Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

NASCEU A ASSOCIAÇÃO SALGUEIRO MAIA

22-02-2019 - Eduardo Costa

Um grupo de cidadãos preocupados com o “estado a que o Estado chegou”, parafraseando Salgueiro Maia, decidiu criar uma associação cívica, apolítica e sem fins lucrativos com o seu nome, naturalmente com autorização formal da família.

Tudo começou com 2 concentrações de descontentamento da forma negligente como o Estado tem ao abandono, infraestruturas de saúde militar, antes modelares e agora quase em estado de pré-ruína, que bem poderiam servir, sem grandes investimentos, como camas de retaguarda de Cuidados Continuados do SNS e da Instituição Militar, numa dimensão superior a 400 camas.

Seguiram-se 2 reuniões, uma em Coimbra e outra em minha casa em Alpiarça, uma audiência com o Sr Presidente da Câmara Municipal de Santarém, que de imediato acedeu a que a sede social histórica da ASM ficasse na ex-EPC e, a 20 de Setembro de 2018, a escritura notarial do Acto Constitutivo no Registo Nacional de Pessoas Colectivas em Lisboa, que assim oficializou a data da fundação da Associação: 20 Setembro de 2018.

Depois de algumas vicissitudes do percurso inicial, a 8 de Dezembro de 2019 realizou-se a Assembleia Geral que elegeu os seus primeiros Corpos Sociais, cujo documento histórico de tomada de posse aqui se reproduz, sendo o seu primeiro presidente de direcção, o “Capitão de Abril” João Andrade da Silva .

Contrariamente ao que se possa pensar, a ASM não é uma associação militar ou de militares, mas antes civil, e muito menos político-partidária, mas antes cívica e abrangente de toda a sociedade civil, que se reveja numa das suas mais nobres finalidades estatutárias: “PERPETUAR SALGUEIRO MAIA E O ESPÍRITO DE ABRIL” .

Nessa conformidade, estão abertas inscrições para associados, a todos os portugueses de boa-fé, que de forma altruísta e desinteressada, se identificam com este ideário, desejando engrandecê-lo, bastando para isso contactarem a ASM pelo seu Email associacao.salgueiro.maia@gmail.com, dado o seu nome, morada, contacto telefónico e de email, para se formalizar a inscrição.

Ficamos á vossa espera!

Eduardo Costa

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome