Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

RECORDANDO…
IV- PORTUGAL – DE 1990 A 1999

12-01-2018 - Pedro Pereira

No dia 1 de Janeiro de 1990 (último ano da década de 80), Portugal assumiu pela primeira vez a presidência da CEE. Era então 1º Ministro Cavaco Silva e Ministro dos Negócios Estrangeiros João de Deus Pinheiro.

No dia 25 deste mês foi inaugurada no Estádio da Luz uma estátua a Eusébio, oferecida pelo benfiquista Vítor Batista, da autoria do escultor americano Daker Bower.

Para quebrar a monotonia dos canais de televisão do Estado, RTP 1 e RTP 2. Em 6 de Outubro teve lugar a primeira emissão do primeiro canal de televisão privada, a SIC, de Francisco Pinto Balsemão, proprietário do Grupo editorial Impresa, com destaque para o semanário Expresso. Esta primeira emissão foi apresentada por Alberta Marques Fernandes.

A 1 de Janeiro de 1993, Com a entrada em vigor do Tratado da União Europeia assinado no ano anterior em Maastricht, foi criado o Mercado Único europeu.

Em 17 de Março morreu, vítima de doença prolongada, o ensaísta e professor universitário António José Saraiva, autor de obras como Crepúsculo da Idade Média em Portugal, História da Cultura em Portugal e História da Literatura Portuguesa, entre outras.

No dia 23 de Março seguinte teve lugar em Lisboa a c riação da sociedade Parque EXPO 98, SA, que foi responsável por conceber, executar, construir, explorar e readaptar as estruturas criadas para o efeito da Exposição Mundial de Lisboa (EXPO’98), bem como para intervir no reordenamento urbano na zona oriental de Lisboa onde se realizou a Exposição.

Quase a terminar o ano, em 17 de Novembro, faleceu de ataque cardíaco o escritor, pintor e professor, Mário Dionísio, um dos maiores vultos da cultura portuguesa do século XX.

No dia 12 de Junho de 1994 realizaram-se eleições para o Parlamento Europeu, tendo o PS conquistado 34,87% dos votos, seguido do PSD com 34,39%.

A iniciar o ano de 1995, no dia 17 de Janeiro faleceu em Coimbra, onde residia e tinha consultório no Largo da Portagem, o Dr. Adolfo Correia Rocha, um dos maiores vultos da literatura portuguesa, conhecido pelo pseudónimo de Miguel Torga.

No ano seguinte, em 1996, a 1 de Março faleceu o Escritor Virgílio Ferreira, que deixou uma vasta obra publicada, nomeadamente nas áreas da ficção e ensaio.

Este ano, em 13 de Agosto, será ainda marcado pelo falecimento em Lisboa do Marechal António de Spínola, militar de carreira português, e primeiro presidente da República portuguesa (não eleito) do após 25 de Abril de 1974.

O ano de 1998 ficou marcado pela realização da Expo’98, (nome da Exposição Mundial de Lisboa de 1998), cuja abertura foi dedicada aos Oceanos e integrada nas comemorações dos 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia. A obra foi de tal envergadura e com tal impacto que a ela ficou associada a inauguração da Ponte Vasco da Gama, Gare do Oriente com a monumental estação da autoria do arquitecto Santiago Calatrava, entre outras importantes infra-estruturas e a revitalização de uma vasta área da zona Oriental da cidade de Lisboa. A quase totalidade do espaço construído foi reaproveitado e hoje constitui um importante pólo de atracão, de lazer, comércio e habitação com a designação genérica de Parque das Nações.

Quase a finalizar o ano, no dia 10 de Dezembro o escritor José Saramago é galardoado com o Prémio Nobel da Literatura.

A de 1 de Janeiro de 1999, o ano inicia-se para Portugal com a entrada na terceira fase da União Económica e Monetária (UEM). A partir de então, o euro passa a constituir a moeda oficial em Portugal e em mais dez países da União Europeia. Quanto aos escudos (moeda e papel) foram armazenados em vastos edifícios do Campo de Tiro de Alcochete construídos para o efeito.

Entretanto, em 13 de Junho seguinte têm lugar novas eleições para o Parlamento Europeu em que o PS obtém 43,07% de votos seguido pelo PSD com 31,11% e em Outubro realizam eleições legislativas em que o PS liderado por António Guterres volta a conquistar o 1º lugar com a percentagem de 44,06%. Como curiosidade registe-se que o PS obteve tantos deputados com a restante oposição em conjunto.

Ainda neste mês, no dia 6, faleceu na sua casa em Lisboa, Amália Rodrigues, “vedeta” da canção portuguesa e representante máxima do fado. O seu funeral constituiu um acontecimento nacional, tendo a maioria da população aderido a esse infausto ocorrido.

Por fim, em 10 de Dezembro foi efectuada a transferência da soberania portuguesa sobre Macau, transferida que foi naturalmente para a China, colocando um ponto final na administração portuguesa do território que durou mais de 400 anos.

(continua no próximo número)

Pedro Pereira

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome