Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

3, 2, 1 BUUUM

08-03-2019 - José Janeiro

Afinal aquele não era o Banco bom? E não era o tal que não iria custar peva ao contribuinte? E não foi vendido? E não é o tal que no OGE para 2019 tinha inscrita uma verba para fazer face a mais uma desgraça? E não é que ainda estamos a meio dos valores, que não íamos pagar mas que afinal não eram garantia e que afinal era um fundo qualquer de resolução que iria, pagar aquilo que afinal não iriamos pagar? Entenderam esta ultima? Não? eu também não!

Na verdade, o Lone Star o tal novo dono do Novo Banco, ficou com o dito, mas só com o fiambre da perna extra, a tal que o porco não tem, ou os mais maldosos dizem ser a pila do dito, e nós eternos pagadores de promessas vãs que se traduzem em economês como ratios de capital e agora mais uma que se chama Capital Contingente, ficámos com o encargo da desgraça, a tal que em caso algum, iriamos pagar.

Os tais das verdades supremas que raramente se enganam e que querem justificar o que está á vista de todos, assim o garantiram e foram uma catrefada de individualidades: o já famoso fantasma da CGD, o grande Carlos Costa, que estava mas não estava e quando estava era para fazer quórum; a já famosa Marilu, aquela que substituiu o Excel-man-que-não-acertou-uma e que foi promovido para o FMI depois de uma enorme competência em fazer dormir com os seus discursos e que deixou a coisa à prof do dono do diabo; A galinácea Cristas que afinal assinou a resolução do BES, sem ler, porque afinal não iriamos pagar nada, apenas se iriam imprimir uma notas nas impressoras do governo e como seriam falsas era só a brincar ao monopólio; o famoso diabo que afinal agora ensina umas merdices numa universidade sem ter capacidade para tal; o Centeno que reafirmou que não, nada iria ser pago, mas colocou no Orçamento o valor a pagar, porque afinal sabia que iria ser exigido. Ou seja todos os que agora acordaram para a triste realidade, querem agora uma auditoria para afinal saberem porque o Estado terá que pagar, acordaram agora e o apurador-mor do reino já veio como é habito dizer que afinal é preciso apurar.

Cinco anos passaram sobre a decisão que deu origem ao Novo Banco e neste tempo ainda se continuam a descobrir créditos problemáticos e quase 2 anos após a venda. Cinco longos anos para no banco bom, o tal que merecia tudo, ser afinal um banco merdoso como o outro. O estranho no processo de venda e a existência de uma garantia (sim é uma garantia e não venham com truques), de quase 5 mil milhões de euros para 6 anos após a venda e caso o banco feche por falência é o estado o responsável. O gajo que recebeu quase meio milhão de euros, o Sérgio Monteiro de má memoria, para fazer isto bem pode limpar as patas á parede com a merda que fez. Ora quem será responsabilizado por esta charada? Deixem adivinhar: Ninguém!

Na verdade ainda faltará injectar mais 2,8 mil milhões ou alguém acredita que havendo um contrato com esse saldo ao limite contratual a Lone Star e o CEO António Ramalho não vão mascarar tudo para receberem esse incentivo financeiro? Pobres ingénuos que pensem de forma diferente.

Encapotaram as entradas de capital com um fundo de resolução para onde todo o sistema bancário deveria contribuir, ora o fundo de resolução não tem dinheiro e o estado pomposamente empresta inscrevendo no Orçamento uma rubrica que deveria chamar-se “pagamento de aldrabices”, mas que se chamam participações financeiras. O dinheiro continua a jorrar a rodos para a banca sob a capa de empréstimo, talvez a fundo perdido.

Por estes dias fiquei descansado com um comunicado das Finanças que dizem que a aldrabice, desculpem as participações financeiras, não afectarão o deficit, respirei aliviado, porque era isso apenas que me preocupava, não era se desviam dinheiro importante para o bem estar dos cidadãos, na saúde, na justiça, na educação, coisas banais, porque, nos dizem, sem sistema financeiro tudo desmorona, mas sem esses 3 vetores da democracia os cidadãos podem continuar a viver, ou seja sobreviver, calados, submissos. Não afectar o deficit, quer dizer que em engenharia financeira, apesar de existir na diferença de receitas e despesas um saldo negativo puro, junta-se o valor da aldrabice, ou seja das participações financeiras com sinal contrario, para mascarar porque é tratado como se não existisse por potencial de recuperação, ou seja, mascaram-se as contas para ficarem engraçadas, mas a diferença entre os saldos está lá e não mente, é portanto uma artimanha contabilística, apenas.

Lá mais á frente, talvez nos nossos netos, a coisa vai fazer BUMMM, porque a matemática é só uma e quando as dividas superam as receitas não importa mascarar a bosta porque vai rebentar em algum momento.

ESTA SEMANA FOI TAMBÉM NOTICIA:

A Chiquinha Van Dunen deu uma entrevista e reflecte sobre um tema importante: seria sobre o estado da justiça? Nã, nada disso, sobre como seria se um negro fosse candidato a Presidente da Republica Portuguesa, duvida muito actual e muito séria. Interrogou-se com a mão no queixo, própria de uma duvida, só comparável aos desenhos animados com um ponto de interrogação gigante. Decidi responder a tamanha questão que denota laivos de racismo e alguns complexos de negritude, pois bem caríssima Chiquinha, submetia-se a votos e se ganhasse seria PR, mas em Angola, já não sei como seria. Sempre achei que a menina seria mais inteligente que isso, mas no melhor pano cai a nodoa.

O juiz da moda, o Neto Moura, que tem emitido opiniões de cariz beligerantes para com as mulheres, decidiu processar quem gozou com a forma animalesca com que exerceu o seu magíster. Na verdade este energúmeno, devia ser obrigado a marchar com a cara pintada de preto de vergonha e açoitado por uns dildos gigantes. Mas este animal, tem algum complexo contra as mulheres? Já o seu advogado acha que lamber cricas é errado porque sei lá, nada se compara a um bom flatio. Estamos entregues aos bichos. Mas estes tipos chegam ao final do curso de direito como? Lendo Kaftka?

Engraçado, esmifraram-se para extraditar e prender um tipo que denunciou as merdices do futebol, mas há 5 anos, 5 que não se preocupam em prender os que causaram os buracos financeiros que estamos a pagar, enfim prioridades.

Primeiro o Marcelo liga, depois o Costa vai também ao beija-mão com uma cataplana. Ainda não entendi que mel tem a esganiçada para haver tamanha azafama em aparecer. Na verdade o Costa foi lá no dia de Carnaval e não ia mascarado de croquete, se é que me entendem!

E o Ti Celito, lá foi levar o cu dos tugas para os Angolanos enrrabarem, digo isto, depois de um suposto pedido de desculpas pelo episodio do bairro da Jamaica. Não tenho a certeza que assim tenha sido, mas se se confirmar será a maior desonra para Portugal desde sempre. Não acredito que o que aconteceu na Jamaica seja responsabilidade da policia e por isso agiram em conformidade com a situação criada que a meu ver foi uma clara emboscada, pedir desculpa por isso e tirar selfies com arruaceiros desprezando a policia, isso não, só dá mais força aos arruaceiros.

Até para a semana.

José Janeiro

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome