Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 24 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Desresponsabilização e amnésia da vida pública

14-06-2019 - Joaquim Jorge

O que se passou com Joe Berardo na comissão de Inquérito, recentemente, com Vitor Constâncio é uma desresponsabilização e uma amnésia extraordinárias: “não sei de nada”, “não fui eu”, “não me recordo”. Frases destas são o “habitué”.

A vida política em Portugal, com estes exemplos de desresponsabilização e amnésia, continua a cavar um fosso enorme entre os cidadãos e a actividade política, quer dos políticos, quer dos dirigentes que administram o nosso dinheiro.

Pessoas que vão trabalhar todos os dias, pagam os seus impostos religiosamente e fazem enorme ginástica para chegar ao fim do mês, não entendem este tipo de  situações, em que não se pune quem se deve punir e, chega-se ao fim, é uma mão cheia de nada. Vivemos num regime de "habilidocracia".

Este tipo de habilidades pode acabar com a democracia. Estamos na era da banalização da desresponsabilização, e agora, da amnésia dos políticos que têm levado à indiferença dos cidadãos em relação ao mundo dos políticos em que a sua reputação e legitimidade está nas ruas da amargura.

Portugal está a transformar-se num país faz de conta, de cobardes, de ladrões, de corruptos e de sem lei.

Somos um país de paródia, sem direito, sem razão, sem uniformidade, sem equidade, sem rigor, sem dignidade, sem imparcialidade.

Somos um país em que a única coisa que funciona bem, é cobrar impostos, para quem trabalha por conta de outrem e com menos posses. Portugal é um país que não se pode levar a sério e quem é sério está tramado e passa por lorpa e não tem futuro.

A abstenção perante o que se vive no país deveria ser muito maior!

Portugal tem um problema muito grande, vive numa democracia sem votantes o que o torna politicamente insustentável. Outro dos maiores problemas da nossa democracia é a formulação de leis que debilitam o nosso sistema político.

A distracção dos portugueses ao não ligaram ao que se passa à sua volta, têm o que merecem e merecem o que têm.

Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome