Edição online semanal
 
Sexta-feira 17 de Agosto de 2018  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

"O país está velho, está pobre e em muitas circunstâncias entregue a si próprio"

17-11-2017 - Francisco Pereira

Finalmente um político com coragem, assume aquilo que todos nós, pelo menos os que vivemos com os pés assentes na terra, sabemos desde há muito. Dois terços do território nacional vivem entre o completo abandono e o semi abandono, tendo como quase únicas notícias do Estado a cobrança de todo o tipo de impostos, quanto ao resto tudo é omissão e palavras de circunstância, isto sim meus caros amigos é obsceno.

Chocado, não fiquei com mais uma jantarada no Panteão, apesar de ser um acto medíocre, foi apenas um, mais um, triste episódio da obscenidade geral deste país miserável e pateta, chocado fiquei com as declarações de uma pateta politiqueira que se declarou e cito; "chocada com as declarações do ministro da Saúde, de que "o país está pobre, velho e muitas vezes abandonado e entregue a si próprio", afirmando que, apesar desta visão, "há um país que resiste". Chocado fico com alguém que fica chocado com a verdade sobre uma realidade que parece desconhecer, claro que há um país que resiste, há um país que apesar de gentinha de pouca monta como essa senhora, resiste, não sabemos até quando conseguirá resistir a toda esta tropa fandanga politiqueira.

Chocado, fico com episódios de legionela, onde nunca existem culpados, chocado, fico com incêndios devastadores, que tanta mortandade causaram, chocado por serem produtos da inépcia, do laxismo e da incompetência, isto sim meus caros amigos é obsceno.

Chocado fico com a impunidade generalizada, com agressões, a polícias, a professores, agressões generalizadas às pessoas, hoje passa-se à violência sem qualquer filtro, sem que daí resulte qualquer consequência legal, num quadro geral da mais pútrida impunidade reflexo inquestionável deste Estado falhado e medíocre, isto sim meus caros amigos é obsceno.

Chocado fico, com a violência sobre mulheres, sobre velhos e sobre as crianças, com corridas nas pontes e nos auto-estradas, chocado fico com um país onde alguém que anda numa estrada a conduzir a duzentos à hora, a fazer corridas, não seja de imediato acusado de homicídio, chocado fico com a autêntica guerra civil que grassa nas estradas nacionais sem que ninguém faça nada, isto sim meus caros amigos é obsceno.

Chocado fico com partidos políticos que ao invés de ideias concretas, se limitam a apontar o dedo uns aos outros, vivemos num país esquizofrénico, um país patético, onde o absurdo se torna cada vez mais real, um país onde quando julgamos que batemos no fundo, aparece sempre algo ainda mais pateta, que nos espanta, pessoalmente já pouca coisa me espanta, o episódio do Panteão é apenas mais um exemplo da falta completa de ética, de moral e de dignidade dos partidos do dito “arco da governação”, esse rotativismo moderno que tantas e tão funestas agruras nos tem causado, quando comparado com o resto, não choca, a mim pelo menos não me choca, porque está dentro do padrão normativo de actuar da elite podre que diz governar o país.

Chocado fico, com a comida miserável servida nas escolas, mais chocado fico com os senhores Directores de Escola, essa súcia miseranda, que levantaram processos disciplinares a alunos que denunciaram tais situações, pior só a passividade das associações de pais, esses antros de vaidade, fico chocado pela obscena falta de cultura democrática desta gentalha toda, que belos exemplos dão aos alunos, aos filhos e à sociedade em geral, isto sim meus caros amigos é obsceno.

Jantaradas no Panteão, comparadas com a mediocridade nacional, são apenas um “fait divers” que está em completa consonância com o restante miserabilismo nacional, não nos devíamos portanto espantar com tais minudências. Olhem, vão à santinha, acendam umas velinhas, cheguem a casa a tempo de ver a futebolada e tudo vai passar, felizes os ignorantes que deles é o reino dos céus!

Francisco Pereira

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome