Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 18 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Os Sete pecados – A Ira

11-10-2013 - Francisco Pereira

Quando se tem raiva de outra pessoa, uma pessoa agressiva ou sede de vingança.

Os ódios são sempre maus. Mas odiar faz parte daquilo que somos enquanto espécie. Em suma nós odiamos e temos isso no nosso código genético, claro que os que entre nós se encontram com as cabecitas mais estruturadas, conseguem ter mecanismos que travam esses ódios, e que impedem verdadeiras hecatombes.

Os ódios, são questões que devem ser dirimidas, no foro interno de cada um, no entanto é bem sabido que todos temos ódios de estimação, que com maior ou menor consideração extravasamos. Libertar esses ódios, é benéfico. Por vezes nem são ódios, são meras questões de diferença de pontos de vista.

Discordar pode gerar ódios. Almeirim é uma terra “sui generis”, nesse campo, dado que muito pouca gente tem cultura democrática para perceber que dois amigos podem discordar e discutir sem que se odeiem. Fazer reparos a alguém que comete uma qualquer infracção é outra coisa que gera ódios. Nesta terra fazer um reparo a alguém que está acometer uma acção menos cívica é o cabo dos trabalhos, o “malfeitor” ao invés de reconhecer a gafe, e pedir desculpas, encarniça-se contra quem fez o reparo gerando uma violência que pode chegar a vias de facto demonstrando claramente uma população com comportamentos desviantes do foro comportamental.

Numa palavra, curem-se!

Francisco Pereira

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome