Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 21 de Janeiro de 2026  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

EDMUNDO PEDRO

02-02-2018 - Andrade e Silva

"POR IMPERATIVO MORAL; ÉTICO; HISTÓRICO E PATRIÓTICO O MEU DEPOIMENTO SOBRE A FIGURA HISTÓRICA EDMUNDO PEDRO, Sobre o homem que partiu que o Cosmos o receba, e um abraço solidário à família e amigos do homem-Edmundo "

Edmundo Pedro esteve no 25 de Novembro 75, com armas, as G3 que o Vice-CEME, ou o General Eanes lhe distribuíram do outro lado da barricada, foi a sua opção.

Não a acompanhei ou acompanho, e também fui convidado pelo meu camarada e amigo major Gil para me passar para o lado deles, porque senão iam dar cabo de mim. Sabia-o, mas os COMPROMISSOS QUE por determinação do MFA, e também pela minha convicção assumi, com o povo alentejano não me permitiam essa mudança de campo.

Apesar disto reconheço em Edmundo Pedro um exemplo do que é o COMPROMISSO E A AMIZADE - o seu compromisso com o PS e a sua amizade com Mário Soares, que o levaram a passar, também pós 25 de Novembro 75, as passas do Algarve sem nunca comprometer o PS na questão daquelas armas, exemplo maior de compromisso com o seu partido.

Louvo o compromisso, não me identifico com o seu conteúdo., e em termos do 25 de Abril que servi e queria construir de LIBERDADE. JUSTIÇA E IGUALDADE reprovo a luta feroz ,a perseguição que travaram contra jovens capitães que até nas palavras de Marques Júnior representavam a mais pura essência do MFA.

Contudo, Edmundo Pedro também pós 25 Novembro 75 por actos de que não foi o responsável esteve preso, situação porque passei entre os 27 e 28 anos de idade, razão porque o estimo como ser humano . Com ele porque tinha um cartão de um partido durante décadas o respeitaram e veneraram, o que, por um complexo edipiano a sociedade politica beneficiaria do 25 de Abril 74 não pratica com os militares, que Novembro excomungou.

O golpe vergonhoso e cobarde contra alguns dos mais lidemos e jovens militares de Abril: Dinis de Almeida, Matos Serra, Costa Martins, Miranda, Lameirinhas etc. etc., - também fiz parte da lista do MRPP do Major Aventino Teixeira que indicava os comunistas a abater no Exército, a minha quase filiação no partido comunista consta na minha nota de acusações por ter praticado dados actos em Coruche. Quanto á auto suspensão de um filho do engenheiro Rapazote, antigo ministro do interior de Salazar, na Associação de Regantes/Coruche, segundo a acusação terei efectuado às ordens de membros locais do PCP, o seu saneamento - FALSO o Sr. se auto suspendeu, e quanto a membros do PCP, como tal, não conheci um só que seja em Coruche - assim, e, por tudo isto o 25 de Novembro É, CONTINUA A SER; um ACTO VERGONHOSO, porque os perseguidores não assumem esse acto, e os que nos ABANDONARAM também não.

É um dos ACTOS MAIS MISERÁVEIS QUE SE PRATICOU NA História de Portugal, só comparável ao assassínio de Machado Santos, não mataram, mas ajudaram alguns ao SUICÍDIO. E não têm a coragem -NINGUÉM- de fazerem a HISTÓRIA MILITAR GLOBAL DA REVOLUÇÃO DO 25 de ABRIL 74 ao 25 NOVEMBRO 75 E DO POVO-MFA,NOMEADAMENTE, NO ALENTEJO,ONDE, ASSUMIU O CORPO E A ALMA DA REVOLUÇÃO SOCIAL E AGRÁRIA, PORQUÊ?

VERGONHOSO!

Não tenho ódios, nem dores intestinais. É a JUSTIÇA e a VERDADE que devemos reclamar, porque como tenho dito NÃO ESTAVA, ENTÃO, EM NENHUMA CONSPIRAÇÃO, NEM NUNCA RECEBI ORDENS/INSTRUÇÕES DE NENHUM; MAS MESMO NENHUM, PARTIDO, basta me conhecer ou ter tralhado comigo para saber que isso era IMPOSSÍVEL -ouvir, ouvi toda a gente, como sempre, porém como dirigente do PCP só falou comigo Dinis Miranda reportando-se a receios no Verão de 75 e, eventualmente, cruzei-me com António Gervásio, os demais eram, para mim, cidadãos anónimos, dirigentes sindicais, como o Sr. Manuel Vicente de Évora -que nem sequer é justo sobre o meu trabalho- ou de cooperativas: Joaquim Pedro, de Vendas Novas, Pias do Escoural etc.

O 25 de Novembro é uma ACTO IGNÓBIL, ainda, não REVERTIDO. OS HOMENS DE VERDADE TINHAM E TÊM DE ASSUMIR A SUA DESONRA PERANTE OS MILITARES HONRADOS DE ABRIL. EDMUNDO PEDRO NÃO O FEZ LOGO...

A cobardia, a mentira, a contra revolução passaram e instalaram-se, porque CAÍMOS!

Andrade da Silva
Coronel Aposentado

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome