Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

CÁ PARA MIM ELES DROGAM-SE!

02-12-2016 - José Janeiro

DISFUNCIONALIDADE COGNITIVA TEMPORARIA

Fui procurar o significado sobre esta frase, porque acreditei que havia alguma coisa que desconhecesse, dada a bomba que rebentou no Parlamento durante 4 minutos, tal o “insulto” que as bancadas da direita consideraram como valido.

Dividi assim a frase em 3 partes:

Disfuncionalidade - São pensamentos ou comportamentos que não funcionam como deveriam funcionar, ou seja, são contraditórios da verdadeira realidade.

Cognitiva - é uma expressão que está relacionada com o   processo de aquisição de conhecimento  (cognição). A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.

Temporária – os distúrbios podem ser temporários ou permanentes. Se bem que devemos ainda considerar o síndrome de Korsakoff que se desenvolve após um grave ou repetitivo ataque de delirium tremens motivado por ingestão de substâncias proibidas, o que parece ser o caso tal o delírio que ali se produziu.

Afinal o que estava em discussão era aquilo que EU sabia.

Perante isto, podemos entender a extensão do “insulto” que tanto indignou as bancadas do PSD e CDS e que deixou o “insultado” com o queixo apoiado numa das mãos enquanto com a outra brincava com a caneta. Ficámos a saber que a indignação se deveu a (eu traduzo): “pensamentos ou comportamentos que no seu raciocínio são contraditórios com a realidade e que se produziram de forma momentânea”. Eis a dimensão do “insulto”.

Afinal TODOS os políticos sofrem de “disfuncionalidade Cognitiva temporária”, donde a indignação das bancadas e a cara de aparvalhado do “insultado” foi de quem não entendeu patavina do que foi dito. Fica portanto a sugestão: para a próxima, em vez de frases rebuscadas chamem os bois pelos nomes como por exemplo: “o senhor deputado é uma besta-quadrada e um burro, porque não entende nada do que está a dizer!” Fica a sugestão.

DEMISSÕES

Afinal demitiram-se! Estes tipos não serviam para gerir a CGD, há muito que estava patente na mente de todos. Há varias “coisas” que se exigem para serem gestores da Caixa e uma das mais importantes, a par da capacidade técnica, é sem sombra para duvidas a idoneidade e o escrúpulo, o que a esta gente nada diz, mas diz muito a arrogância com que trataram o assunto, pensando que estariam acima da lei.

Diz o Ti Domingos que é vítima de “um turbilhão mediático politicamente instrumentalizado” e acrescenta “frequentemente a resvalar para a demagogia populista”, ficámos esclarecidos! O Ti Domingos tratou o assunto como um elefante numa loja de porcelanas e vêm agora vitimar-se por (imaginem) ele mesmo ter criado um caso devido a uma birra de cachopos.

Não se esconde que houve aproveitamento político por parte da direita, com uma agenda que passa pela descredibilização da instituição tendo em vista a entrega via privatização, a interesses obscuros. Mas o que é verdadeiramente incrível é que o Ti Domingos & Cia, se deixaram embarcar, o que culminou com a saída pela porta pequena. É esta gente que é competente para gerir um banco?

Vêm agora, num acto imbecil, entregar ao TC a declaração de rendimentos, após a demissão, para tentarem provar que a génese do problema não terá sido “esconder os rendimentos”. Mas teremos então que questionar se não foi isso, afinal foi o quê? E para que serviu esta birra que se prolongou por mais de 1 mês? E para que servem 37 páginas de argumentos jurídicos sobre a justificação para não entrega de um documento? Estas atitudes apenas demonstram o calibre dos nossos banqueiros, em quem não podemos realmente confiar.

Mas esta demissão leva-nos a outro patamar: o anão comentadeiro da SIC, que de tão bem informado que estava, “porque o António Domingos não se demite e vai entregar a declaração de rendimentos”, segundo fonte seguríssima, levou-o a gaguejar perante os factos. Agora vocês entendem porque todos os domingos mudo de canal na hora da faladura do gajo.

LIBELINHAS

Mais um Alemão veio a terreiro dizer que afinal Portugal “está falido”. E que defende tão insigne pessoa? Nada de novo e cito: “ Thomas Mayer afirma que, para melhorar a competitividade que permitira acelerar o ritmo de crescimento da economia portuguesa, Portugal teria de dar continuidade às reformas estruturais iniciadas pelo Governo liderado por Pedro Passos Coelho. “Mais horas de trabalho, mercados de trabalho mais flexíveis, talvez uma taxa de desemprego mais alta temporariamente. Coisas que o Executivo anterior fez, mas não tiveram continuação. Resta então uma única alternativa, sair do euro”, argumenta o economista, de acordo com a RR.”

Ora cá está a receita de um ex-economista-chefe do Deutsche Bank, sim, o tal banco que está falido! Falido, graças aos bons serviços de ex-economistas-chefe, portanto está bem de ver que devemos seguir tão sábios conselhos … e isto porque a nossa divida é de 130% do PIB.

Mas olhemos um pouco para trás e descobrimos que afinal a nossa divida está no nível que está porque: andámos a recuperar os bancos Alemães devido às masturbações financeiras que foram fazendo em conjunto com os nossos ilustres competentes da laia do Ti Domingos & cia, de onde não escapa o Deutsche Bank do ilustre ex-economista-chefe. E agora pobres e mal agradecidos dizem que o problema é nosso. Sim realmente é porque houve quem votasse num tipo chamado Passos Coelho.

LIXOS

Agora seremos o vazadouro da Europa. Itália envia 2 mil toneladas de lixo para cá e perguntaram vocês: a que se deve tamanha benfeitoria para receber a merda Italiana? Simples, este lixo foi importado por uma empresa a CITRI – Centro Integrado de Tratamento de Resíduos, que assim irá tratar, segundo parece de forma eficaz os resíduos Italianos. Só que a CITRI trouxe lixo com níveis inaceitáveis de “carbono orgânico dissolvido”, ou seja com forte capacidade de contaminação de aquíferos e o mais interessante de tudo pertence a Pedro Afonso Paulo ex-secretário do Ambiente do Pedrocas Coelho. Ficámos estarrecidos com tamanha boa vontade em ajudar a merda Italiana.

MAIS CV

Nem queria acreditar que mais 2 membros do governo se demitiram por causa de licenciaturas. Não entendo o que esta gentalha pensa. Isto é de um provincianismo bacoco a toda a prova.

REIS E EL COMANDANTE

… E a polémica rebentou. O BE não se levantou, nem aplaudiu o Rei Filipe VI de Espanha, talvez por se lembrarem que estava próximo o 1º de Dezembro e com isso foram zurzidos á direita. A direita absteve-se alguns votaram contra num voto de pesar a El Comandante e a esquerda zurziu-os. Não sabia que a branquinha para snifar estava tão barata por aqueles lados.

Por esta semana fico por aqui… até lá se for possível.

José Janeiro

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome