Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

TEMPO EM CHÁVENAS

14-06-2019 - Por Armando Alves

- Pode o tempo ser medido em chávenas de chá?

Wolfwood reajeitou a sua posição na poltrona como que adequando o seu corpo à resposta que preparava. - É uma medida incerta.

Wolfkrow bebericou mais um gole da infusão antes de se dedicar à resposta que obtivera. – Incerta se a tentar-mos traduzir em segundos, minutos e horas. Veja hoje por exemplo, vim cá para uma chávena de chá.Demorar-me-ia uma chávena de chá, pensei.No entanto, com o alongar da conversa, já vou na terceira e não estou certo de que seja a última.

- Caro Wolfkrow! – Wolfwood parecia agora empolgado em prorrogar o diálogo – Não será então o recipiente uma das divisórias temporais? Quantas chávenas leva um bule, pergunto-me?

- Agora é que o meu amigo colocou as ervas na água, a beleza da divisão de tempo por chá, imflecte, naquele que o bebe, uma tremenda importância que a medida habitual de tempo não contempla. Imaginemos que passamos uma hora de conversa, eu passo uma hora, e o meu caro passa uma hora e estas não se somam, passamos juntos a mesma hora. Mas imaginemos que a conversa terá a duração de um bule de chá! Neste caso o tempo é relativo ao número de apreciadores da infusão. – Wolfkrow sorria com triunfo.

Wolfwood franzio o sebrolho. – Meu caro, há algo que me arrefece o chá na sua divagação. Como sabe, sou extremamente pontual e gosto de o ser. Esta condição vêsse altamente comprometida num sistema temporal que depende em tudo do indivíduo. As lojas podem abrir com a primeira chávena de chá de quem a gere, mas essa chávena será certamente mais ou menos tardia que a minha, resultanto num desfazamento da cordenação de reações humanas. O chá é sem dúvida uma medida temporal mas com aplicabilidade especifica, por exemplo, nesta agradável tarde em que temos o fortuíto da liberdade de compromissos.

- Sim, entendo a que se refere, não vejo como acusar alguém de chegar duas chávenas atrasado, ou marcar o teatro para o inicio do terceiro bule, não. É uma medida muito particular que só pode ser usada quando encontramos refúgio do mundo, quando o relógio se torna desagradável. – Julgou Wolfkrow finalizar o assunto.

Wolfwood retirou do casaco um vistoso relógio de bolso. – E no entanto, o pesar dos ponteiros encontra meio de se manifestar nesta bela tarde entre alheia a compromissos.

- E que forma toma o marcar do tempo que o transtorna, caro amigo? – Quis saber Wolfkrow.

- O meu chá, Mr. Wolfkrow. Está frio.

Armando Alves

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome