Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Os Sete pecados – A Avareza

27-09-2013 - Francisco Pereira

“Demasiada ambição e apego ao dinheiro, desejo insaciável de adquirir bens materiais e enriquecer e desconfiança de outras pessoas.”

Foi a ganância que nos levou a esta triste pobreza franciscana, foi a avareza dos bancos e dos banqueiros que nos levou a esta miserável situação, foi o esbanjar dos dinheiros públicos por governantes incapazes e ineptos que nos fez chegar aqui a esta verdadeira hecatombe. Os partidos políticos e os seus actores, são todos culpados, uns por inépcia, outros por omissão, ninguém sai desta trapalhada imaculado e incólume.

A ganância de uns poucos, ocupou as páginas dos jornais e das revistas, a concupiscência de uns poucos, encheu os monitores das televisões e as ondas hertzianas durante as décadas anteriores, bancos, banqueiros e bancários, encheram-nos de promessas, de dinheiro fácil, de créditos, o dinheiro a rodos, provinhas das negociatas, das trafulhices da alta finança, a especulação e promoção imobiliária do compadrio dos patos bravos e dos autarcas.

Ao povinho que ainda recordava a ditadura e os esbirros da DGS, prometiam um maná infindável, não esquecemos os discursos melífluos, das mesmas aves agoirentas que hoje clamam por cortes e recortes, era o oásis, a paixão e o arrancar para a Europa, duas décadas quase três passadas e estamos exactamente de onde partimos, mas pior, porque a ganância nos fez ainda mais pedintes, mais miseráveis e mais pobres!

Olhamos para trás e os ogres do despesismo, estão lá atrás mas também estão aqui, ou antes ainda por cá continuam, ocupando cargos, esbanjando ao erário, esburgando o contribuinte, desbaratando à tripa forra, cá continuam, nos seus altos magistérios, mesmo se reformados, continuam embolsar as alcavalas que eles mesmo sancionaram, falamos claro está das malfadas personagens de opereta dos partidos hegemónicos, foi a ganância, a inépcia e o laxismo dessas gentes que nos trouxe aqui.

Repetem a mentira, vivemos acima das nossas possibilidades! Como se isso fosse verdade, e é fácil de desmontar, se cada português comprasse uma televisão de 500 Euros, seriam 10 milhões de televisões e gastariam quinhentos milhões de Euros, mas pagariam IVA, as lojas pagariam IRC, e seria uma ninharia quando comparado com a mais pequena das trafulhices do BPN, que como sabemos não só roubaram o dinheiro como das negociatas em que lucraram fortunas, não declaram nada ao fisco!

Em suma, a ganância de uns poucos vai continuar a consumir estes país até que exaurido o povo, morto de fome, de miséria e de doença, nos apaguemos enquanto nação velha de quase mil anos, faltará pouco para isso suceder, entretanto vamos no bom caminho.

Francisco Pereira

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome