Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

PANTOMINEIROS

07-10-2016 - José Janeiro

Nunca uma semana foi tão interessante em pantominices como esta. Em alguns casos tive dificuldade em acreditar nos meus olhos e sobretudo nos meus ouvidos (lembro que sou um feliz contemplado com 2 aparelhos auditivos), tal a lata com que esta gente dizia e fazia as suas tolices.

Não sei bem porquê (mentira, até sei mas não digo porque teria que ser muuuuito mal educado e há criancinhas acordadas à hora em que o jornal se publica), mas dizia, não sei porquê mas as pantominices vinham todas de um único sector da sociedade: OS IDIOTAS! E tantos que são! Ao ponto de termos o supremo dever de propor ao governo que se taxasse a idiotice para resolver o problema do deficit.

Vamos abrir as hostilidades…

IMI DO SARCÓFAGO

O super honesto Cavaco Silva (cognome real, A MUMIA), paga cerca de 50% de IMI pelo seu Sarcófago de férias Algarvio, tudo isto porque declarou cerca de 50% do valor do dito. Este senhor, foi o tal que disse um dia: “para serem mais honestos que eu, têm que nascer 2 vezes”. Até compreendo, este é o tal que descobriu que as reformazitas não lhe dão para as despesas, vai daí decidiu ALDRABAR o fisco durante 15 anos ocultando o valor real da coisa para que conseguisse poupar uns trocos, sei lá, para tiras de pano, para mais tarde mumificando-se emigrar para o Egipto. Caros reformados deste país já sabem o que fazer para que a vossa reformazita chegue ao fim do mês: aldrabam o fisco via IMI e a coisa resolve-se. Sigam o exemplo.

INCONSTITUCIONALIDADES

Um atento constitucionalista de sua graça Gomes Canotilho, tirou um tempito para analisar a inconstitucionalidade da lei sobre distribuição gratuita dos manuais escolares. Diz entre outras coisas o prestigiado pantomineiro: “que esta lei acentua a desigualdade social dos alunos” e ainda “ que a liberdade editorial é um dos «preceitos constitucionais» e que cabe aos «editores e aos leitores, e não aos poderes públicos» tomar as «decisões fundamentais sobre o quê, o quando e o como da atividade editorial» “ (in semanário sol). Ora está tudo dito! O insigne senhor defende que apenas quem tem posses deve estudar e que o mais importante são os editores e os livreiros, em detrimento das famílias. Esclarecido! Fui novamente ler a constituição e nada vi sobre o que o ilustre diz, apenas vi que a RESPONSABILIDADE da Educação cabe ao Estado, artº 70º e seguintes da CRP, ou seja, por mais analises que queiram fazer para patego ver, o Português lá escrito é claríssimo.

Não vi este senhor tirar um tempito da sua reforma (está jubilado), para analisar por exemplo coisas tão interessantes como: Constitucionalidade das subvenções vitalícias; Constitucionalidade dos ataques troikanos à saúde, educação e bem-estar social dos Portugueses; Constitucionalidade da desigualdade social que cresceu nos tempos do anterior governo, entre outras coisas “insignificantes”. Realmente este indígena fazia melhor figura se fosse analisar estes princípios, que apesar de inscritos na constituição em Português muito, mas mesmo muito claro e sem necessidade de anotações e análises de pacotilha, são permanentemente violados sem que ninguém levante um dedo apontando a sua real INCONSTITUCIONALIDADE e providenciando a sua correcção.

CIP(ALHADAS)

Uma entrevista ao Diário Economico deixou-me de boca aberta, corri o risco de algo indesejado entrar tal o escancaramento que a coisa me provocou. Disse o presidente da CIP: “que os políticos ganham mal ou muito mal”, a já gasta teoria que esta é a razão de termos maus políticos, mas vejam bem que nem por isso deixa de haver filas para o emprego politico. Mas não ficou por aqui o brilhantismo do raciocínio: “ mais vale ter trabalho precário que desemprego”, estamos esclarecidos quanto ao raciocínio sobre emprego e salários. O célebre ditado popular: “pimenta no cu dos outros é refresco”, aplica-se aqui na sua plenitude. Mas se pensaram que o tipo fica por aqui, desenganem-se: “ António Saraiva garante que a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) vai combater as medidas propostas para a legislação do trabalho com tudo o que estiver ao seu alcance e coloca mesmo a hipótese de que um dia haja uma manifestação de empresários, porque considera tratar-se "questões que são da sobrevivência das próprias empresas".” (in Renascença). Incrível! Mas o homenzinho tem andado muito atarefado a pensar como ser um bom idiota e vai daí na mesma entrevista lançou outra ideia fantástica: "Um dos quatro pontos que a CIP aponta como uma obrigatoriedade a ver contemplada no próximo Orçamento do Estado é a criação de um veículo que reestruture a dívida das empresas ou transforme parte dela em capital e, simultaneamente, ao fazer-se esta operação sob o ponto de vista da reestruturação da dívida das empresas, também se alivie o mal parado da banca", defendeu o patrão dos patrões. Em resumo, ele quer um veículo (palavra engraçada) para que os desaires das empresas e da banca, os tais incobráveis, sejam colocados num saco sem fundo aonde o Estado vá mais tarde pagar a desgraça, já não bastava salvar a banca, como agora querem tratamento igual para as empresas. Mas ainda lançou mais uma ideia extraordinária: as 35 horas no sector privado, diz ele que “seriam um disparate”. Ora não sei aonde este idiota estudou porque por certo não estudou Economia Empresarial em que, por exemplo, ali se aprendeu o que dizia Henry Ford (no inicio do seculo passado, vejam há quanto tempo) quando questionado sobre o seu sucesso, disse ele que se devia á motivação dos seus trabalhadores, ou então o recente exemplo Sueco que reduziu a jornada de trabalho para 6 horas e aumentou a produtividade. O problema base é que idiotas destes confundem PRODUTIVIDADE COM PRODUÇÃO e enquanto assim pensarem nada funcionará. Mas quando pensávamos que ia ficar por aqui ainda conseguiu melhor: a já gasta teoria em que o “crescimento se deve basear em Exportações”, sim até concordaria, se tivéssemos um tecido empresarial com capacidade para tal, mas não temos, porque aqueles que agora querem veículos gastaram os apoios comunitários em outros veículos umas coisas vermelhas de marca Ferrari e umas Maisons em vez de o fazerem nas suas empresas. Nem dá para acreditar.

Vamos então por partes:

Quanto ao emprego e salários – Este senhor não entende que apenas trabalhadores motivados podem PRODUZIR mais em menos tempo a tal PRODUTIVIDADE. Como se sentiria este senhor se pela manhã ao preparar-se para mais um dia de trabalho, se olhasse no espelho e soubesse que teria varias horas pela frente para trabalhar a troco de pouco mais de 500€ por mês? Que motivação teria? Mas no estrangeiro os emigrantes Portugueses são altamente produtivos, porque será? Este idiota já terá reflectido sobre isso?

Quanto a uma manifestação de empresários - Confesso que pagava para ver. Seria hilariante.

Quanto aos veículos (que não são Ferraris) – Acho que ninguém aprendeu nada nos últimos tempos. Então o senhor quer apenas varrer para debaixo de um tapete o lixo financeiro que produziram? Mas estes idiotas acham que tomando estas medidas ninguém vai pagar o lixo? Mas estes tipos não sabem que quem tem que responder perante as empresas são os seus sócios/acionistas? E depois diz uma coisa engraçada: “ … ou transforme parte dela em capital…”, mas quem impede? Para isso não necessita legislação alguma.

Quanto às 35 horas – Sabemos o que fez a Suécia e com sucesso, reduziu a jornada de trabalho para 6 horas diárias… porque imagine-se, as pessoas são seres humanos e têm que ter mais tempo para si. Que coisa mais parva, têm que ter mais tempo para si, estes Suecos inventam cada uma (ironia). E não é que aumentaram a PRODUTIVIDADE? Já Henry Ford o tinha feito quando melhorou as condições de trabalho. Ai Ai estes Suecos e aquele Ford têm cada ideia mais estrambólica.

Quanto á teoria da Exportações para salvar isto tudo – Já abordei por diversas vezes o tema, inclusive na semana passada. Volto a explicar: 65% do PIB é CONSUMO, quando o consumo cai, mesmo com exportações em alta, o PIB cai, apenas porque as Exportações teriam que subir muito, mas mesmo muito para compensar uma quebra no consumo, estimo que + de 3,5 vezes o consumo. Além disso temos 99% de empresas micro, pequenas ou medias e sem qualquer capacidade exportadora. Mas se ele quer que seja a assim, o que os impede de Exportar? Não é ele o patrão dos patrões? Não é só dizer, é fazer! Porque acho eu, que quem exporta SÃO AS EMPRESAS, as tais que ele “governa” via CIP.

BOBO DA CORTE

Mais uma vez o grande palhaço-mor do reino de Portugal e dos Algarves, de seu nome, sua alteza real Passos Coelho, veio dizer umas coisas engraçadas para papalvo ouvir: “querem construir uma sociedade mais pobre e injusta” (referindo-se à geringonça) e acrescenta que isso será conseguido por via do imposto sobre o património (ainda isso) dizendo que se quer que “todos tenham pouquinho”. Sempre defendi a igualdade social, se ter uma sociedade mais igual é mau para o imbecil, não sei o que será bom. Este individuo está cada vez mais com um raciocínio digno de um microcéfalo. Já não aguento mais, não sei em que mundo este tipo vive.

SIGILIO BANCARIO

O PR andava-se a portar tão bem, que até tivemos esperança que pusesse um pouco de ordem no galinheiro e eis senão quando, veta o levantamento do sigilo bancário para depósitos acima de 50 mil euros com um argumento recorrente: solidez bancaria.

Segundo os dados da prodata 89% da populaça ganha até 27000 euros por ano, ora se alguém consegue com este valor “poupar” 50 mil algo está errado cá pelo burgo e o sigilo DEVE ser levantado.

Obvio que acompanhada com a justificação bancaria, veio o já gasto argumento do ataque à classe media. Mas que raio é a classe media em que todos se enquadram e com quem tantos se preocupam?

Andei para aqui a pensar que tipos de classe media poderíamos ter e só posso acreditar que seja algo assim: A classe media baixisssssima, a classe media baixinha, a classe media só baixa, a classe media baixa +, a classe media baixa ++, a classe media baixa +++, a classe media media, a classe media media +, a classe media media++, a classe media media+++, a classe media alta ---, a classe media alta --, a classe media alta -, a classe media alta, a classe media alta+ a classe media alta ++, a classe media alta +++, ora cá está a classe media aonde TODOS se conseguem enquadrar. Haja paciência para tanto disparate junto. Enfim, será só pobreza ou é mesmo classe média? Fica a dúvida.

Entretanto, os pantomineiros do costume de sua graça PSD e de cognome: Marques Mendes, ex-presidente do PSD, na altura e com um vice microcéfalo Passos Coelho, juntando-se em triunvirato o tira macacos do nariz e de voz esganiçada Paulo Rangel, defendiam em Novembro de 2005 o levantamento TOTAL do sigilo bancário e até fizeram uma proposta de lei 316X em que no artigo 63º B diz o seguinte no nr 1 “ A administração tributaria tem o poder de aceder a todas as informações ou documentos bancários sem dependência do consentimento de titular…” UPS! FORAM APANHADOS!

Afinal nessa altura não se preocupavam com a classe média, seja ela qual for.

Houve ainda quem se “divertisse” a analisar a fuga ao fisco e vejam bem entre 2006 e 2015 representou metade da riqueza nacional qualquer coisa como 95 mil milhões de euros, coisa pouca e ficámos a saber que é tudo um problema de classe media os tais 89% que ganham até 27000 euros por ano, ou seja na cabeça destes idiotas a classe média é que foge ao fisco de forma assombrosa.

KARMA

O karma é uma coisa “lixada” com um “F” bem grande. Então o banco do rodinhas “bando de lobos” Schaule, a tal joia da coroa Deutsche Bank, que em Junho não o preocupava mas, sim o eventual 2º resgate a Portugal, afinal está F A L I D O! Não! A serio? Mas não aprenderam nada, porque ainda esta semana um comissario alemão de seu nome Günther Oettinger dizia que a possibilidade de um resgate a Portugal é superior a zero e isso foi precedido de uma frase que tem tanto de mágica, como pateta: “queria-vos dizer agora não publicamente”, não se apercebendo que estava em directo via TV na AR. APANHADO! Mais tarde veio corrigir o que disse. Estamos esclarecidos quanto á seriedade da coisa. Cá para mim os Boches ainda querem que sejamos nós a pagar a desgraça do DBank porque até já estamos habituados a resgatar bancos e não estranharíamos, é tudo uma questão de experiencia, portanto.

Ora se o estoiro acontecer, como tudo indica, a Alemanha ficará igual a Portugal, é irónico não é? O tal monstro que foi duro para com os países incumpridores, poderá ficar igual ou pior que eles. Os mais religiosos dirão: “cá se fazem cá se pagam”, para mim é uma questão de Karma.

POÇOS SEM FUND(AÇÕES)

A CGD apoiou uma Fundação inexistente e em 2014 o então governo super, ultra rigoroso e muito bom aluno, apoiou ilegalmente com 145 milhões de euros, umas quantas Fundações que afinal não cumpriam a lei. UAU! Coisa engraçada!

E depois ouvimos dizer que não sabem aonde podem cortar mais e até se digladiam no Parlamento desafiando-se mutuamente para que digam aonde devem cortar custos. O FMI veio a semana passada com a ideia peregrina de corte nos salários e outros cortes houve em coisas tão “desnecessárias” como saúde ou educação, porque o importante é manter as Fundações, Observatórios e outras merdas dos amigalhaços. Qualquer pessoa minimamente informada SABE aonde cortar, mas os políticos têm uma dificuldade enoooorme em saber.

TAXA AUDIOVISUAL

O pantomineiro Presidente da RTP, alega que a taxita que pagamos com a Eletricidade é insuficiente para o financiamento da RTP e imaginem que estamos ao nível da Bulgária e da Albânia (vejam bem que humilhante) para justificar a parvoíce. Reduzir custos? Isso é para os fracos, aumentar a taxa é que é bom. Já repararam que estes gestores da treta gerem as empresas de forma que até um a criança de 6 anos o consegue fazer: diria o CFO (sigla muito engraçada para dizer Director Financeiro porque com um estrangeirismo é mais chique) á criancinha “menino, estamos sem dinheiro, pilim, guito” e a criancinha responde-lhe: “aumenta-se a taxita do áudio visual porque não nos podemos comparar com países tão rascas como a Bulgária e a Albânia”. E pronto uma criancinha geria igual o pandemónio.

Mas porque raio estes tipos não se comparam com a Suíça, com a Noruega, ou outro país de jeito ao nível de tudo, até podiam então disparatar com as taxinhas, porque os salários seriam também outros. Já o outro dizia que não eramos a Grécia, este diz que só a Bulgária e a Albânia têm taxinhas humilhantemente mais baixas que as nossas. Haja pachorra para tanto idiota.

MAAT(A)

Temos 2 milhões de podres, temos a energia mais cara da Europa, e temos um dos museus mais ricos do mundo… porque Portugal precisava! Estou a falar do novo museu da EDP o MAAT.

Não me considero um “velho do restelo”, qual descrição poética de Camões, mas isto demonstra as prioridades destes tipos e a sua insensibilidade social. Sim o MAAT, MATA, porque no inverno haverá velhinhos e muitas famílias que para pouparem na eletricidade vão passar frio e porque a prioridade é um investimento inútil numa época como a nossa É INSULTUOSO! Bem perto sua excelência a MUMIA de Boliqueime criou na década de 80 um mamarracho chamado CCB, quando em Portugal se passava fome, mas isso pouco importa porque o importante é o EGO bacoco desta gente que quer ficar na historia.

UMA BOA MEDIDA – ALGO POSITIVO NO MEIO DA BAGUNÇA

A justiça Brasileira autoriza o casamento de um homem com duas mulheres. Ora cá está uma medida salutar e acima de tudo NATURAL. Sim natural, porque é tudo uma questão de sobrevivência da espécie, sempre houve e sempre haverá mais mulheres que homens, diziam para aí que será qualquer coisa como 7,5 para 1, mas apesar de haver aí um sacana que se afiambra com 14, à minha conta, a coisa resolvia-se com pelo menos 2 por homem. Vejamos as vantagens: um acto humanitário porque, haverá algumas coitadas que andam para aí aos caídos; depois ouvimos dizer que os melhores estão ocupados (como é o meu caso, entenda-se) e assim a coisa remediava-se; ora e quando uma delas ficava inoperacional momentaneamente, a probabilidade de a outra estar bem seria elevada; para já não falar quando elas têm aqueles dias bipolares que assim sempre se aturavam uma à outra. Daqui lanço um apelo: Senhores políticos, sei bem que não fazem nada de jeito, mas têm agora a possibilidade de remissão dos vossos pecados e ganharem as próximas eleições, façam tudo para aprovar uma coisita qualquer, não importa o nome que lhe chamem, desde que permita este acto tão natural e salutar para o país, ou terei que fazer uma petição para vos forçar a tomar medidas?

Até para a semana.

José Janeiro

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome