Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

TURQUIA CORTA RELAÇÕES COM A HOLANDA

24-03-2017 - Henrique Pratas

O Mundo está em perfeita ebulição e descontrolado e pode-se estar a criar as condições para mais atentados e convulsões que poderão contribuir para o ressurgimento de movimentos de extrema-direita, para não utilizar o termo fascista.

O Governo de Ancara ameaça também reavaliar o acordo com a União Europeia sobre o acolhimento de refugiados.

A Turquia anunciou esta segunda-feira a suspensão das relações diplomáticas com a Holanda. A medida é a resposta às autoridades de Haia, que impediram ministros turcos de participar em ações de campanha para o referendo de Abril.

“Estamos a fazer exatamente aquilo que eles nos fizeram. Não vamos autorizar que aviões com diplomatas holandeses ou enviados aterrem na Turquia ou utilizem o nosso espaço aéreo”, anunciou o vice-primeiro-ministro, Numan Kurtulmus, em conferência de imprensa.

Os que criaram esta crise também são os responsáveis pela sua resolução, declarou o porta-voz do Governo de Ancara.

De acordo com Numan Kurtulmus, a Turquia pode também reavaliar o seu acordo com a União Europeia sobre o acolhimento de refugiados.

A decisão de Ancara acontece depois de a Holanda ter impedido a ministra turca da Família de participar num comício em Roterdão. Tratava-se de uma ação de campanha para o referendo de 16 de Abril na Turquia, que vai decidir o reforço dos poderes do Presidente Tayyp Erdogan.

A ministra acabou por ser expulsa da Holanda e seguiram-se manifestações violentas da comunidade turca nas ruas de Roterdão.

Num discurso esta segunda-feira, o Presidente turco já tinha ameaçado impor sanções diplomáticas à Holanda e apresentar queixa da Holanda junto do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

Tensão diplomática. Erdogan acusa Holanda de fascismo.

A uma ação há sempre uma reação e aí está ela a dimensão ou as proporções que ela pode tomar não sabemos, mas que está criado um clima de grande tensão e muito perigoso para a tão apregoada estabilidade e correlação de forças internacionais, está.

A meu ver a questão assumiu proporções não desejadas pela tomada de posição que os holandeses mais radicais tomaram face à irradicação de tudo o que seja se origem muçulmana, não só pessoas como também prometeram deitar abaixo todas as mesquitas e destinadas ao culto da religião muçulmana na Holanda, pode estar aqui o início de uma revolta e com efeitos perfeitamente castra tróficos para a manutenção da Paz no Mundo, porque os holandeses foram pela pior via a religiosa, que na minha opinião não é a mais indicada, existem valores sagrados para alguns povos com os quais não devemos brincar ou colocar em causa sob pena das retaliações serem de intensidade desmedida ou desproporcionada.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome