Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 18 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Ministro da Saúde aconselha portugueses a vacinarem-se contra a gripe

09-12-2016 - Henrique Pratas

A vacina da gripe é gratuita e recomendada para os cidadãos a partir dos 65 anos de idade e para pessoas residentes ou internadas em instituições, nomeadamente lares de idosos, para além de outros grupos de risco.

Em pleno inverno o Ministro da Saúde deixa um apelo aos portugueses, para que se vacinem contra a gripe.

A recomendação do Ministro da Saúde, quando falta apenas um mês para terminar o prazo das receitas para aqueles que têm vacinas comparticipadas, ou seja os grupos considerados de risco, como idosos e determinadas doenças.

“Ainda há muita gente que não se vacinou contra a gripe. A gripe este ano prevê-se dura e difícil. É um incentivo que faço a que todos os profissionais de saúde e todos os cidadãos se mobilizem para que a vacinação seja realizada, porque certamente que a condição patológica será prevenida e se não for totalmente prevenida será minorada em termos da gravidade dos seus sintomas.”

A vacina da gripe é gratuita e recomendada para os cidadãos a partir dos 65 anos de idade e para pessoas residentes ou internadas em instituições, nomeadamente lares de idosos.

Este ano, a vacina gratuita foi alargada também a doentes a aguardar transplante, que fazem quimioterapia, com trissomia 21, fibrose quistica, doença neuromuscular ou défice de alfa 1 anti-tripsina.

Há cerca de 1,2 milhões de doses de vacinas de distribuição gratuita, além das que existem nas farmácias.

Entre os alvos prioritários, estão também grávidas, doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses de idade e os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

Quanto às receitas médicas nas quais seja prescrita, exclusivamente, a vacina contra a gripe, são válidas até 31 de Dezembro.

A campanha de vacinação para a gripe arrancou em Outubro.

Podia ser o anúncio daqueles que muitos de nós ouvimos é para o menino e para a menina, aqui não são só para os mais de 65 anos.

Vamos lá desmanchar isto e falar verdade o que se passa é que compraram vacinas para um tipo de gripe a mais, foram os milhões todos que refiro no texto se ninguém tomar as vacinas para onde é que elas vão? Lixo, já entenderam porque é que esta propaganda é feita não é pela saúde e bem-estar das pessoas é apenas para evitar que milhões vão para o lixo.

Importa ainda referir outro aspeto que é dos mais elementares, está bem vamos tomar a vacina para não nos constiparmos e o vírus que se aloja no nosso corpo é aquele que a anunciada vacina produz efeitos, ou será que tomando a vacina não nos podemos infetar com outro tipo de vírus e a vacina não serve para nada.

Isto quando fomentam alguma coisa há que estar com um olho no burro e outro no cigano, ou se quiserem quando a esmola o pobre desconfia.

Onde está o plano de vacinação, qual o seu enquadramento, que população deve ser envolvida, então estão preocupados com vacinas para quem tem mais de 65 anos e os que nascem têm o acesso ao plano de vacinação garantida.

A Saúde não se vende avulso é preciso construir um Plano Estratégico para a Medicina Preventiva, onde a vacinação deve estar incluída, não estamos a pronunciar-nos sobre os negócios que fazem à trouxa e mouche e depois tem se gastar as vacinas todas, mesmo que as pessoas não queiram, para o prejuízo não ser grande.

Meus amigos já deviam ter percebido que com a Saúde não se brinca, se noutras áreas as negociatas que se fazem não causam danos diretos nas pessoas no caso vertente, é a saúde das pessoas que está em causa, vejam lá bem o que é que andam a fazer.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome