Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

II - MÁFIAS
'NDRANGHETA’ A MAIOR DAS ORGANIZAÇÕES MAFIOSAS

17-08-2018 - Pedro Pereira

A 'Ndrangheta nos dias de hoje encontra-se ramificada por quase todos os continentes. Não obstante, passa despercebida e é quase invisível. O seus membros para comunicarem entre si fazem uso de toques especiais de telefone, dialetos impenetráveis e um c ó digo ancestral usado por pastores calabreses.

Esta organização administra o mercado internacional de cocaína. A sua influência e implantação é particularmente forte na Europa, Austrália, Canadá e nos Estados Unidos da América.

Possui uma rede de fortalezas subterrâneas em toda a região da Calábria, bunkers ligados entre si por túneis feitos a partir de contentores usados em navios de transporte, trazidos do cais de Gioia Tauro, que, depois de soldados uns aos outros são equipados com comodidades essenciais como água corrente, electricidade e rede de esgotos, entre outras.

Na cidade de Plati, controlada pela ‘Ndrangheta, as autoridades policiais descobriram uma cidade camuflada em bunkers com entradas atrás de escadas e até mesmo dentro de um forno de pizza. Os túneis de ligação - que também fornecem rotas de fuga para os campos circundantes - foram abertamente cavados na rua principal de Plati, com máquinas pesadas.

O Que é a 'Ndrangheta

O surgimento da 'Ndrangheta/La Santa e a Mafia/La Cosa Nostra na segunda metade do século XIX foi influenciado pela Maçonaria e pela Carbonaria (organização de origem italiana) através da disseminação populista das sociedades secretas insurrecionais,  durante o movimento para a unificação italiana (Risorgimento).

O modelo organizacional destas organizações criminosas foi concebido por presos políticos, maçons e carbonários no decorrrer das lutas pela unificação italiana, estes, misturados com gangues tradicionais nas prisões.

A 'Ndrangheta/La Santa ou Mammasantissima, resultou dos esforços infelizes do governo italiano a uma dada altura para separar a Máfia, banindo da Sicília os seus líderes mais violentos e poderosos e as suas famílias na década de 1860.

O nome desta associação criminosa ('Ndrangheta) deriva da palavra grega andragathes, que significa «um homem nobre e corajoso digno de respeito».

Posteriormente, de acordo com o historiador John Dickie, trabalharia (e trabalha) com o auto apodo de «Maçonaria do Crime», na verdade, como uma das maiores associações mafiosas com filiais em várias cidades e aldeias da província de Agrigento, estendendo-se posteriormente até aos dias de hoje, de forma progressiva ao resto do mundo.

Quanto à sua estrutura, a ‘Ndrangheta encontra-se organizada exclusivamente ao longo de linhas familiares, o que produz uma profunda diferença entre ela e a Máfia siciliana, a Cosa Nostra.

A ‘Ndrangheta encontra-se organizado numa base horizontal, dividida em segmentos familiares claramente definidos, chamados de ‘ndrinas.

Comparada com a 'Ndrangheta/Mammasantissima, a Mafia/Cosa Nostra) aparenta-se laxista e descuidada quanto à sua disciplina interna.

Quanto aos seus membros, depois de darem provas de trabalho excepcional e após jurarem solenemente a sua fidelidade à organização, com a mão direita sobre uma Bíblia, os iniciados na organização podem ser promovidos a vengelista, talvez mais tarde se juntem ao quintino, constituido por cinco sub-chefes privilegiados com ligação direta ao capobastone, aquele que detém o maior poder dentro da Família ‘Ndrangheta.

Os membros do quintino identificam-se com uma tatuagem desenhada como uma estrela de cinco pontas.

A classificação de santisti, originalmente apenas conferida a mais de trinta e três pessoas, foi instituída como uma sociedade secreta dentro de uma sociedade secreta.

Esta «Maçonaria do Crime» possui uma hierarquia semelhante à dos Illuminati da Baviera do século XVIII, que teve como criador, Weishaupt, descendente de judeus convertidos ao cristianismo.

Tendo tido uma grande evolução e inovação durante a década de 1970, os mais importantes chefes da ‘Ndrangheta decidiram implementar uma organização oculta no seu seio, uma seita secreta, para maximizar o poder e a invisibilidade dos chefes, cuja existência é apenas conhecida por outros santisti.

Desde os seus inícios, esta organização criminosa permitiu que os seus chefes se juntassem à Maçonaria e vice-versa (nomeadamente em Itália), para facilitar uma maior e mais directa influência na sociedade, no Estado e nas finanças.

Uma das maiores evidências dos laços entre a ‘Ndrangheta e a Maçonaria é o facto das sessões solenes da organização mafiosa serem abertas em nome de Mazzini, Garibaldi e Giuseppe La Marmora, os principais condottieri da unificação italiana, que foram destacados membros da Maçonaria, personalidades que são evocadas durante as referidas sessões por três santisti

A criação de La Santa ou Mammasantissima, é análoga à tradição da Maçonaria italiana quanto a criar Lojas negras, tal como a famosa e famigerada Loja maçónica P2, obedecendo todas elas a rigorosas medidas de sigilo.

A entrada da Ndrangheta em instalações maçónicas já existentes ou ad hoc, constituiu o caminho para o estabelecimento de vínculos com os estratos sociais que tradicionalmente aderem à Maçonaria, isto é, membros de profissões liberais (médicos, advogados, notarios, empresários…), politicos e representantes de instituições estatais, entre eles magistrados, membros dos corpos policiais e das forças armadas. 

Com o tempo e à medida que foi crescendo (e continua a crescer) a 'Ndrangheta conseguiu encontrar não só novas possibilidades de investimento económico, mas também agentes politicos bem colocados ao seu serviço, desde ministros, deputados, presidentes de Câmara, vereadores, etc., nos territorios e países onde se encontra instalada.

Em 2004, o governo italiano afirmou que a 'Ndrangheta era composta por 155 clãs familiares com uma participação total de mais de 6.000 membros.

Recentemente, um alto funcionário do governo italiano descreveu a "Ndrangheta como a organização criminosa mais poderosa e perigosa onde se encontra implantada, sobretudo por causa da sua crueldade.

Pedro Pereira

(continua no próximo número)

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome