Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Amizade, amigos…

04-07-2014 - Henrique Pratas

Nos nossos dias ouvimos muitas pessoas falar que têm não sei quantos amigos, que tem amigo um amigo que exerce um cargo não sei onde e muito mais.

Decompondo este conceito (do latim amicus ; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego ) é uma relação afectiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo . Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos , entre irmãos , demais familiares, cônjuges ou namorados , pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.

A amizade pode ter como origem um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes conhecem-se melhor que os próprios familiares e cônjuges , funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.

Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação . Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a actividade não seja a de sua preferência.

A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida . Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão . Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".

Popularmente, disse-se que "o cão é o melhor amigo do homem ".

A amizade, tem sido considerada pela religião e cultura popular, como uma experiência humana de vital importância, inclusive tendo sido santificada por várias religiões.

No Poema de Gilgamesh , se relata a amizade entre Gilgamesh e Enkidu . Os greco-romanos tinham, entre outros vários exemplos, a amizade entre Orestes e Pílades .

Na Bíblia, cita-se no livro de 1 Samuel, a amizade entre Davi (que depois se tornaria rei em Israel) e Jonatas (filho do Rei Saul).

Os evangelhos canónicos falam a respeito de uma declaração de Jesus , "Nenhum amor pode ser maior que este, o de sacrificar a própria vida por seus amigos.". Salomão escreveu a sabedoria da Amizade em seus Provérbios: "Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão".

Este valor (amizade) é para mim muito importante e os requisitos necessários estão de forma sucinta descritos anteriormente.

Mas depois de vos ter escrito este texto que ao fim e ao cabo é um apelo à amizade, tentei ver quantos amigos de facto tenho e cheguei à triste conclusão que se contam pelos dedos de uma mão e é este um dos valores que a nossa sociedade está carente amizade.

A maior parte de nós temos conhecidos e não amigosestes últimos pautam-se por determinados princípios que nem todos estão dispostos, por isso escrevo que conhecidos temos muitos amigos poucos.

Aos amigos quando batem à nossa porta não se perguntem ao que vêm abre-se a porta, acolhem-se o melhor que pudemos e só depois é que vamos aos assunto que ele precisa de falar, sempre foi assim e será, no tempo da outra senhora quantas vezes amigos meus me tocaram à porta de forma apressada, abri-lhes a porta, deixei-os descansar e só depois eles me contavam de que fugiam e em conjunto lá arranjávamos forma para “solucionar” a questão.

Situações políticas, separações, “zangas” nas relações pessoais e profissionais, doenças complicadas e mais tantas outras situações que agora nem me recordo, mas sempre situações que afligiam amigos, que aparentemente não tinham “solução” para as mesmas.

Não me alongando mais neste meu escrito deixo-vos aqui a mensagem criem e alimentem o valor de ter amigos, não é fácil nos dias de hoje e em algumas situações trazem-nos algumas desilusões mas os amigos de verdade são o melhor que podemos ter, até num casal senão existir amizade verdadeira e sincera a relação não é sólida, arejada e consistente.

Um dos problemas de hoje resulta do facto de não cultivarmos a amizade, aliás este Governo tem trabalhado muito bem nesta área para afastar as pessoas umas das outras, faz parte, dividir para reinar.

Terminando este pequeno texto escrevo-vos sejam amigos de verdade uns dos outros, partilhem as vossas angústias com os vossos amigos de verdade e verão que a vida se torna mais fácil com o apoio dos nossos amigos, na verdadeira acepção da palavra.

O amigo não deixa ninguém para trás.

Henrique Pratas - Economista

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome