Edição online quinzenal
 
Terça-feira 16 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

MENSAGENS SUBLIMINARES – OBJECTIVOS

04-10-2019 - Pedro Pereira

Nos tempos que correm, este tipo de mensagens assumem particular acuidade face ao contexto de um mundo em mudança acelerada em todos os aspectos e, no que reporta a Portugal devem ser motivo de atenção redobrada, estudo e autodefesa por parte dos cidadãos.

Neste artigo, condensado de uma matéria bem mais vasta e estudada nos mais diversos países fazemos dela uma abordagem que esperamos venha a despertar a atenção e o interesse do leitor.

Nos próximos números de “O Notícias de Almeirim”, voltaremos a este tema de forma mais desenvolvida.

___________________________

As mensagens subliminares influenciam as nossas atitudes, porque são exibidas de modo a não permitir que a nossa mente consciente as perceba e as rejeite. Entram directamente pelas portas do subconsciente, porque são emitidas abaixo do limiar da captação dos sentidos dos indivíduos.

Podem ser de carácter visual, ou auditivo. Encontram-se dissimuladas em imagens ou em forma sonora com a finalidade de estimular o subconsciente do receptor, ou seja, das pessoas expostas às mensagens em questão. Estas são normalmente apresentadas abaixo dos limites normais de percepção auditiva ou visual humana, que pelo facto de não serem percebidas conscientemente, são susceptíveis de influenciar opiniões, actos e decisões.

Estas mensagens têm objectivos predefinidos e são usadas sub-repticiamente, com o objectivo de incentivar um determinado tipo de comportamento por parte dos indivíduos, como seja a compra de um determinado bem de consumo, o voto num partido ou candidato político, o apoio a uma religião ou a um líder religioso, e por aí fora. De qualquer modo as mensagens subliminares não podem controlar o comportamento do indivíduo. Só podem orientar e influenciar a sua decisão.

Este género de mensagens encontram-se escondidas em filmes, na rádio, em músicas, em programas televisivos, em vídeos de publicidade, de propaganda política, propaganda religiosa… mas também em cartazes, outdoors e outra propaganda impressa, em moldes imperceptíveis para a quase totalidade das pessoas. Na maior parte dos casos, quando em filmes, essas mensagens encontram-se inseridas em apenas um frame, de trinta em trinta ou sessenta frames sequenciais de um vídeo. As imagens são exibidas tão rapidamente (geralmente em alguns milissegundos) que as pessoas não as percepcionam. Do mesmo modo também se encontram disfarçadamente escondidas em programas, reportagens, programas e filmes para televisão, por exemplo.

No contexto musical, as mensagens subliminares em músicas, mais frequentes, assumem a forma de frases que são proferidas de maneira quase inaudível. Também existem casos em que as mensagens subliminares podem ser escutadas quando o trecho musical é reproduzido ao contrário.

Um dos exemplos deste tipo de mensagens, no que reporta ao marketing, é a introdução das mesmas em filmes de desenhos animados, com o objectivo de influenciar as crianças para a necessidade de possuírem um determinado tipo de brinquedo.

Mensagens subliminares são usadas por publicitários para persuadir os indivíduos a adquirir hábitos e atitudes saudáveis e melhorar a sua produtividade em geral por exemplo.

Mas também constitui uma arma poderosa nas mãos de publicitários, por isso as mensagens subliminares são usadas no marketing político para atrair a simpatia e o voto dos eleitores quer para candidatos quer para partidos políticos.

Estudos recentes efectuados por investigadores do MIT (https://www.kurzweilai.net/the-brain-can-process-images-seen-for-just-1milliseconds?utm_source=KurzweilAI+Weekly+Newsletter&utm_campaign=dd51a10e0f-UA-946742-1&utm_medium=email&utm_term=0_147a5a48c1-dd51a10e0f-281986509) demonstraram que a mente de um indivíduo é capaz de perceber uma mensagem exibida com duração muito curta, de apenas 13 milissegundos. Outras pesquisas demonstraram que se pode perceber inconscientemente uma frase dita ou escrita de trás para frente ou um desenho perdido no meio de um fundo confuso.  

Também é possível fazer com que consumidores passem a sentir simpatia ou preferência por um determinado produto mediante a exibição dissimulada ou não de símbolos de "sexo", "amor" e outros insertos nas imagens de propaganda do produto.

Do mesmo modo é referido que existem supermercados que possuem equipamento para inserir frases no meio de músicas ambiente que são passadas no espaço comercial para sugestionar os clientes. Uma mensagem subliminar sonora ou escrita pode ser apresentada em altíssima velocidade e não ser percebida pela mente consciente de quem se expõe a ela, mas as pessoas a percebem-na pelas vias do subconsciente.

Em muitos países este tipo de mensagens é proibida, quer na publicidade política quer comercial. Em Portugal o Código da Publicidade proíbe a publicidade oculta e dissimulado, porém, na prática não é difícil encontrar casos de quebra dessa proibição.

Em suma: as mensagens subliminares podem influenciar os seus pensamentos e comportamentos.

Pedro Pereira

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome