Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

RESPONSABILIDADES… ou a arte da politiquice barata!

14-07-2017 - José Janeiro

Estou cansado, muito cansado de ouvir disparates atrás de disparates sobre o caos que se instalou neste país. Os habituais defecam as idiotices habituais e isto interruptamente há semanas, estamos verdadeiramente na silly season, em que nada mais de importante os catraios têm para brincar senão a serem nojentos. Felizmente que a populaça continua a demonstrar a essas criaturinhas que a nojice já não pega.

Vamos por partes:

INCENDIOS

Segundo as criaturas politiqueiras a responsabilidade política dos incêndios é dos Ministros da Administração Interna e o da Agricultura, não sei que merda é essa de responsabilidade politica, o que sei é bem mais simples: os incêndios têm basicamente duas origens, ou são criminosamente ateados, ou são por causas naturais, no criminosamente incluo o desleixo. Em ambos os casos o controlo dos responsáveis políticos é nulo, na verdade demitir um politico por este facto é uma tamanha falta de bom senso, sendo ainda mais grave vindo de pessoas que tiveram responsabilidade governativa e sobre os quais recaíram os mesmos problemas e não foram demitidos.

Noutro âmbito já considero grave o facto de politicamente se terem substituído responsáveis da protecção civil pouco tempo antes dos acontecimentos e se terem escolhido com base no cartão partidário e não na competência… paradoxalmente disto os acusadores mantêm silêncio apenas por terem os mesmos telhados de vidro.

O cerne da questão, que ninguém quer apontar, está no desinvestimento e nas decisões tomadas há décadas pelos sucessivos governos do arco da governação, como eles gostam de ser chamados, PS-PSD-CDS, em que tomaram sucessivamente decisões que colocaram em causa a eficácia de resposta a calamidades é fácil identificar a questão: SIRESP, meios aéreos privados (que em tempo eram pagos à hora voada em vez do contrario), corporações de bombeiros em cada “quintal” e portanto com meios dispersos e insuficientes (há vilas com 2 corporações de bombeiros porque 2 lideres se chatearam e os dissidentes criaram outra, isto é real), sendo um desrespeito total pelo trabalho voluntario de homens e mulheres que ali se esforçam e sustentam a vaidade de uns quantos. Mas isto é tabu, porque cairia o carmo e a trindade se o dedo fosse colocado nesta ferida e como é tabu continuamos ano após ano a assistir às calamidades que bem conhecemos.

Defendo a reordenação territorial do combate a fogos não com base em concelhos ou outra formula “magica” que encontram, mas com base em área de risco e transferência de meios entre corporações e dotação de gente capaz de comandar efectivamente as operações. A fusão de bombeiros para melhor servir a população é uma mais-valia, em vez de ser uma feira de vaidades.

E não, nenhum governo manda no tempo meteorológico!

ARMAS

Fiquei estarrecido com o pedido de demissão do Ministro (que começa por ser erradamente um civil e um ministério, bastava uma secretaria de Estado e um CEMFA, quiçá, o ministro, nem cumpriu o serviço militar), por um roubo num paiol. Se o ministro é responsável por uma decisão militar do mais básico e logico que é guardar eficazmente militar de guerra, em detrimento das chefias militares que têm a obrigação de dever e cautela, então é o mesmo que dizer, e desculpem a grossaria, que uma piroca é um pífaro.

Desde 1990, governo Cavaco Silva, sempre ele, aonde os Ministros da Defesa foram três, Eurico de Melo, Carlos Brito e Fernando Nogueira, que os militares fazem rondas com armas não municiadas, imagine-se para evitar acidentes! Estive 19 meses no SMO e nunca assisti a um único acidente com armas de fogo, apenas porque o treino era bem estruturado e fiz muitas rondas como sargento dia, incluindo em Chelas aonde existia um imenso armazém (paiol) de armas e nem um parafuso desapareceu.

Estas alminhas, e posteriormente não houve um único governo que alterasse a barbaridade, indicam que os militares têm que ter uma arma sem munições e as que têm estão lacradas, para que não haja incidentes ou matem os intrusos, porque aí estariam bem tramados. Estamos assim com uma tropa fandanga por decisão política, tudo porque metem nas cabecinhas larocas que o Ministro da Defesa tem que ser um político, em que nem lhe é exigido que tenha cumprido o serviço militar, apenas que saiba mandar uns bitaites e tenha frequentado uma qualquer Universidade de Verão.

Por esta ordem de ideias os militares em ronda deviam ter uma “funda” como David contra Golias por ter uma eficácia mais engraçada do que atirar com a arma á cabeça dos intrusos. Ao que chegámos!

E chegamos agora à responsabilidade política, essa responsabilidade, segundo os do costume, é do Ministro porque ele devia ensinar a “arte de segurança militar” aos militares, estamos conversados.

Não! A responsabilidade não é do Ministro, mas de quem em 1990 tomou esta decisão idiota, quem em 2017 ou antes não a revogou ou não propôs a sua revogação, com base na insegurança existente (chefias militares claro) e acima de tudo quem tinha o dever de guarda desses paióis, ou sejam os oficiais que ali tomam as decisões, esses são os responsáveis.

CATIVAÇÕES

Segundo alguns, os do costume, as cativações são responsáveis pelo caos dos últimos tempos. Vamos então desmistificar: as cativações são verbas atribuídas aos ministérios mas cativas sob decisão do Ministro da Finanças, que as libertará se forem necessárias, é uma forma de controlo orçamental. A pergunta que se impõe é: foram as cativações que evitariam o desastre de Pedrogão e o roubo de Tancos? Em que medida? Claro que a resposta é não, para qualquer pessoa minimamente informada.

O que havia a fazer sobre Pedrogão foi feito e o investimento que pudesse existir não evitaria a desgraça, podemos sim, falar sobre o SIRESP, mas isso, nada teve a ver com cativações! Sobre Tancos idem porque aquilo só foi possível porque se sabia como a segurança era feita, armas para fazerem rondas existiam e munições também, logo, as cativações nada tiveram a ver com isto.

Os do costume ainda não fizeram uma marcação demissionária mais cerrada ao ministro das finanças porque o Schauble o elogiou e portanto estes amigalhaços do gangue ficaram de mãos atadas.

RESPONSAVEIS DO PASSADO

Sempre fui contra as demissões politicas com base nestes argumentos idiotas, seja qual for a cor política, mas os que hoje atiram pedras sabem bem o que fizeram e isso sim são responsabilidades graves:

PPC – esqueceu-se e não sabia que tinha que pagar a Segurança Social, demitiu-se ? Não!

RELVAS – fez uma licenciatura relâmpago, demitiu-se? Sim depois de forte pressão da opinião pública.

GASPAR – errou todas as previsões de forma incompetente, demitiu-se? Sim, quando ficou incomportável a demonstração da sua profunda e total incompetência.

MARILU – caso Swaps, demitiu-se? Não!

PORTAS – submarinos e irrevogável, demitiu-se? Sim, por umas horas!

MIGUEL MACEDO – caso dos vistos Gold, demitiu-se? Sim, após pressão!

E podíamos continuar… estes são casos graves, muito graves, mas com o queijo que comem esqueceram-se e vociferam hoje disparates. Mas ainda não me esqueci!

Mas como isto, o acima explicado, incêndios, armas e cativações, não pegou nas sondagens há que ressuscitar as viagens ao futebol e as demissões que daí vieram, mas curioso no meio disto tudo apenas o Galpgate funcionou mas as outras gates ficaram por esclarecer porque seriam apenas de(puta)dos, estamos bem e recomenda-se! Continuo sem entender como o MP demorou UM ANO a investigar o que todos confirmaram há um ano e porquê só agora? Fica a questão!

QUE BOM QUE VAI SER…

Vamos fazer uma advinha: qual é coisa qual é ela que tem decisão marcada para o outubro? Se disseram “operação marquês” acertaram! Pois bem, como não podia deixar de ser a “imparcialidade” da justiça faz mais uma das suas, quer que o caso Sócrates seja decidido em plena campanha para as autárquicas, estão a ver todos o que se pretende?

E a responsabilidade neste caso será da Ministra, ou será da culpa que morre solteira? Neste momento já não me interessa se o tipo é culpado ou não, porque isto já tem contornos de politiquice barata, em claro desrespeito constitucional, o que interessa é ver a triste figurinha em que a justiça portuguesa se transformou, com tantos e tantos casos que se arrastam anos a fio no tribunal porque ninguém tem tomates para por ordem no lamaçal… e ainda se dizem independentes! Só pode ser para rir.

… E PARA TERMINAR:

Esta semana ficámos a saber que a fé tem glúten e vinho puro, porque é assim obrigatória por decreto vaticanista!

E como se a fé não bastasse o MP (Ministério Publico para os amigos) fazendo fé de uma lei qualquer acusa uma esquadra inteira de tortura, racismo e sequestro e porquê tamanha barbárie, porque no entendimento do MP os policias teriam todos mentido no relatório elaborado quando disseram que os “selvaticamente” agredidos tentaram invadir a esquadra devido à prisão de um dos elementos, falta referir que foi na Cova da Moura que a coisa se passou … caricato não acham? Faz-me lembrar aquele assaltante de Gaia que acusou os assaltados de agressão porque defenderam a sua propriedade e deram-lhe um enxerto e claro o rapaz ficou impedido de trabalhar (entenda-se continuar a roubar), pediu uma indeminização por danos causados… e foi-lhe dada razão, UAU!

Ao estado a que chegou a Nação. O nosso conhecido PPC cabulou o seu “brilhante” discurso de outro “brilhante” PAFISTA, demonstrando bem o quanto tem ideias próprias. Cabula uma vez, cabula para sempre.

Até para a semana

José Janeiro

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome