novas áreas de excelência, que até agora permaneceram num injusto e injustificado olvido.

Quero então propor a criação das seguintes novos graus honoríficos:

Grande Ordem do Polidor de Esquinas

Destina-se a premiar todo o cidadão que de forma abnegada passe os dias a polir as esquinas dos prédios, moradias e demais edifícios, privados e ou públicos, vivendo à conta dos vários subsídios atribuídos pelo Estado, sem fazer ponta de corno, sem prejuízo de o mesmo cidadão poder traficar droga e ou armas bem como roubar, furtar e gamar tudo o que possa.

Grão Colar do Sabujo Lambe-cus

Destina-se a atribuir a todo o cidadão que revele a mais extraordinária capacidade de dizer sempre bem, apoiar e seguir de forma canina e abnegada; Governantes, Deputados, Autarcas, Chefias e ou de Partidos Políticos, sem nunca nada questionar ou sequer colocar em causa, revelando o seu culto a determinada personagem nas redes sociais com torrentes de “Gosto” a cada singela inauguração de um sanitário público ou mesmo um genuíno e desabrido encómio a um traque dado pelo Chefe.

Grande Ordem do Xico Espertismo Labrego

Destina-se a premiar todo o cidadão que, faz da estupidez e da boçalidade a sua arma contra a sociedade, pretende esta ordem premiar todos os que contornam, subestimam, obviam, não cumprem e fazem gato-sapato das leis deste país, todos os que passam à frente dos outros nas bichas, que estacionam em locais para deficientes ou em cima dos passeios, todos os que lesam o erário público entre outros comportamentos dignos de nota dentro desta vasta área.

Ordem da Cavalgadura Desportiva

Destina-se a premiar todo o cidadão e ou instituição que no âmbito da actividade desportiva em geral e do futebol em particular, compre árbitros, falseie resultados, vigarize e ludibrie o Estado, arranje todo o tipo de manigâncias, falcatruas, subterfúgios e galfarrices para lesar os concorrentes e o Estado.

Grande Ordem da Saponária e do Comportamento Ecológico

Destina-se a premiar todo o cidadão que, demonstrando um elevado grau de respeito pelo ambiente, mostre estar ciente de quão importante é poupar água, evitando gastos supérfluos como seja tomar banho, partilhando com os circunstantes os eflúvios de seu hálito e o seu perfume “sovacal”.

Ordem do Pato Bravo

Destina-se a premiar todo o cidadão e ou instituição que, promovam o sector imobiliário, construindo casas de qualidade absolutamente miserável, financiando e inflacionando o valor das mesmas até se tornarem obscenamente caras, que promovam as trafulhices com trocas e baldrocas de terrenos, facturas falsas, negócios escuros envolvendo Municípios, clubes de futebol e construção civil em geral.

Estou seguro, que Sua Excelência o Senhor Presidente da República, acolherá com toda a atenção e dará ouvidos a estas excelentes propostas que contribuirão seguramente para o aumento da produtividade, dos afectos bem como da auto estima e espírito empreendedor dos portugueses. A bem da Nação claro está.

P.S. Para todos Boas Festas e um excelente 2020

Francisco Pereira

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome