Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

EUROPEIAS e ANTÓNIO COSTA

24-05-2019 - Joaquim Jorge

António Costa está em todas ora como Primeiro-Ministro ora como Secretário-Geral do PS, até, passa a ideia que é António Costa que vai a votos, mas seguramente que é Pedro Marques.

Tanto está numa reunião de militantes do PS como se encontra com Macron.

António Costa sagaz e com um feeling notável, já percebeu que o “número” que fez com os professores não chega: limitou-se a subir um pouco.

Este frenesim deve-se a que Costa quer que o PS vença as europeias para embalar para as legislativas. Mas não precisa de estar tão preocupado. O PSD e o CDS concorrem separados às legislativas, deste modo, não conseguiram maioria de votos. Mesmo que António Costa não fosse o mais votado a 6 de Outubro, o que duvido, voltaria a formar governo com a esquerda. Convém lembrar, que nas últimas eleições legislativas o PSD foi o partido mais votado, mas isso não interessou para nada.

O centro-direita só voltará ao poder em Portugal se fizer uma coligação pré-eleitoral, quem foi o primeiro a ver isso chama-se Sá Carneiro com a AD (Aliança Democrática).

O problema destas eleições europeias em Portugal é que se discute tudo menos a Europa. As mudanças climáticas, desigualdade, imigração e nacional-populismo são os assuntos que a Europa vai enfrentar no futuro.

Mais de 375 milhões de europeus serão chamados a votar no próximo fim-de-semana, mas mais de 50% dará uma nega.

É necessário “melhorar Europa”, mas do que isso é preciso “mais Europa”, para alcançar uma união monetária imune a recessões e uma política social que minimize as desigualdades.

Estas eleições iram eleger um Parlamento Europeu com cada vez mais anti-europeus. A Europa no futuro poderá implodir por dentro, e não, por fora.

Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome