Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Coitada da Europa!

24-05-2019 - Francisco Pereira

Felizmente não sei como são as campanhas nos outros estados desta pobre Europa, não sei nem quero sequer saber, basta-me ir seguindo a campanha para as eleições europeias que se faz por cá, para ficar encantado com a qualidade, a mestria e a arte dos candidatos.

Tristes patetas! É uma frase curta mas que descreve bem aquilo a que tenho assistido no que concerne a candidatos ao parlamento europeu. As candidaturas dos maiores partidos parecem estaleiros de obras, é só entulho, entre o PS o PSD e o PCP, não há um grama de intelecto, não desponta ali naquele estéril deserto uma réstia de esperança, o PCP apresenta o discurso costumeiro, mil vezes repetido, estafado, demagógico, irreal e pateta.

A medalha que premeia o miserabelismo está porém a ser disputada pelos gémeos que o querem renegar, o PS e PSD, apresentam-se com figurinhas de quinta apanha, ideias zero, lava-se roupa suja e pouco mais, nesta última semana entrámos na fase “diz o roto ao nu” aproveitando, os líderes dos dois partidos, o embalo para de forma mais o menos descarada fazerem campanha para as legislativas, em mais uma demonstração clara da sem vergonhice a que isto tudo chegou, o PSD deu-se ao trabalho de ir ressuscitar várias múmias de subúrbio com problemas de memória, só faltando o tipo mais sério de Portugal, sim esse mesmo aquele que não pagou o IMI devido durante mais de uma década, sim esse que comprou e vendeu acções ao desbarato.

Gostei muito de ver o senhor Menezes, o senhora Leite ambos desenterrados à pressa para vir dizer umas alarvidades, a “pièce de résistance” foi no entanto esse brilhante académico e portentoso intelectual catedrático o senhor Coelho que teve a distinta lata de vir acusar o senhor Costa de fazer o que ele fazia quando esteve no poleiro, como é que o senhor Coelho se esqueceu tão depressa, será alguma maleita do foro psicológico? Gostei também de ver um ilustre submarinista emergir das profundezas e vir bater portas para ajudar o seu querido PP. Estou para ver se o PS também arrisca trazer Sócrates, Coelho, Lino ou outras sumidades da mesma igualha, lindo seria uma declaração por vídeo-conferência do senhor Vara.

Os partidelhos das extremas parlamentares pontuam igualmente pela nulidade, entre um senhor Melo da Direita, que se arrasta por feiras e romarias e uma senhora Matias, da Esquerda, que alimenta gatinhos vadios a diferença é apenas de registo histriónico mais ou menos esdrúxulo conforme se olhe, nada de novo mais do mesmo, é uma difícil escolha entre esganiçados betos sacristas e esganiçados proletários caviar.

Restam ainda doze outras agremiações partidárias, vão desde partidos que representam ideologias de Direita com laivos ditatoriais como o BASTA ou o PNR ou partidos que representam ideologias de Esquerda com laivos ditatoriais como o PCTP/MRPP.

Concorrem depois uma série de outras formações que representam interesses sectoriais ou apenas pessoais, que pouco ou nada trazem para a discussão, que pouco ou nada acrescentam ao já miserável quadro que compõe estas eleições. Apesar do aparente sucesso da votação antecipada, não querendo ser pessimista, caso esteja um belo Domingo de Sol que convide a petiscos, praia e deliciosas minis geladas, prevejo mais um acto eleitoral em que a abstenção sairá vencedora, e que nem a ideia pateta do PAN de votar aos 16 anos salvaria.

Lembro-me da primeira vez que houve eleições deste tipo, em 1987, a abstenção rondou os 30%, dois anos de pois seria de quase 50%, e daí para cá é o que se tem visto, os e leitores cada vez mais distanciados de uma realidade que desconhecem em absoluto, numa confrangedora iliteracia politica que os políticos tem feito pouco ou nada para combater.

Assim sendo no próximo dia 26 de Maio decorrerá mais um acto eleitoral da farsa Europeia, elegeremos mais uns patetas que encherão o bolso às nossas custas para continuarem a estraçalhar o que resta da pobre Europa que alegremente soçobra entre os detritos do esgoto em que se tornou, e se esta campanha é amostra para o que se seguirá no que toca às Legislativas, então meus amigos esperam-nos mais horas e horas de burrice, de broncos e de gentalha medíocre.

Não temam porém os mais tementes, a seguir à treva vem a Luz, logo, o melhor é rezarem à santinha do costume, acenderem velinhas, comemorarem campeonatos de futebol que o resto vai indo, na paz do senhor, quem quer que ele seja!

Ainda assim votem, nem que seja em branco!

Francisco Pereira

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome