Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

PSD está doente

25-10-2019 - Jaquim Jorge

O PS pode continuar a governar à sua vontade sem sobressalto, pelo menos, durante este ano e o próximo. O OE 2020 vai ser aprovado com mais ou menos dificuldade, o seguinte não tenho tanta certeza.

O PSD está em clarificação interna, para já, há três candidatos: LuísMontenegro, Miguel Pinto Luz e, porfim, Rui Rio.

Rui Rio vai à luta, mas senão vencer na 1.ª volta das eleições primárias, terá muita dificuldade em vencer à 2.ªvolta.

Montenegro e Pinto Luz são candidaturas independentes e diferentes, mas um e outro estão mais próximos do que de Rui Rio. Naturalmente o que passar à 2.ª volta terá os votos do que ficou pelo caminho.

Até ao início do próximo ano o PSD vai olhar para o seu quintal, é nessa altura que se realiza o Congresso e como anda ocupado, terá menos tempo para olharpara o quintal do governo.

Estamos com um problema de vital importância, quem fará oposição ao2.º governo de António Costa?

Já não é uma questão do PSD, nem de direita – esquerda ou do centro, o que está em causa é o PSD fracturar-se e não haver oposição.

Estamos com um problema intrincado,no espectro político à direita do PS, com enormes problemas de afirmação, é um mau sintoma para a nossa democracia.

É do interesse nacional e da nossa democracia haver um PSD pujante, coeso e que encabece uma alternativa de poder.

O PSD sempre teve a doença de lutas de facções, mas agora parece que se vai esventrar. Todavia como diz José Ortega y Gasset: “pior que ter uma doença é ser uma doença”.

O PSD só voltará a ser poder, se deixar de andar como gatos engalfinhados e se aproximar do CDS para uma coligação eleitoral. Portugal sociologicamente é de esquerda, o primeiro a ver isso foi Sá Carneiro.

Biólogo, fundador do Matosinhos Independente

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome