Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

OE 2019

20-07-2018 - Joaquim Jorge

O Orçamento de Estado, com mais ou menos bluff de parte a parte, será aprovado. Seria um suicídio político haver eleições antecipadas, quem as provocar perde em toda a linha.

A tentação de ultimatos e forçar as coisas pode provocar dissabores. O BE e o PCP nunca tiveram tanta influência na política portuguesa, é deste modo, que podem evitar que o PS tenha uma maioria absoluta – dar apoio critico.

O debate da Nação mostrará alguns arrufos entre PS, PCP e BE, agastamento e encrespamento, mas não passará de zanga passageira.

Não faz sentido nenhum e, os portugueses não compreenderiam que um entendimento que durou três anos não possa durar mais um ano.

O pseudo-entendimento que houve até agora com o PSD, para além, de tímido , é sobre políticas de Estado ou sobre grandes quadros políticos de aplicação em mais do que uma legislatura, para cuja sustentabilidade depende dois terços de apoio parlamentar.

Rui Rio não tem a casa arrumada, se é que a vai ter num futuro próximo.O PSD não está preparado, ainda, para eleições legislativas, o processo de eleições internas nas distritais não está terminado.

É importante que a legislatura seja cumprida e termine em Setembro de 2019.

Este Orçamento, com mais ou menos discussão, com mais ou menos divergência, vai ser aprovado.

Contudo o OE 2020 , esse sim , é uma verdade incógnita dependente dos resultados das próximas eleições legislativas.

O governo PS tem corrigido erros da crise e Marcelo tem sido um aliado improvável, mas determinante. A conjuntura aleada à habilidade e engenho de António Costa têm feito o resto. Até o Verão, este ano, é PS! As temperaturas baixas têm ajudado que não hajam muitos incêndios. Contudo, os professores têm sido o seu calcanhar de Aquiles.

O Governo para se manter no poder tem que fazer políticas diferentes na saúde e no ensino.

Este OE 2019 é uma espécie de treino de qualificação para ver quem fica melhor colocado, na grelha de partida, para a corrida que são as eleições legislativas 2019

Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome