Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Primeiro-Ministro defende que próximo ano pode ser encarado com confiança reforçada

09-12-2016 - Henrique Pratas

António Costa considera que a aprovação pela segunda vez de uma proposta orçamental apresentada pelo seu Executivo “demonstrou que a alternativa é possível” em Portugal e no quadro europeu.

O Primeiro-ministro considerou que na passada terça-feira, após a aprovação final global da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2017 no parlamento, que estão reunidas todas as condições políticas para encarar o próximo ano “com confiança reforçada”.

António Costa salientou que o PS, Bloco de Esquerda, PCP, “Os Verdes” e PAN (Pessoas Animais e Natureza) ao terem feito aprovar a proposta orçamental do Governo, que teve os votos contra do PSD e do CDS-PP.

Junto do ministro das Finanças, Mário Centeno, e o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, o primeiro-ministro declarou: “Este é um momento de reforçada confiança”.

“Confiança acrescida pelas provas que demos ao longo deste ano, confiança também por uma votação tão alargada deste Orçamento do Estado na Assembleia da República e pela forma tão serena como este debate foi concluído. Tudo isto nos permitirá encarar 2017 com uma confiança reforçada para todas as famílias, empresas e agentes económicos”, afirmou o primeiro-ministro, que não respondeu a questões formuladas pelos jornalistas.

António Costa defendeu que o país “está a chegar ao fim de um ano orçamental de excelência, onde foi possível cumprir os compromissos assumidos com os portugueses de devolução de rendimentos das famílias e de criação de condições para o investimento”.

“Vamos ter o défice mais baixo de todo o nosso período democrático e temos agora aprovado um Orçamento que nos conduzirá até metade da legislatura.

É um Orçamento que prosseguirá aquilo que é essencial: Virar a página da austeridade, mantendo todas as condições de participação ativa no quadro da zona euro”, sustentou o primeiro-ministro.

No plano político, António Costa considerou que a aprovação pela segunda vez de uma proposta orçamental apresentada pelo seu Executivo “demonstrou que a alternativa é possível” em Portugal e no quadro europeu.

“A alternativa vai poder continuar a concretizar-se, continuando a reforçar o rendimento das famílias, a aumentar o investimento público e a criar melhores condições para o investimento privado, prosseguido o desenvolvimento do Estado social, em particular nas políticas de redução da pobreza, e investindo na ciência, na educação e na cultura”.

Tudo isto, acrescentou o líder do Executivo, a par de “uma gestão de rigor que permitirá no próximo ano prosseguir uma trajetória de redução do défice e da dívida e de consolidação da participação de Portugal no quadro da zona euro”.

Face ao exposto acabaram-se os sacrifícios os portugueses podem ficar descansados que não haverá mais medidas de austeridade e a sua vida vai passar a ser cor de rosa, querem melhor do esta declaração, esta dá substância àquilo que os portugueses tanto desejam viver sem a corda na garganta e pelo que foi anunciado podemos ficar descansados 2017, vai ser um mar de rosas e os portugueses todos contentes por terem nascido neste País. 2017 vai ser o ano das maravilhas porque aquilo que não é anunciado não teremos que nos preocupar com nada, vai tudo funcionar às mil maravilhas.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome