Edição online quinzenal
 
Terça-feira 23 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Seca leva à paragem de duas centrais da EDP

17-11-2017 - Henrique Pratas

A central de Vila-Tabuaço, no rio Távora, e a central de Santa Luzia pararam a produção de eletricidade.

A central de Vila-Tabuaço, no rio Távora, e a central de Santa Luzia pararam a produção de eletricidade. Consumo humano é prioritário.

Duas centrais hidroeléctricas da EDP estão paradas por causa da seca e mais quatro estão sob "gestão prudente".

A central de Vila-Tabuaço, no rio Távora, e a central de Santa Luzia pararam a produção de eletricidade, porque a água existente nas respetivas albufeiras se destina apenas ao consumo público, porque as regras definidas nos contratos de concessão determinam que “o consumo humano é sempre considerado prioritário”.

Além das duas centrais que já pararam a produção, a EDP foi obrigada a condicionar a produção em Guilhofrei, Carrapatelo, Aguieira/Raiva e Belver.

Já os níveis de água das barragens no Alto Minho são “preocupantes mas não dramáticos”, diz o vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho que garante um reforço da sensibilização para a poupança de água.

Nas albufeiras do rio Minho a capacidade de armazenamento ronda 40%. No rio Lima, a situação é mais dramática porque a barragem do Alto Lindoso está a cerca de 30% da capacidade.

Segundo o autarca de Valença, a situação está a ser acompanhada em permanência.

No próximo dia 21, os dez concelhos que fazem parte daquela Comunidade vão reunir-se para definir uma estratégia conjunta.

Vários distritos do país estão em seca extrema.

Esta quarta-feira, o ministro do Ambiente garantiu no Parlamento que “temos um ano de água em todas as albufeiras menos numa”.

O Ministro reconheceu que a situação está mais crítica na barragem de Fagilde.

Estamos a pronunciar-nos sobre zonas do País onde a água é mais abundante, não sei se devidamente aprisionada para as alturas de seca com a que restamos a sofrer mas recordo-me de em pleno Verão há alguns anos atrás em que tomei conhecimento destas zonas em que a água corria pelos montes abaixo com um caudal considerável sem ser apresada em qualquer tipo de construção realizada para o efeito, imagino o que se deva estar a passar no resto do País, mas há semelhança do que se está a passar com o surto de legionella que está a ocorrer as medidas preventivas para que não entremos em situação devam estar devida mente acauteladas.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome