Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

MARCIANOS

28-10-2016 - José Janeiro

Como o Planeta vermelho, agora está na moda e como tenho dificuldade em aceitar que alguns dos habitantes deste planeta, vivam realmente por cá, tal a forma bizarra como tratam os temas candentes com que se deparam, fico sempre estarrecido com tamanha lucidez que transbordam. E dizem-se estes tipos líderes, governantes, ou decisores!

PROVINCIANISMOS BACOCOS

Imaginem que um “governante”, mais um, intitulou-se licenciado, ora acontece que se descobriu que afinal não era. Tudo isto até já começa a ser (a)normal, mas o indígena, não se lembrava se era ou não! E imagine-se, teve que pedir á Universidade esclarecimentos sobre a sua “licenciatura”. Mais um que precisa de “memofante” pelos cornos, para não tratar os outros como imbecis. O rapazola, não se lembrava se tinha estudado ou não e se tinha ou não tinha concluído um curso. Mas esta gente goza despudoradamente com a minha cara?

Fique claro: não acho que uma licenciatura seja sinonimo de competência, mas mentir e “não se lembrar” se estudou, o caso já muda de figura porque diz muito sobre a estupidez e chico espertismo do garotelho.

Não sei se já repararam mas os tipos quando vão para a política têm cá uns esquecimentos!

JUSTICEIROS

“Metes nojo” e “demissão”, foram palavras gritadas por dezenas de pessoas nas galerias da AR, ao Passos Coelho, mas apenas uma foi identificada e corre o risco de cumprir 3 anos de prisão. Além do disparate justiceiro, as outras dezenas de pessoas, tinham o dever de se apresentar no tribunal exigindo serem julgadas pelo mesmo crime, eu tê-lo-ia feito sem hesitar um segundo, em vez disso acobardaram-se e depois todos nos admiramos que ninguém queira ir para a cabeça do toiro e preferem gritar no sofá via redes sociais.

Uma foto emotiva de 3 GNR que encontraram um petiz, provocou nos justiceiros e puristas deste país os mais parvos comentários e parolices, criticando-a. Talvez aqueles homens tenham filhos e se tivessem revisto no sofrimento dos pais e avós e quando o encontraram ficaram naturalmente emocionados e aliviados e quiseram partilhar essa alegria com os demais, entendo! Mas como sempre uma percentagem de imbecis vê problemas em tudo e até se coloca a hipótese de tal acto ser ilegal.

“Corruptos, ladrões e falsificadores”, na sequência de injúrias, eu chamo-lhe antes mimos, a magistrados, deu direito a 3 anos de prisão efectiva, a Maria de Lurdes. Convirá contar a história de forma sintética: A jovem, ficou em 4º lugar numa bolsa de estudo de longa duração no Ministério da Cultura, mas um dos candidatos desistiu por ter ganho bolsa idêntica na Gulbenkian, ora logicamente, ela seria “repescada”, mas assim não aconteceu e foi reclassificada em 7º lugar. Pediu explicações que lhe foram sendo recusadas e depois de andas em bolandas, viu-se a braços com uma decisão judicial que sugeria um acompanhamento psiquiátrico, que ela recusou. Perdeu tudo, por ter tido o descaramento de lutar pela sua verdade, direito esse constitucional. Eis ao que estamos entregues, a uma ditadura democrática. Já actos de corrupção ou abuso de confiança tendo como intervenientes políticos são sempre punidos com pena suspensa… enfim prioridades.

Um Septuagenário (merece S bem grande, tal como o H) foi condenado a pagar 4200 euros por alegadamente ter cometido um crime de difamação contra o deputado do PSD Carlos Peixoto. Ora e quem é a figurinha? Lembram-se do parvalhão que se referiu ao envelhecimento da população como “peste grisalha”? É esse mesmo. Sempre ouvi dizer que quem não se sente não é filho de boa gente e foi o que esse cidadão fez, perante tamanha barbaridade. Ora o garotelho sentiu-se ofendido e uma vez mais, apesar de inúmeras pessoas se terem revoltado, o palerma só viu o artigo daquele homem. Vou também citar Oscar Wilde como o agora condenado fez: “Os loucos por vezes curam-se, os imbecis nunca” e o mesmo Homem acrescenta: “A dimensão do nome que o titula como cidadão deve ser inversamente proporcional à inteligência – se ela existe –que o faz blaterar descarada e ostensivamente composições sonoras que irritam os tímpanos do mais recatado português”. Não conheço, nem sei o nome do agora arguido e criminoso difamador, mas fica aqui a minha vénia e mais uma vez passivamente TODOS deixámos que isto acontecesse.

E aquela decisão sobre um tipo que roubou 19,00 euros no Porto e que foi condenado a prisão, com pena suspensa convertida no entanto em 480 horas de trabalho comunitário é no mínimo interessante. Mas mais de 19 milhões roubados, enganei-me devo dizer “subtraídos”, por um só banqueiro implica o enrolamento no tempo até quiçá á prescrição. Bem feito! Quem te manda a ti ser pouco ambicioso e roubar uma ninharia?

CREMAÇÕES

A igreja proíbe deitar as cinzas dos mortos cremados em qualquer sitio que não um “campo santo”. O padre Feitor Pinto veio dizer esta perola: "A Igreja quer respeito pelos mortos. Deitar as cinzas ao ar, por exemplo, dá a sensação de que se está a rasgar a relação com a pessoa que morreu".

O Papa Chiquinho até se estava a portar tão bem e agora aprovou o que veio a Congregação da Doutrina da Fé, anteriormente chamava-se Santo Oficio, ou mais vulgarmente conhecida por Santa Inquisição, esse ilustre organismo veio botar faladura sobre o que fazer às cinzas dos mortos, porque se forem tratadas de forma diferente da doutrina parola da igreja, que inventa coisas em nome de um deus que ninguém viu, a coisa será um pecado e em vez do céu (o dos pardais) será o inferno quentinho e com as gajas boas e malucas que já morreram. Haja paciência!

Ad resurgendum cum Christo, mais ou menos ressuscita em Cristo, é o documento aprovado, que nos informa que “ Os mortos não são propriedade da família, são filhos de deus, fazem parte de deus e esperam em um campo santo a sua ressurreição”. Imagino facilmente umas cinzas a levantarem-se como um remoinho de vento no pandego juízo final e apenas num campo santo para assombrar os que não estão nesse terreno tão etéreo e santificado. Mas até entendo esta grande preocupação por este tema tão importante, é que como bem sabem a Santa Inquisição, preferia antes queima-los vivos porque era, sei lá, mais higiénico, prático ou purificador.

As minhas filhas sabem duas coisas que devem respeitar na minha morte: nada de padres, igrejas e afins e as minhas cinzas da cremação devem ser espalhadas num sítio com flores, para que quando alguém tenha o atrevimento de me cheirar, via a flor claro, fica com uma moca do catano, fica a promessa, nada de juízo final.

NINHARIAS

Os nossos ilustres (in)competentes que ganham salários milionários, que como grandes gestores que dizem ser, têm apenas uma medida sempre em mente para recuperarem o javardal de que vão tomar conta: reduzir o pessoal e entregarem á miséria uns quantos. Já repararam que transversalmente estes gestores de pacotilha apenas conseguem pensar nessa medida? Reduzir custos de estrutura? Racionalizar meios? Nããão isso é para fracos! Nos custos com pessoal é que está o problema. E é no salario deles que cortam? Nada disso eles até ganham pouco. Para tomarem estas decisões brilhantes e complexas recebem ninharias, assim como 1000,00 euros/dia por exemplo, ou dito de outra forma 125 euros/hora ou ainda de outra forma 57 vezes o comum dos mortais. Mas como esse pecúlio é minúsculo, terão um premiozito de gestão e como funciona? Simples, dois caminhos: reduz-se o pessoal, esse valor é no máximo repartido pelos 2 exercícios contabilísticos seguintes e depois é só facturar, ou aldrabam-se as contas e no final o resultado é o mesmo.

Mas se isto não funcionar, ainda temos mais uns caminhos possíveis: ou o Zé Tuga é chamado a recuperar a trampa feita, ou inventam-se umas taxitas, ou ainda pagamos um qualquer servicito mais caro da Europa. Mas esses tipos serem chamados á responsabilidade isso dá cá uma trabalheira que nem vos conto.

Mas tal como o “pintelhos” dizia sobre o seu salario como consultor da EDP, (recordam-se?) estes salários são benéficos para o país porque assim pagam mais impostos… o descaramento e o chico espertismo no seu melhor.

Aconselho contudo, a que não se revoltem porque ainda vão presos, sei lá por difamação.

REGRAS

Garanto que não são as femininas. Um dos nossos controladores da Europa veio dizer, de dedo em riste, tal e qual um proctólogo que se prepara para analisar o traseiro de alguém, que o Orçamento Português ”parece cumprir as regras”, mas para termos mesmo, mas mesmo a certeza e porque andamos a coçar os tomates nas cadeiras de Bruxelas, vamos lá pedir mais umas coisitas… só para ter a certeza. Enfim! Quando não têm que dizer inventam!

HEIL BOCHES

Os boches estiveram muito activos esta semana. O feioso rodinhas veio dizer que “Portugal até estava a ser bem-sucedido até entrar o novo governo”, já anteriormente um outro inefável e incansável Alemão, de sua graça Otmar Issing, veio meter lenha na fogueira dizendo que tínhamos “virado na direcção errada”. Os do costume vieram logo, logo curvar-se perante tamanha sabedoria: o Camelo, ups enganei-me, Camilo Lourenço e o beato Cesar das Neves, só para citar os mais acérrimos.

Andei por aqui a reflectir sobre tão importantes e serias declarações e conclui: por um lado temos as sanções que eles defendem tão anafadamente (leram bem, o adjectivo está correcto e quer dizer balofo tal o que queriam “comer”), sobre um governo que ficámos a saber que nunca existiu entre 2013 e 2015, o tal do bom caminho e bom aluno. E por outro lado, chego á conclusão que os tipos têm que arranjar maneira de ter dinheiro para o DBank via mercados, seja lá que porra isso seja, com a divida dos morenos do sul da Europa. Eu bem disse que vamos ser nós a pagar o DBank e não me estou a enganar.

Mas houve outro episódio de desespero daquela gente e da sua política desastrosa, a senhora D. Merkel, brindou o mundo com mais um raciocínio brilhante, o alvo desta vez, foram as redes sociais e o Google que segundo ela “distorcem a realidade” e por isso devem ser revelados os algoritmos que estão “por detrás” desses Satânicos, para quem não saiba, é a formulação que “decide” o que apresentar na sequência da vossa busca.

O desespero tolda o raciocínio bacoco desta gente.

REZAS

“Não fui visitá-lo, mas rezei por José Sócrates”, Freitas do Amaral in Publico. Tive que ler duas vezes e limpar os óculos com aquele líquido especial para lentes, para ler a entrevista, estou sem palavras perante tanta parvoíce por centímetro quadrado.

OGE

Estava a evitar falar sobre o Orçamento, porque muitos já tanto disseram, mas não resisto. Ficámos a saber que o PSD e o CDS, estão com problemas em analisar o documento porque faltam uns mapas quaisquer. Os tipos ainda usam mapas? Nunca ouviram falar do GPS? Pois uma montanha pariu um rato, criando-se um caso para não demonstrar a sua evidente incompetência.

Também me atiro ao Orçamento, mas por outras razões, sendo a mais evidente a falta de coragem de por ordem neste país e a falta de imaginação para acabar com PPP’s, Fundações, Observatórios, Rendas e afins. A falta de coragem para acabar com o regabofe de 8 mil milhões de euros em juros da divida. A falta de coragem para reduzir despesas dos Estado-dependentes os tais que não podem andar de Clio, como o outro dizia e tantas mas tantas medidas sérias, mas que esbarram na falta de imaginação (ironia) dos nossos ilustres incompetentes. Disto não falam eles.

2 VEZES

Comunico que nasceu a pessoa mais honesta que a múmia Cavaco Silva, chama-se Lynlee Hope e nasceu 2 vezes. Como bem se lembram, para serem mais honestos que o dito teriam que nascer 2 vezes… FINALMENTE ACONTECEU! Que alivio.

Até para a semana.
José Janeiro

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome