Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

ASSIM SE "BRINCA" EM ALPIARÇA COM A HIPEREUTROFIZAÇÃO E POLUIÇÃO DAS ÁGUAS DA BARRAGEM DOS PATUDOS

12-05-2017 - Eduardo Costa

Há 1 ano finalmente a CMA fez alguma coisa pela água da barragem.

Contratou a firma “Atlas Seis” para fazer um tratamento por "Bio-Augmentação", que consiste essencialmente num incremento de BACTÉRIAS selecionadas, que iriam supostamente ajudar o processo biológico da degradação dos compostos orgânicos.

Naturalmente o presidente da CMA disse e continuou a dizer na recente Reunião de Câmara da passada 6ª feira 05Mai2017, que foi um ÊXITO e por isso estão agora de novo a repetir a dose. Então se tivesse sido um êxito porque haveria necessidade de se repetir a dose?

Vamos então DESMASCARAR esse "êxito".

Nas análises à água de Jan/2017 afixadas na barragem, chamou-me particularmente a atenção o índice de CBO (Carência Bioquímica de Oxigénio) que quantifica o nível de poluição orgânica e, consequentemente, de eutrofização, que passou de 22 mg/litro em 2015, para MAIS DO DOBRO agora (47mg/litro), ou seja, de 3 vezes mais, para 6 vezes mais, o valor de referência (omisso nas análises), de 8mg/litro, a partir do qual a água é considerada de má qualidade.

Mas que belo sucesso, o deste tratamento, Sr. Presidente!

Assim, estão a repeti-lo agora de novo para efeitos eleitorais, despejando “jericans” deste produto "milagroso", como a imagem mostra, depois de anos de inércia.

Acontece que aparentemente as águas estarão melhores, porque se está a depauperar gravemente as reservas freáticas de água de Alpiarça (quem possui poços que o diga), injectando na Primavera e Verão muitos milhares de m2 de água, de forma aos níveis da barragem estarem excepcionalmente às cotas máximas (estimo que mais de 250 mil metros cúbicos de água, numa superfície de barragem de cerca de 127.000m2).

Mas que importa! O importante é a imagem de dinamismo pré-eleitoral desta vereação comunista alpiarcense.

Eduardo Costa

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome