Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Governo "vai mesmo avançar" com cadastro florestal e investir nos sapadores

11-08-2017 - Henrique Pratas

António Costa defende que o trabalho das equipas de sapadores "é essencial", o que levou o Governo a "descongelar o programa" que estava parado desde 2009. Afinal temos programa só que estava no frigorífico, o que é que mais estará por lá?

O primeiro-ministro esteve em Oliveira do Hospital, na cerimónia de apresentação de 20 novas equipas de sapadores florestais.

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta quinta-feira que o Governo "vai mesmo avançar" com o cadastro florestal, investindo ainda no aumento das equipas de sapadores florestais.

"O cadastro vai mesmo ser feito", afirmou António Costa, no concelho de Oliveira do Hospital, na cerimónia de apresentação de 20 novas equipas de sapadores florestais, em que também foi assinalado o 10º aniversário da criação da primeira Zona de Intervenção Florestal (ZIF) do país, a ZIF do Alva e Alvoco.

De acordo com o primeiro-ministro, " há décadas que todos os governos têm medo de avançar com o cadastro", mas o atual executivo está determinado a promover a sua realização.

Defendeu também que o trabalho das equipas de sapadores "é essencial" para a proteção da floresta portuguesa, o que levou o Governo a "descongelar o programa" dos sapadores florestais, que estava parado desde 2009.

"A chave é limpar a floresta a tempo e horas", com os sapadores a fazerem esse trabalho durante o inverno e reforçarem a vigilância no verão, afirmou António Costa.

Ao mesmo tempo, o Governo, que conta com apoio de todos os partidos da esquerda parlamentar - PS, Bloco de Esquerda, PCP e Verdes - avançará com "uma grande reforma florestal" necessária "para o futuro do país".

Independentemente de essa reforma " só produzir efeitos a médio prazo", há razões "para não adiar mais aquilo que foi adiado", acrescentou.

Para António Costa, importa que a floresta, em Portugal, "seja cada vez menos uma ameaça" para as populações, a economia e o ambiente.

Acompanhado pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e outros membros do Governo, António Costa preconizou, igualmente, um redobrado esforço na criação de novas ZIF no país.

Mais medidas enunciadas e que como foi referido estavam congeladas, armazenadas num armazém frigorifico ou algo de semelhante, só gostava de saber onde é o paradeiro desse “armazém” para ver se me deixavam vasculhar o que por lá existe é que na minha humilde opinião não devem ser só estas medidas agora anunciadas com pompa e circunstância, outras devem estar acomodadas por lá há espera de que alguém se lembre delas para as descongelar.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome