Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

REVISITANDO A HISTÓRIA

14-07-2017 - Henrique Pratas

Se pensarmos e recuarmos no tempo até há Grécia e Roma Antiga vamos encontrar muitos pontos de coincidência entre o que aconteceu na altura e no que está agora a acontecer ao nível mundial tendo em devida conta o espaço temporal, mas na sua essência, os factos e acontecimentos são semelhantes para não escrever iguais, por isso aquela velha afirmação que a História se repete, está aqui patente

Ora se revisitarmos Roma e Grécia Antiga vamos encontrar:

Roma e Grécia Antiga

Roma Antiga

O Mito da fundação de Roma

Diz a lenda que Roma foi fundada no ano 753 a.C. por Rómulo e Remo, filhos gémeos do deus Marte e da mortal Rea Sílvia. Ao nascer, os dois irmãos foram abandonados junto ao rio Tibre e salvos por uma loba, que os amamentou e os protegeu. Por fim, um pastor recolheu-os e deu-lhes os nomes de Rómulo e Remo.

Depois de matar Remo numa discussão, Rómulo deu seu nome à cidade. A história, por sua vez, diz-nos que algumas tribos de origem sabina e latina estabeleceram um povoado no monte Capitolino, junto ao rio Tibre.

A monarquia

Num período lendário, Roma foi governada por sete reis que tinham poder absoluto. O Senado, formado por chefes de família, eram quem os aconselhava. Por volta de 575 a.C., os reis etruscos dominaram Roma e influenciaram decisivamente o início da civilização romana. Ditaram leis prudentes em favor do artesanato e do comércio, com os quais Roma adquiriu grande importância. Aos poucos, porém, esses reis deram lugar a outros monarcas, violentos e tirânicos, que desprezavam as opiniões do Senado.

Os Patrícios e plebeus

Os cidadãos livres dividiam-se em patrícios e plebeus. Os patrícios eram os descendentes das famílias dos antigos chefes tribais. No início da República, eles constituíam a classe dirigente. Já os plebeus não tinham linhagem aristocrática e não possuíam direitos políticos. No século III a.C., após as guerras, surgiram novas camadas sociais: cavaleiros ou homens novos (plebeus enriquecidos no comércio) e clientes (dependentes dos patrícios). A partir daí, a organização social já não se estabelecia em função do nascimento, mas sim da riqueza.

A república e seus magistrados

As famílias patrícias que formavam o Senado, temerosas de perder o seu poder diante da tirania dos reis, expulsaram-nos e proclamaram a República.

Esta baseava-se em três órgãos:

O Senado, os magistrados e as Assembleias, simbolizados pela conhecida sigla S.P.Q.R. (Senatus Populusque Romanus, ou seja, “Senado e povo romano”).

Roma Antiga

O trabalho dos escravos

Na consequência das guerras expansionistas, os escravos em Roma eram muito numerosos. Não eram considerados seres humanos, mas sim propriedades e, portanto, eram explorados e vendidos como mercadorias. O seu trabalho, no artesanato e na agricultura, era decisivo para a produção de bens necessários para a sociedade. Podiam comprar a sua liberdade ou então serem libertados pelo proprietário.

A partir do século II a.C., sucederam-se diversas rebeliões de escravos, comandados por Espártaco.

O exército romano

O Império Romano dependia de um exército forte e bem organizado, que realizava as campanhas de expansionistas e defendiam as fronteiras.

Os legionários eram a base do exército romano e a maioria deles eram voluntários. Para entrar no exército era imprescindível ser cidadão romano.

O exército estruturava-se em legiões de seis mil soldados, cada uma dividida em dez cortes.

A religião romana

A religião romana foi formada combinando diversos cultos e várias influências. Crenças etruscas, gregas e orientais foram incorporadas aos costumes tradicionais para adaptá-los às novas necessidades do povo. O Estado romano propagandeava uma religião oficial que prestava culto aos grandes deuses de origem grega, porém com nomes latinos, como por exemplo, Júpiter, pai dos deuses; Marte, deus da guerra, ou Minerva, deusa da arte.

Em honra desses deuses eram realizadas festas, jogos e outras cerimónias.

Os cidadãos, por sua vez, buscavam proteção nos espíritos domésticos, nos chamados lares, a quem rendiam culto dentro de casa. O Édito de Milão de Constantino estabeleceu a liberdade de culto aos cristãos, encerrando as violentas perseguições. No século IV d.C., o cristianismo tornou-se a religião oficial, por determinação do imperador Teodósio.

A arte romana

Inspirada no modelo grego, a arte romana incorporou as formas e as técnicas de outras culturas do Mediterrâneo.

Roma destacou-se na arquitetura com grandes edifícios privados e públicos. Entre os privados, incluem-se as casas e as residências coletivas. Os públicos dividem-se em religiosos (templos), administrativos e comerciais (basílicas) e lúdicos (teatro, anfiteatro e circo). O espírito prático de Roma reflete-se no urbanismo e nas grandes obras de engenharia, como estradas e aquedutos.

A cidade de Roma no século I a.C.

No século I a.C., Roma passou por uma transformação espetacular, tornando-se uma cidade repleta de confortos, com casas comerciais, jardins e edifícios monumentais, construíram-se numerosas residências e locais de diversão – como o Coliseu* – e foram feitas grandes melhorias no sistema de esgotos e nos aquedutos da cidade.

A crise do Império Romano

A partir do século III, o Império Romano entrou em declínio, com o fim das guerras de conquista, esgotou-se a principal fonte fornecedora de escravos.

Teve início a crise do esclavagismo que abalou seriamente a economia, fez surgir o colonato e provocou o êxodo urbano. Além disso, houve disputas pelo poder e as legiões diminuíram.

Enfraquecido, o Império Romano foi dividido em dois e a parte ocidental não resistiu às invasões dos bárbaros germânicos no século V.

Grécia Antiga

História da Grécia

As comunidades gregas, ao longo de toda a Antiguidade, mantiveram duas características constantes: uma feroz autodeterminação e um constante estado de beligerância entre si…

Os antigos gregos nunca constituíram em qualquer período de sua história uma nação no sentido político moderno: suas comunidades independentes nunca se organizaram de forma unificada. Os gregos identificavam-se, no entanto uns com os outros culturalmente, pois falavam a mesma língua e adoravam os mesmos deuses, embora com variações locais em ambos os casos.

Arquitetura da Grécia Antiga

A Historiografia

A historiografia grega começa na segunda metade do século -VI com os logógrafos, dos quais o mais ilustre foi Hecateus de Mileto (-550/-475), e muitos autores de “histórias locais”, género que perdurou durante toda a História Antiga.

Heródotos (-484/-425), tradicionalmente chamado de pai da história, escreveu sobre os antecedentes e acontecimentos das guerras greco-pérsicas e fez um detalhado relato das regiões que visitou. Ele foi mais um “contador de histórias” que propriamente um historiador, e somente com o ateniense Tucídides (-455/-400) começa realmente a historiografia moderna.

Tucídides foi a rigor um “historiador local”, pois escreveu somente sobre a Guerra do Peloponeso (Atenas vs. Esparta), mas suas agudas análises dos fatores e acontecimentos relacionados com a guerra são respeitadas até hoje.

Sucederam-no historiadores de menor envergadura, como Xenofonte (-428/-354), Ctesias (séc. -IV), Éforos (séc. -IV), Teopompos (séc. -IV), Tímaios (-346/-250).

Políbios (-200/-118) foi o último dos grandes historiadores gregos, mas escreveu sobre a História de Roma; depois dele vieram Dionísios de Halicarnasso (séc. -I/I) Diodoros Sículo (séc. -I), que escreveu uma “História do Mundo” centrada em Roma, e Arrianos (95/175).

Muitos historiadores não-gregos escreveram Histórias de Roma e de outros povos em grego: Díon Cássios (150/235), Flávios Josefos (37/100), Apianos (séc. II), Herodianos (165/250) e o bispo cristão Eusébios (265/340), que também escreveu uma “história universal”.

A Biografia

A biografia, aparentada à historiografia, não foi muito cultivada pelos gregos. Embora os historiadores Heródotos, Tucídides e Xenofonte apresentem em seus escritos algumas passagens de estilo correlato, somente com Plutarcos (46/120) e Diógenes Laertios (200/250) o género que se estabeleceu.

A idade das trevas

Com a destruição dos últimos palácios messénicos em -1100 e a desagregação do sistema social controlado e mantido por eles, desapareceu a brilhante e sofisticada cultura grega da Idade do Bronze.

As comunidades diminuíram, empobreceram, isolaram-se, e as trocas comerciais reduziram-se a quase nada, extinguiu-se, praticamente, o contato constante entre os gregos e as adiantadas culturas da Ásia Ocidental.

Tão rápido e intenso foi o declínio do mundo messénico que os gregos dos tempos posteriores não se lembravam do esplendor da Idade do Bronze a não ser de modo vago e impreciso, como um tempo de deuses, heróis e lendas.

Após quase duzentos anos de estagnação cultural, no entanto, as comunidades começaram novamente a desenvolver-se e a organizar-se em cidades.

Os primeiros templos comunitários foram então construídos, o uso do ferro tornou-se cada vez mais comum, a produção de alimentos e a população do continente aumentaram tanto que iniciou-se um movimento contínuo de migração e fundação de novas cidades além-mar.

Há, surpreendentemente, alguns poucos padrões messénicos nas escassas obras de arte produzidas após -900, o que significa que nem todos os conhecimentos adquiridos pelos gregos durante a Idade do Bronze tinham sido perdidos.

Como bem disse Finley, “ A menos que a própria vida seja destruída numa região, sempre há algum tipo de continuidade”.

A Idade das Trevas foi, seguramente, um período de transição (algo semelhante ao que estamos a passar nos dias de hoje).

Pode-se afirmar que praticamente todos os processos políticos, sociais e artísticos que se desenvolveram no Período Arcaico e atingiram o auge durante o Período Clássico começaram durante esses séculos não completamente obscuros…

Ciência Grega

A maioria dos povos antigos (egípcios, chineses, hindus, mesopotâmicos e mesmo os gregos) já possuíam, desde a Idade da Pedra, um enorme cabedal de conhecimentos práticos e eficazes, adquiridos empiricamente através de observações razoavelmente ancoradas.

Mas foi somente por volta de -600, na Grécia, que os filósofos pré-socráticos deram o primeiro impulso em direção ao pensamento científico.

Durante muito tempo os intelectuais gregos não distinguiram claramente a ciência da filosofia. Mesmo o filósofo Aristóteles (-384/-322), que exerceu enorme influência no pensamento filosófico-científico ocidental durante a Idade Média e Renascença, nunca recorreu à experimentação para consolidar suas minuciosas observações.

Somente duas disciplinas começaram o longo processo de separação da filosofia durante a Antiguidade, a Medicina e a Física. Nos séculos -IV e -V a Medicina consolidou os princípios essenciais que norteiam os médicos até hoje, e a Matemática e a Física Mecânica receberam grande impulso com os trabalhos do matemático, astrónomo e inventor Arquimedes (-287/-212), que além de grande teórico era um engenhoso inventor e nos seus estudos recorreu algumas vezes à experimentação.

As demais ciências continuaram ligadas à filosofia em maior ou menor grau durante toda a Antiguidade, e além dela.

A ciência, tal e qual a conhecemos, começou há apenas 400 anos, em plena Renascença, e foi o físico e astrónomo italiano Galileu Galei (1564/1642) quem estabeleceu, a despeito das perseguições movidas pela Inquisição, o princípio da experimentação e enunciação matemática do resultado das experiências como os pilares fundamentais do conhecimento científico.

Outras Ciências

Biologia

Os gregos preocuparam-se basicamente com a origem dos seres vivos e com a zoologia e botânica descritivas. Os mais importantes biólogos foram Anaximandros (-610/-547), Aristóteles (-384/-322) e seu discípulo Teofrastos (-371/287).

Matemática

A geometria e o cálculo atraíram especialmente os gregos antigos. Os mais importantes matemáticos foram Pitágoras (séc. -VI), o tal do Teorema, Hipócrates de Quios (séc. -V), Euclides (séc. -IV/-III), Arquimedes (-287/-212), Eratóstenes (-276/-195) e Apolónios de Perga (séc. -II).

Física

Com exceção das especulações sobre a origem do mundo, os gregos desenvolveram mais a física prática do que a teórica. Arquimedes (-287/-212), Ctesíbios (séc. -III) e Héron (séc. I) ficaram famosos devido a suas invenções mecânicas, equipamentos e instrumentos científicos que construíam.

Outros físicos notáveis foram o médico Empédocles (-492/-432) e Claudius Ptolemeus (100/170).

Química

Na química, fora o uso de plantas para o tratamento de doenças, destacam-se apenas Demócritos (460 / séc. IV) e Leucipos (séc. V), com a teoria atómica, e os estudos de mineralogia de Teofrastos.

Passada que foi levemente e de forma sintética a história da Grécia e Roma Antiga, o que podemos constatar, se nos despirmos dos preconceitos ou de raciocínios mais elaborados e colocando de parte o avanço tecnológico que sofremos ao longo dos diferentes anos, a essência da formação das sociedades e a forma de estar nas mesmas não anda muito longe dos tempos de hoje, isto leva-me a questionar, mas andámos, calcorreámos caminhos, movemos montanhas, fomos à Lua e a civilização não se alterou naquilo que é mais essencial, que é o saber ser, estar e viver em sociedade.

A mim afigura-se-me que não aprendemos nada com o que ocorreu e assistimos nos dias de hoje a práticas mais sofisticadas do que foram realizadas nos tempos que vos descrevi, que são completamente iguais, na sua essência, às que se praticaram.

Onde é que vamos encontrar as diferenças no acesso ao consumo desenfreado e sem nexo e na ganância desenfreada para atingir lugares de “poder” que lhes permitem ter acesso a outras coisas que a generalidade das pessoas não têm, cavámos as diferenças em vez de as atenuarmos, será que a civilização caminha a passos largos para a sua autodestruição, já se tinham interrogado e questionado sobre este assunto, não vale tudo para alcançar aquilo que escasseia, dever-se-ia, a meu ver ter aprendido alguma coisa com o que ocorreu no passado e termo-nos tornado mais inteligentes, não espertos, seres pensantes mesmo, dando mais importância aos princípios e aos valores do que aos bens materiais que com o avanço tecnológico ficam rapidamente obsoletos e somos induzidos a andar atrás de algo que é inatingível que é “possuir” ou estar sempre atualizado relativamente ao avanço tecnológico que se faz de uma forma perfeitamente rápida e a uma velocidade estonteante. Criámos falácias e muito pior do que isso alimentámo-las e agora não conseguimos parar esta loucura doentia.

A sociedade está a sofrer com isso e a desintegrar-se a uma velocidade que não damos conta, é isto que é a qualidade de vida que pretendemos, já pensaram bem no logro que nos meteram e agora meus senhores como é que se sai deste processo, não saem escrevo eu, porque ao criarmos e alimentarmos este “monstro”, ele já ganhou vontade própria e é perfeitamente autónomo, ou se está dentro do sistema ou se vive paralelamente ao mesmo, mas sempre vamos que nos cruzar com o sistema que criámos e vamos sofrer com isso, porque se pararmos para pensar e olharmos para o que fizemos de útil, a maior parte de nós chegará há conclusão que nada fez e então como é que nos vamos sentir, uns perfeitos inúteis, vamo-nos revoltar, indignar, mas não vamos passar disso porque “embarcámos” nesta maneira de ser e de estar.

Termino fazendo apenas uma chamada de atenção, a nossa vida não é infinita, quando nascemos a única coisa que temos certo é que um dia partiremos, não estaremos mais aqui no planeta Terra e o que é que fizemos de útil enquanto cá andámos, pensem nisso, o que é que vão deixar para as gerações vindouras, isto que nos envergonha, que estranha forma de vida arranjámos nós.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome