Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

VII – UM MUNDO SEM PRIVACIDADE - NOTÍCIAS versus INFORMAÇÕES

06-05-2016 - Pedro Pereira

A maior parte das pessoas confunde os dois termos (notícias e informações). Porém, são distintos entre si. Dado que os indivíduos nas sociedades globalizadas são diariamente bombardeadas com notícias e informações, pensamos que para melhor orientação de todos e de cada um é do interesse geral esclarecer esta questão.

Assim, a notícia enquanto conceito, refere-se a qualquer género de informação que reporta um novo e recente acontecimento ou que divulga novos dados relativamente a uma situação já existente. A origem da palavra notícia provém do latim, notitia, que significa, notoriedade; conhecimento de alguém; noção de.

O uso deste termo é também frequentemente usado quando se refere ao «paradeiro» de alguém, quando se pretende saber da situação de determinada pessoa. Por exemplo: - Têm notícias de fulano de tal?.

Em termos jornalísticos, uma notícia é caracterizada por ser um texto informativo de interesse público, político, de carácter económico, social, cultural, etc., referindo um acontecimento recente ocorrido no país ou em qualquer parte do mundo.

As notícias são normalmente passadas para o público através de órgãos de comunicação social como a televisão, rádio, jornais, revistas e outros.

A narrativa descrita numa notícia de género jornalístico, deve ser concebida de modo exato, objetivo e imparcial, onde se evidencie a veracidade dos factos, a clareza da linguagem e a objetividade do seu conteúdo.

Quanto da conceção de uma notícia as principais perguntas que devem obter resposta de molde a estruturá-la são: «o quê?», «quem?», «quando?», «onde?», «como?», «por quê?», «como?».

A estrutura de um texto jornalístico é chamada de «pirâmide invertida», uma vez que a informação mais relevante da notícia deve surgir logo no primeiro parágrafo, sendo que nos parágrafos seguintes constam outras informações por ordem decrescente de importância.

As origens das agências de notícias enquadram-se num determinado tempo e contexto histórico, ou seja, no século XIX, no auge dos estados/nação da Europa, do desenvolvimento dos domínios coloniais, da expansão do capitalismo acompanhado por um crescente consumo da imprensa e da inclusão de novas tecnologias de comunicação. Sintomaticamente as primeiras agências noticiosas nasceram em países que detinham a posse de territórios coloniais.

Relativamente à definição de informação, qualquer dicionário refere este termo como, «acto ou efeito de informar; transmissão de notícias; comunicação». Deriva do latim «informatio, onis – delinear, conceber ideia», ou seja, dar forma ou moldar a mente.

A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenómeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é a base do conhecimento, formando os modelos do pensamento humano.

Nas sociedades atuais esta palavra/conceito surge associada ao termo conhecimento. Ou seja, discute-se se vivemos na era da informação ou na era do conhecimento?

Esta última palavra significa, «ato ou efeito de conhecer; faculdade de conhecer; consciência da própria existência, etc.».
Tem por origem o latim (com - junto, mais gnoscere - obter conhecimento, chegar a saber) que forma a palavra cognoscere, de onde deriva, conhecer, saber

Face à abordagem sintética das palavras/conceito aqui abordadas, constatamos que o conhecimento é algo que vai para além da informação. É algo que envolve uma ação, dado que o conhecimento se constrói a partir de uma informação recebida.

A aquisição de conhecimentos não deve constituir tão só a compreensão da realidade que cerca o indivíduo, retendo-os este tão só, antes, utilizando-se destes para desvendar e avançar para novos caminhos, uma vez que quanto maior for o conhecimento e compreensão do mundo, tanto mais satisfatória será a ação do sujeito que as detém.

Deste modo, as informações facilitam o processo de cognição, muito embora por si só não realizem efetivamente o conhecimento.

A informação é um recurso que outorga significado à realidade, que através de códigos e conjunto de dados dá origem aos modelos de pensamento humano.

Atente-se no entanto, que a base da informação é a comunicação e quanto mais precisa esta seja, melhor será a qualidade da mesma.

Pedro Pereira

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome