Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

RECORDANDO…
III - PORTUGAL - DO 25 DE ABRIL DE 1974 AO FINAL DOS ANOS 80

05-01-2018 - Pedro Pereira

No dia 19 de Maio de 1985 o Prof. Anibal Cavaco Silva ascendeu inopinadamente e com «grande surpresa sua» à presidência do PPD/PSD.

Segundo confessou na altura deste transcendente acontecimento: «Acabei por dizer à minha mulher que íamos à Figueira da Foz, aproveitava para fazer a rodagem do carro - tinha acabado de trocar o BMW por um Citröen - fazia uma intervenção dizendo aos congressistas o que pensava e, no segundo dia, regressaríamos a Lisboa». Assim, na manhã do dia 18 de Maio estacionou o carro à porta do Casino da referida localidade onde decorria o Congresso do seu partido, e temeroso da reacção dos congressistas aventurou-se a subir ao palco. Enfunou o peito perante uma sala repleta de militantes social-democratas e disse ao que ia. Acabou eleito líder do seu partido.

A 12 de Junho seguinte, o 1º ministro demissionário, Mário Soares, chefe do primeiro e até hoje o único governo do Bloco Central, assinou, com o fausto em uso neste género de eventos, o tratado de adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia no Mosteiro dos Jerónimos. Na ocasião Soares capitaneou uma comitiva que incluiu outros membros do governo, como Rui Machete, Jaime Gama e Ernâni Lopes, tendo formalizado, no Mosteiro a entrada do país na referida comunidade europeia sem que os cidadãos portugueses fossem auscultados se queriam ou não aderir a semelhante tratado. Desta forma, Portugal tornou-se no 11.º membro da CEE, logo seguido da Espanha, que em Madrid assinou na tarde desse dia semelhante tratado de adesão.

O dia 6 de Outubro foi marcado pela realização de eleições legislativas, cujo partido vencedor com 29,87% dos votos foi o PSD liderado por Cavaco Silva. A surpresa destas eleições foi o resultado alcançado por um novel partido de inspiração eanista (de Ramalho Eanes), o PDR (Partido Democrático Renovador), tendo nele votado 17,92% do eleitorado. Este partido era então presidido por Hermínio Martinho, um engenheiro agrónomo natural de Tancos, Santarém.

Assim, na sequência destas eleições, em 6 de Novembro tomou posse o X Governo Constitucional chefiado por Cavaco Silva. Destaquem-se este ano o falecimento de vultos do panorama artístico nacional, tal foi o caso de José Maria Pedroto , jogador de futebol e posteriormente treinador, tendo-se celebrizado ao serviço do Futebol Clube do Porto. Finou-se em 7 de Janeiro.

Seguiu-se um mês depois, a 7 de Fevereiro a morte de Nuno de Bragança, escritor com raízes na alta aristocracia: a Casa de Lafões.

No dia seguinte foi a vez de a parca levar um dos maiores poetas (e escritor) portugueses de todos os tempos: José Gomes Ferreira, que legou para a posteridade uma vasta obra literária.

Ainda nesse mês, no dia 17, morreu inesperadamente vítima de asma, em Zafra, Espanha, com apenas 44 anos de idade, um dos maiores cavaleiros tauromáquicos de todos os tempos: José Mestre Baptista.

A formalização da adesão de Portugal à CEE ocorre a 1 de Janeiro de 1986, juntamente com Espanha. Nesta data era já 1º Ministro Cavaco Silva.

Este ano foi marcado por várias eleições. Desta forma:

No dia 16 de Fevereiro houve eleições presidenciais cujo confronto entre candidatos acabou bipolarizado entre Freitas do Amaral, cujos adeptos adoptaram nesse período, de acordo com a «moda» lançada por este, o uso de sobretudo verde, e Mário Soares que acabou vencedor com 51,2% dos votos contra 48,8%do candidato do sobretudo verde.

Estas foram as eleições presidenciais mais disputadas em Portugal desde sempre.

Entramos o ano de 1987 e em 13 de Abril Portugal e a China assinam um acordo com o estabelecimento de condições de transferência de transferência de Macau para esse país.

A 19 de Julho em novas eleições legislativas o PSD liderado por Cavaco Silva volta a vencer, desta vez com maioria absoluta, tendo atingido 50,22% dos votos.

Ainda nesse dia realizaram-se eleições para o Parlamento Europeu em que o PSD ganhou com 37,45% de votos, seguido pelo PS com 22,48%.

Neste ano registe-se o falecimento do poeta, compositor e cantor Zéca Afonso ( José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos) ocorrido no dia 2 de Fevereiro, em Setúbal, na sequência de uma grave doença degenerativa. Terminou assim os seus dias, um dos símbolos da resistência anti-fascista, tendo interpretado temas que fizeram história, entre os quais Grândola Vila Morena, uma das duas composições que foram senha para a Revolução do dia 25 de Abril de 1974. A outra foi: E Depois do Adeus, interpretada por Paulo de Carvalho.

O ano de 1988 teve como principais acontecimentos os seguintes:

A 21 de Janeiro a Assembleia da República aprova a Lei da Rádio, iniciando-se assim o fim das chamadas «rádios piratas» e no dia 28 seguinte a mesma Assembleia aprova a reprivatização das empresas públicas de comunicação social e a 9 de Outubro realizam-se eleições para as Assembleias Regionais das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, em que o PSD volta a ganhar com maioria absoluta.

Em 25 de Agosto desse ano merece destaque pela negativa, o grave e violento incêndio que destruiu praticamente todo o Chiado, em Lisboa, ruindo nele, 18 edifícios da zona histórica da cidade.

1989. Em 15 de Janeiro o Partido Socialista passa a ser liderado por Jorge Sampaio que assume o cargo de Secretário-geral desse agrupamento político e em 18 de Junho realizam-se eleições para o Parlamento Europeu cujo vencedor foi o PSD com 32,75% dos votos, seguido pelo PS com 28,54%.

No dia 8 do mês seguinte teve lugar a 2ª Revisão da Constituição da República Portuguesa, que entre outros aspectos deixou contemplada uma maior abertura ao sistema económico, nomeadamente pondo, por exemplo, termo ao princípio da irreversibilidade das nacionalizações.

(continua no próximo número)

Pedro Pereira

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome