Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 24 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Será Almeirim uma cidade com condições para os cidadãos portadores de deficiência viverem?

15-04-2016 - Eduardo Milheiro

NÃO é. Passeio com candeeiros e postes eléctricos no meio, carros estacionados em cima dos passeios porque os proprietários dos mesmos não podem andar 100 metros a pé para os estacionar convenientemente, sendo que esta foto é um perfeito exemplo do civismo dos condutores que temos.

Mas o mais aberrante é a localização do poste eléctrico: perfeita para invisuais ou com baixa visão ou mesmo cadeiras de rodas.

E o que se reveste de mais alguma gravidade é esta gente não ser multada por estacionamento proibido, porque será? Será que é a GNR a culpada, culpada de não cumprir a missão que lhe é atribuída por lei? Penso que este assunto deveria ser esclarecido por quem de direito.

Esta outra foto, uma vergonha para a Câmara Municipal, pois esta não deixa dúvida nenhuma de quem é a responsabilidade. Partindo da autarquia, é uma afronta e uma falta de respeito para com os Almeirinenses portadores de deficiência. Será que não votam? Se calhar não e é esse o motivo de tanta falta de interesse na inclusão destes cidadãos.

Refiro mais dois casos dignos das mais ferozes críticas ao comportamento dos responsáveis em termos de acessibilidades: a Tesouraria da Repartição de Finanças, pois tem umas escadas que não dão hipótese a que um cidadão com mobilidade reduzida possa lá entrar, sucedendo o mesmo com a entrada desta Repartição, como aliás se pode ver nas duas fotos que se seguem.

 

Deste tipo de situações está Almeirim cheia, daria para uma artigo de 10 páginas, mas o que quero dizer com isto é que em Almeirim a inclusão só é importante quando representa mais votos, pois é o que se nota e muito pela publicidade que a Câmara envia por e-mails, folclore e companhia limitada para o meu povo. É essa a atitude relevante dos responsáveis pelo município, porque a inclusão dos que têm problemas não existe.

Porta de Entrada da Tesouria
Escadas de acesso ao balcão da tesouraria

 

Porta de Entrada da Repartição de Finanças
Estacionamento no Passeio

Atenção peões, isto não é um passeio, é um estacionamento para uma viatura e multa? E repressão sobre esta gente? Não existe porque neste local continuam a estacionar com a maior das impunidades. Sendo assim e seguindo este raciocínio, as cadeiras de rodas são para andarem na faixa de rodagem reservada aos veículos.

Tanta inovação nesta cidade, tanto dinheiro gasto - não faço ideia, mas, em quanto não fica à autarquia esta coisa do quartel ou instalações para a Protecção Civil, só o folclore à volta do acontecimento deve estar a ficar numa pipa de massa. Pessoalmente, defendo que uma unidade destas devia ficar na capital de distrito, por exemplo na ex-Escola Prática de Cavalaria que até casas tinha para o pessoal.

Será que não há dinheiro para colocar nos sinais que estão nas passadeiras, avisos sonoros e há dinheiro para este folclore todo? Não interessam os sinais sonoros porque não dão votos, é obra que não se vê, ou será falta de competência dos responsáveis por este pelouro?

Eduardo Milheiro

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome