Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Estão a Gerar Monstros

28-06-2019 - Henrique Pratas

O que se está a passar ao nível de algumas escolas públicas é muito preocupante porque estão a tentar influenciar os alunos do 12.º ano de escolaridade para tirarem 20 valores às disciplinas que são determinantes para poderem entrar na Faculdade.

Afigura-se-me como sendo mais uma triste ideia dos professores ou de quem manda que as coisas decorram desta maneira, não é por isto que o rankig das melhores escolas é determinado, na minha opinião, este deveria ser calculado com base nos conhecimentos adquiridos, conjugados com a análise da maturidade dos alunos e aptidão para o exercício de uma atividade profissional.

Mas o que se está a praticar não é isto mas sim o incentivo a alcançarem melhores notas, próximas de 20 valores, como se isso fosse um indicador mais determinante. Por mim considero impossível ou mesmo indesejável que dê um 20 a um aluno porque nunca ninguém sabe tudo ao pormenor e realiza um exame ou um teste onde esteja tudo completamente certo sem qualquer tipo de mácula. Entendo mesmo que os professores que promovem este disparate estão a cavar a sua própria sepultura, porque estão a criar clivagens entre os alunos e concorrência desleal entre eles, em vez de promover a solidariedade académica, estão a promover a competição a qualquer preço e sem regras bem definidas.

Obviamente que ao interiorizarem este tipo de atitude a mesma será transportada para a sociedade e para as organizações onde no futuro irão desempenhar funções e a meu ver isto é muito mau, se na minha opinião nós não sabemos viver em sociedade, com medidas com esta, ainda vamos acentuar esta lacuna, deste modo entendo que os professores que promovem e fomentam este tipo de comportamento estão a prestar um péssimo serviço ao País.

Conheço muitos alunos que acabaram o seu curso com médias que considero de razoáveis e aceitáveis, 13/14 valores e que são excelentes profissionais em diferentes áreas e também conheço outros que acabaram os cursos pelos quais optaram com médias fora do comum e que são uns incompetentes, porque lhes falta uma componente muito importante e determinante no exercício de uma função que é o de saber interagir com as pessoas, pura e simplesmente não sabem verbalizar uma conversa e na minha opinião isto é perfeitamente lamentável e desajustado, não era isto que queria para a minha sociedade, mas é o que temos e vamos ter daqui a uns anos quando aqueles que agora supostamente lhes notas de avaliação altíssimas forem para o mercado de trabalho, quem vai sofrer com isso somos nós todos.

O que estamos a assistir é há criação de novos e modernos “monstros” que não sabem lidar com PESSOAS apenas se limitam a praticar um tipo de comportamento que lhes foi induzido e que é francamente mau, porque não sabem raciocinar e pensar, ou fazer um exercício extremamente simples que é utilizar a massa encefálica.

Serão óptimos a resolver problemas ou a apresentar soluções que vêm tipificadas nos manuais, mas tudo o que sair fora desta esfera de conhecimento, vai ser muito difícil porque não possuem flexibilidade mental para o efeito.

Com esta atitude estamos a criar mais problemas para o País, quando a meu ver existem coisas básicas que deveriam ser resolvidas e não são como por exemplo a aprendizagem do que é viver em sociedade, a educação física e a aprendizagem do que é praticar saúde preventiva e não curativa.

Meus amigos, é o que temos e o que temos não se me afigura nada de bom, exemplos disso podemos vê-los todos os dias num concurso da RTP1 designado por “Joker”, onde por exemplo ontem participou um professor do mestrado de Finanças numa Universidade Pública, que eu frequentei e até tenho vergonha de escrever o nome, porque nem sequer sabia responder há pergunta, em qua ano é que o voto se tornou universal no nosso País, as datas eram 1964; 1969; 1974 e 1975 e aquela alminha professor do mestrado em finanças numa Universidade Pública não sabia que foi em 1974, não quero adjectivar mas se um professor do ensino superior e de mestrado é isto o que serão os outros, isto é perfeitamente assustador, como diz o Jô Soares a ignorância da juventude é um espanto.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome