Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

AS ILHAS AINDA SERÃO VIRGENS?

09-12-2016 - Henrique Pratas

As Ilhas Virgens são um arquipélago localizado no Caribe que faz parte das Pequenas Antilhas, a leste da ilha de Porto Rico. Elas formam a fronteira entre o Mar do Caribe e o Oceano Atlântico. As Ilhas Virgens estão divididas em três zonas:

As Ilhas Virgens Britânicas (British Virgin Islands, em inglês) são um território dependente do Reino Unido organizado como um território britânico ultramarino e ocupam uma área de 153 quilômetros quadrados.

As Ilhas Virgens Americanas (United States Virgin Islands, em inglês), antigas Ilhas Virgens Dinamarquesas, pertencentes à Dinamarca, antes de serem cedidas aos Estados Unidos, são um território dependente dos Estados Unidos da América organizado como um "território não incorporado" e ocupam uma área de 346,36 quilômetros quadrados.

Adicionalmente outras fontes incluem um terceiro grupo: as Ilhas Virgens Espanholas, ou Ilhas Virgens Porto-riquenhas, (Vieques, Culebra e outras ilhas menores), que foram colônias da Espanha até 1898, agora fazem parte da Commonwealth de Porto Rico, e ocupam uma área de 165,1 quilômetros quadrados.

Sua área total é 664,46 km² e sua população de 145.578 habitantes, e o idioma majoritário em ambas é o inglês, seguido do espanhol e do crioulo.

A principal fonte de renda é o turismo e o facto de ser um paraíso fiscal não é considerado?

A capital da porção britânica é Road Town e a capital da porção americana é Charlotte Amalie.

Todos temos conhecimento através dos meios de comunicação social que as Ilhas Virgens constituem um paraíso fiscal para todos os quadrantes da atividade económica, praticamente não há cão nem gato que tenha muito dinheiro o não deposite nas Ilhas Virgens, olhando para esta referência com mais acutilância, sendo que o nome das ilhas referidas quando foram descobertas se podiam chamar dessa forma, acho que nos dias de hoje e dada a promiscuidade que são prática na mesma ilha entendo que deveria ter outro nome que não Virgens, talvez Ilhas da Corrupção ou do Desvario lhe assentasse melhor.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome