Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Opinião.

27-09-2013 - Eurico Henriques

“Eles não sabem que o sonho comanda a vida e sempre que o homem sonha há uma esperança renascida (Gedeão)”.

Para uma decisão certa

Sinto que é o momento de registar uma opinião que seja credível e esclarecedora.

Estou integrado na candidatura à Câmara Municipal, na lista do meu caro amigo Pedro Ribeiro, portanto do Partido Socialista.

A razão para essa participação na vida do concelho prende-se com a certeza de que é tempo de intervir e de procurar alterar o paradigma que tem sido seguido até aqui: fazer obras e, principalmente, dar prioridades ao desporto. Não estão em causa as realizações e o seu mérito. O que afirmo – e já o defendi publicamente por várias vezes – é que não houve uma aposta séria na Cultura como fonte de Desenvolvimento e de Afirmação de Almeirim.

Defendo que é necessário criar um novo Paradigma: que será a aposta na ação Cultural e na recriação dos Factos Históricos e Sociais que deram origem e promoveram a cidade e o concelho. Esta aposta centra-se na qualidade do trabalho a fazer e na criação de centros de interesse, criando um fluxo permanente de visitantes. Num a expressão simples: colocar Almeirim no mapa.

Para isto há que reformular o que foi a aposta perdida: As Festas da Cidade. A nossa proposta é a de se criar uma celebração anual que tenha por fundamento um Facto Histórico e Social que teve relevância. Para isso haverá que contar com todos os homens e mulheres de boa vontade e amantes da sua terra para darem o seu contributo.

Esta opção e outras de relevo, para Almeirim: O Museu, a realização de Encontros Culturais nas várias vertentes artísticas, os Roteiros; foram discutidos e encontrámos uma linha comum de atuação.

O mesmo se estabeleceu para as Associações Culturais e Recreativas, elementos importantes na afirmação e divulgação do concelho.

Fica também o compromisso ouvir e debater todos os temas e assuntos que tenham o Desenvolvimento como ponto de partida e de chegada.

Tenho a certeza de que o Pedro Ribeiro é um jovem experiente e honesto, que sabe ouvir e dialogar. Ele é o homem certo para limpar o chamado 1.º andar da CMA. Dar-lhe mais luz abrindo-o a todos, recebendo com afabilidade, escutando os problemas que trazem.

O concelho de Almeirim constitui uma entidade que tem afirmação própria. É para a defender e reforçar as suas potencialidades que nos candidatamos.

Almeirim, 26 de Setembro de 2013.

Eurico Henriques – Lic.º em História, Mestre em Ciências da Educação e da Comunicação.

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome