Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

O FIM DO MUNDO EM CUECAS

16-09-2016 - José Janeiro

Todas as semanas se anuncia o fim do mundo em doses massivas de catástrofes politicas para este país de brandos costumes, isto vai sendo intercalado com doses de orgulho nacional, ou não.

CIMEIRAS

O direito a cimeiras na UE é apenas dos países fundadores, parece que a velha máxima: “todos iguais, mas uns mais iguais que outros”, é uma realidade nesta Europa em degradação total.

“Quando líderes de partidos socialistas se encontram não sai nada de muito inteligente”, adivinhem quem foi o iluminado que proferiu estas sábias palavras? se disseram “rodinhas” (i.e. Wolfgang – livremente traduzido seria o gang dos Lobos - Schauble) acertaram! Mas podia ter sido o Passos Coelho, porque também este se apresou a criticar a Cimeira dos países do sul da Europa, disse ele: "Acho que, quando se multiplicam estas cimeiras e reuniões fica sempre uma ideia de maior desunião, de pulverização, de segmentação e, portanto, de divisão." Ficámos esclarecidos. Este mesmo individuo nada disse quando a sua líder Merkle, decidiu reunir os países fundadores da Europa numa cimeira após o Brexit, aqui já não se trata de desunião e mais uns sinónimos (que estranha mania do homem falar com sinónimos) é apenas um acto normal de gestão Europeia. Isto é preocupante, muito preocupante, porque enquanto esta oposição do “bota abaixo cego” existir e nada trouxer de construtivo denotando azia permanente haverá sempre gente pobre de espirito que acreditará em milagres, crendices e bruxarias.

A NOVA VINDA DO ANJO S. GABRIEL

Para aqueles menos familiarizados com estas coisas, esta figurinha, foi a tal que anunciou a gravidez de Maria, a virgem, e que inspirou Maomé, o Alcoranista, no deserto… veio agora novamente á terra, desta vez a Oliveira do Bairro, anunciar uma candidatura á Camara de Lisboa. E que acto poético aconteceu: "Tenho o vento de Lisboa colado à minha pele e a água do Tejo colada à minha alma", disse a beata e futura santa da Igreja. Pensei que a dita senhora se sentia Angolana, mas não! Isso foi sol de pouca dura, apenas serviu para fazer o jeitinho ao Portas em Angola. Afinal ficámos a saber, que a senhora D. Assunção Cristas, é Lisboeta. Foi ali que cresceu, se educou, se apaixonou, que teve filhos e foi acima de tudo ali, que o vento lhe abanou as ideias desprendendo-as e a corrente do Tejo as levou, bem como o juízo, para parte incerta.

ORGULHOS, OU TALVEZ NÃO!

Não vou falar de futebol, não! Estou a referir-me aos políticos que almejam, ou alcançaram desígnios maiores no planeta. Falo naturalmente de dois seres que considero cobardes: Durão Barroso e António Guterres. Sim é verdade, não gosto dos dois, porque tenho memoria. Ouço e leio coisas tão engraçadas como: è um orgulho para Portugal ter “esta gente” (esta gente, é de minha autoria), nos locais cimeiros porque é bom para Portugal”, mais ou menos isto. Bom para Portugal? Em quê? Não vi nada! Ah, Vi sim! Foi, ou será bom para a conta bancaria dos intervenientes.

Estas duas figuras têm uma coisa em comum: ambos abandonaram os cargos de Primeiro-ministro para que foram eleitos, ambos se demitiram cobarde e vergonhosamente tendo o primeiro sucedido ao segundo, havendo pelo meio o discurso do “pais de tanga”. Portanto, não tenho orgulho desta gente, nem considero que sejam um orgulho para Portugal. Não lhes reconheço nenhuma virtude, nem competência, habilidades, isso sim muitas: um mais disparatado e sem ética, o Durão Barroso, o outro, mais falinhas mansas e com tom litúrgico, o António Guterres. Estas são as únicas “virtudes” que lhes reconheço.

PASSADEIRAS VERMELHAS

Ainda um tipo pouco Durão mas muito Barrento. Este individuo passará a ser recebido na UE, não como estadista, mas como lobista, disse Juncker:   “Ao assumir o emprego, o Sr. Barroso será recebido na Comissão não como um antigo presidente mas como um representante (dos interesses do banco) e será submetido às mesmas regras de outros representantes”. Soa a humilhação, mas a realidade é uma só: foi o próprio que assim se colocou a jeito. Falta saber se isto é apenas para papalvo ver, ou se é para cumprir à risca. Sim, porque bem sabemos que o dito senhor tem umas ligações intimistas na UE criadas ao longo do tempo que por ali esteve… a chamada “porta do cavalo”. A ver vamos, ou talvez não, porque esta gente aprendeu bem a arte da dissimulação nas universidades e escolinhas de Verão, se bem que o Durão foi mais na clandestinidade do MRPP, já me esquecia. O PSD na sua virtude, Montenegrista, o tal do país está melhor o povo é que não nota, veio agora classificar a retirada da Passadeira Vermelha a um empregado da Goldman Sachs, como e cito: “ um espetáculo que não abona a favor da UE”. Será que este tipo sabe o que quer dizer a palavra: Ética? Duvido!

COMANDOS

As mortes de 2 soldados aconteceram num exercício da tropa “Mama Sume”. As tropas especiais são o ex-libris das Forças Armadas e as mais bem preparadas em tempo de conflito. Podia-se afirmar, como alguns o fizeram, com a desnecessidade destas tropas em tempo de paz, mas não concordo com essa posição. Não devemos desproteger o país nestes tempos conturbados. Sempre afirmei ao meu pai, militar de carreira, que caso fosse para a guerra, escolheria sempre uma tropa especial, porque a probabilidade de sobrevivência num conflito seria maior. Felizmente, no meu tempo de militar obrigado, não necessitei de recorrer a essa estratégia, porque já não havia guerra. Convém recordar que os militares que integram estas forças são voluntários e sabem assim, o risco e a dureza das provas a que estão sujeitos. Obvio que todos lamentamos profundamente a morte de pessoas jovens que ali se voluntariaram para se prepararem para uma qualquer eventualidade, mas daí a pedirmos o encerramento dos Comandos, tal não faz nenhum sentido, repito: São voluntários, não são obrigados a integrar aquela força, sabem os riscos e aceitam-nos. Extinguir os Comandos, como foi pedido pelo BE e PCP, tem duas leituras imediatas: ou revanchismo pelo que aconteceu em Novembro de 1975, ou se é apenas pelo risco, deveríamos extinguir também as Policias, os Bombeiros e as Forças Armadas em geral, porque todos têm risco de vida no seu treinamento e na sua missão. Não tenho paciência para a estupidez da politiquice barata.

ENTREVISTAS IMPROPRIAS

Fomos surpreendidos pelo estilo do entrevistado Juiz Carlos Alexandre. Ficámos a saber que, o Super Juiz, Saloio de Mação, Bicho-do-mato, ou outras classificações, (a minha é rato de sacristia), é um homem trabalhador, integro e com necessidades prementes de dinheiro, por não ter amigos “pródigos”. Também fiquei com a imagem de estarmos perante um homem austero e amargurado pelas agruras da vida, o que o torna perigoso e talvez vingativo apesar de ele ter dito o contrário. Tudo isto ficou patente no desastre que foi aquela entrevista. Ainda não consegui atingir o alcance e a necessidade de sair repentinamente do “buraco” aonde estava e ver-se sob as luzes da mediatização num deboche nada útil nem para a Justiça, nem para o próprio. Mas reflectindo em tudo isto e lendo as mais variadas opiniões cheguei a uma conclusão: Será que o saloio de Mação afinal não foi tão ingénuo como parece ao se expor desta forma? Vejamos, o Conselho Superior da Magistratura, vai analisar a entrevista e o próprio já veio a terreiro dizer que abdica do “caso Sócrates” se tal acontecer, ou seja: Será o Saloio afinal só se queria ver livre do processo porque já não o consegue gerir e pode vir a ser um desastre? Será que foi tudo cuidadosamente medido para potenciar esse desfecho? Fica a questão!

RESGATE? QUAL RESGATE?

O papão do resgate veio novamente para cima de um povo martirizado. Centeno deu uma entrevista á CNBC e do pouco que transpareceu ficámos a saber que tudo fará para evitar um novo resgate, sinceramente não entendo como é possível equacionar essa possibilidade para Portugal novamente. Sei que os anos da Troika foram um disparate pegado e ainda estamos a pagar a factura da estupidez da governação PSD/CDS e as suas absurdas prioridades, mas voltar a acenar com o papão a coisa é manifestamente de mau gosto, cretinice, caça aos gambozinos, ou e muito mais grave, um calendário politico feroz.

Não quero fazer como a avestruz e enterrar a cabeça na areia, sei bem o que se está a passar no país: fraco crescimento económico, investimento em queda, fraca competitividade e o mais grave de tudo, um sector bancário que não aprendeu com os erros do passado e continua na disparatada, juntando a tudo isto algo inacreditável, esse mesmo sistema bancário é dono de uma enorme parte da divida publica do país, via financiamento a custo zero no BCE e compra da divida portuguesa com elevados rendimentos, isto em detrimento do investimento na economia real. Tudo isto é uma realidade nua e crua.

O que é um facto é que Portugal tem tudo para ser um país próspero, para isso bastaria ter gente capaz, que na opinião de muitos, não a minha, existem ao ponto de se candidatarem a elevados cargos mundiais. Só que em cerca de 10 milhões de habitantes apenas alguns são suficientemente inteligentes e capazes para desempenhar os mais altos cargos deste país, numa roleta russa imparável que nos leva invariavelmente ao abismo.

Enquanto não se actuar de forma exemplar contra os que trouxeram o país até aqui, respondendo também com os seus bens pessoais, os intervenientes do regabofe continuarão a fazer o que sempre fizeram: de todos nós parvos!

ELEIÇÕES BACOCAS E COISAS MAIS

Vi esta semana duas notícias que me deixaram espantado, para não dizer atónito, surpreso e outros sinónimos, á boa maneira do “cocheiro” Passos Coelho. Falo de duas tentativas falhadas de irreverencia dos betinhos da JSD. Na primeira elegeram a Miss e Mister JSD em Santana na Madeira. Na segunda o eleito Presidente da JSD de Marco de Canavezes entrou na casa dos Segredos 6.

Não me considero “bota-de-elástico”, mas confesso que estas duas notícias acabam por demonstrar bem ao que poderemos estar entregues num futuro próximo com gente desta. Na política a máxima da mulher de César é para ser levada a serio “não basta ser, tem que se parecer”. Enfim, opções!

Mas se acham que o ridículo fica por aqui, desenganem-se. Os disparates dos jovenzitos daquele apêndice, ainda conseguiram melhor. Na Universidade de Verão uma moçoila saiu-se com esta tirada: “tinha 8 anos e já perguntava á minha mãe se podia votar no PSD”, isto para justificar o grande apego à causa e para demonstrar o quanto tinha batido com a tola no chão, ou no penico, como disse um amigo meu, quando nasceu e acrescenta algo inarrável: “ninguém na minha família é do PSD sendo mesmo do lado oposto: comunismo”, referiu também o quanto amava o PSD e que “isto”, seja lá o que isto queira dizer, nasceu com ela e eis que a mocinha teve um clique, faltando saber o que lhe terá sido dito nessa epifania. Ficámos assim curiosos em saber o que esse mensageiro da fé lhe terá dito para a menina ficar assim com aquele ar aparvalhado.

DÁ QUE PENSAR

Espanha cresce. E o desemprego baixa. Qual a fórmula magica? A resposta parece evidente o governo não existe, está em gestão! Não foram as políticas do Rajoy, não foram as decisões tomadas, não foram alterações significativas no país, foi isso sim, o ficarem quietos e impedidos de fazer disparates… dá que pensar!

Reflitam! Até para a semana.

José Janeiro

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome