Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

CONGRESSO PSD

09-03-2018 - Joaquim Jorge

Rui Rio e Pedro Santana Lopes, juntos valem muito menos que separados. José Pacheco Pereira tem razão ao achar que este acordo Rui Rio/Pedro Santana Lopes vai sair caro a Rui Rio: beneficia Pedro Santana Lopes e prejudica Rui Rio.

Este congresso do PSD começou bem e acabou mal. O fato feito à medida já está com imensas nódoas: Luís Montenegro, Irina Fraga e muitos que apostaram em Rui Rio. Acabou de comprar o fato e já o tem que levar à lavandaria.

Os resultados das listas para os órgãos nacionais mostram um mal-estar em surdina e que acordos artificiais que só beneficiam quem os faz é um equivoco.

Rui Rio dá a sensação que queria um acordo de unidade a todo o custo, mas esse acordo está a ter um preço enorme que dificilmente será apagado no futuro. A ideia que passa é que Rui Rio ficou à mercê: Lisboa ainda pesa muito para quem é do Porto.

A escolha de Elina Fraga é aberrante. Irina Fraga vem de uma derrota para a liderança de Bastonário dos Advogados e sempre teve posições na linha de Marinho Pinho que lhe passou o poder. Esta nomeação é uma afronta a Paula Teixeira da Cruz, a melhor Ministra da Justiça pós-25 de Abril.

Paula Teixeira da Cruz referiu-se a esta escolha como uma traição. Esta escolha, põe em causa e ignora tudo que Paula Teixeira da Cruz fez pela Justiça em Portugal. Mostra falta de tacto, oportunidade e habilidade. Não havia outras mulheres ou pessoas para a Comissão Política?

É um erro político grave e sem nexo. E, o mais grave incompreensível para o comum dos cidadãos e para o próprio Congresso que a apupou. Rui Rio começa mal e deve substituir Elina Fraga

Qualquer português sensato não deixa de reconhecer, que Paula Teixeira da Cruz contribui para uma mudança de paradigma na justiça, com separação efectiva, entre a justiça e a política.

Muitos poderosos têm que se ver com a justiça e irão a tribunal, ao ponto, que há uns anos atrás era impensável. Já estiveram presos devido a investigação José Sócrates ex-primeiro-ministro, Armando Vara ex-ministro, Oliveira e Costa ex-secretário de Estado, Duarte Lima ex-dirigente do PSD. Foram feitas acusações a banqueiros como Ricardo Salgado, gestores, procuradores, juízes, até, um ex-vice-presidente de Angola Manuel Vicente

Com a bravura, tenacidade, denodo e estoicismo desta mulher esbateu-se a ideia que há uma justiça para ricos e outra para pobres.

A nomeação de alguém que é contra esta mulher é um erro de casting e não lembra ao Diabo arranjando uma guerra sem necessidade.

Não nos podemos esquecer da luta de Paula Teixeira da Cruz para aprovar a criminalização do enriquecimento ilícito e os julgamentos sumários em casos de flagrante delito que não passaram no crivo do Tribunal Constitucional

Por fim, Paula Teixeira da Cruz convidou Joana Marques Vidal para Procuradora- Geral da República e nomeou Almeida Rodrigues para Director nacional da PJ.

O banho de ética que Rui Rio quer no PSD não passa por Salvador Malheiro (com uma investigação a decorrer) e por Elina Fraga anti- Paula Teixeira da Cruz que nunca perdoou à antiga Ministra as acusações e provadas de advogados serem suspeitos de receber dinheiro a mais na defesa de arguidos patrocinados pelo Estado por não terem possibilidades económicas para pagar.

Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome